A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migliano, Paloma Swain
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667
Resumo: A visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em ser
id PUC_SP-1_62b6021f4bbc3584460329e7d4739ca8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18667
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Costa Neto, ArturMigliano, Paloma Swain2016-07-28T20:39:16Z2016-04-29T14:50:16Z2008-11-27Migliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667A visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em serapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35988/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAntroposoficaPedagogia WaldorfGestãoCurrículoLiberdadeA liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaloma Swain Migliano.pdf.txtPaloma Swain Migliano.pdf.txtExtracted texttext/plain195491https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/3/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.txt885c103dd02c6a6b5d67c14dda48b1eeMD53THUMBNAILPaloma Swain Migliano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3078https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/1/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpg53d51dc657106afb0a7e6399737cf90bMD51ORIGINALPaloma Swain Migliano.pdfapplication/pdf613054https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/2/Paloma%20Swain%20Migliano.pdfdbf580a8c049b4fb06d984ebe4931c64MD52handle/186672023-08-03 13:28:21.3oai:repositorio.pucsp.br:handle/18667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-03T16:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
title A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
spellingShingle A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
Migliano, Paloma Swain
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Antroposofica
Pedagogia Waldorf
Gestão
Currículo
Liberdade
title_short A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
title_full A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
title_fullStr A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
title_full_unstemmed A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
title_sort A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
author Migliano, Paloma Swain
author_facet Migliano, Paloma Swain
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Neto, Artur
dc.contributor.author.fl_str_mv Migliano, Paloma Swain
contributor_str_mv Costa Neto, Artur
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Antroposofica
Pedagogia Waldorf
Gestão
Currículo
Liberdade
dc.subject.por.fl_str_mv Antroposofica
Pedagogia Waldorf
Gestão
Currículo
Liberdade
description A visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em ser
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:39:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:50:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Migliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667
identifier_str_mv Migliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/3/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/1/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/2/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 885c103dd02c6a6b5d67c14dda48b1ee
53d51dc657106afb0a7e6399737cf90b
dbf580a8c049b4fb06d984ebe4931c64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796219174715392