A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667 |
Resumo: | A visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em ser |
id |
PUC_SP-1_62b6021f4bbc3584460329e7d4739ca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18667 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa Neto, ArturMigliano, Paloma Swain2016-07-28T20:39:16Z2016-04-29T14:50:16Z2008-11-27Migliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667A visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em serapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35988/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAntroposoficaPedagogia WaldorfGestãoCurrículoLiberdadeA liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaloma Swain Migliano.pdf.txtPaloma Swain Migliano.pdf.txtExtracted texttext/plain195491https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/3/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.txt885c103dd02c6a6b5d67c14dda48b1eeMD53THUMBNAILPaloma Swain Migliano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3078https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/1/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpg53d51dc657106afb0a7e6399737cf90bMD51ORIGINALPaloma Swain Migliano.pdfapplication/pdf613054https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/2/Paloma%20Swain%20Migliano.pdfdbf580a8c049b4fb06d984ebe4931c64MD52handle/186672023-08-03 13:28:21.3oai:repositorio.pucsp.br:handle/18667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-03T16:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
title |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
spellingShingle |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf Migliano, Paloma Swain CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Antroposofica Pedagogia Waldorf Gestão Currículo Liberdade |
title_short |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
title_full |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
title_fullStr |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
title_full_unstemmed |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
title_sort |
A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf |
author |
Migliano, Paloma Swain |
author_facet |
Migliano, Paloma Swain |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa Neto, Artur |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Migliano, Paloma Swain |
contributor_str_mv |
Costa Neto, Artur |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Antroposofica Pedagogia Waldorf Gestão Currículo Liberdade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antroposofica Pedagogia Waldorf Gestão Currículo Liberdade |
description |
A visão de gestão e de currículo na pedagogia waldorf é o tema investigado nesta monografia, buscando evidenciar a importância da escola ter coerência entre a abordagem pedagógica, o currículo e a gestão, e também esta coerência em afinidade com a sociedade que pretende se formar. Para isso foi trilhado um caminho que passasse por fundamentos que formam o pilar da pedagogia Waldorf para a pratica pedagógica e para a gestão, onde são apresentados conceitos da antroposofia de homem e sociedade, e estes aplicados ao trabalho pedagógico, ou seja, ao currículo e a gestão de uma escola Waldorf. Para a percepção entre o pulso rítmico entre a teoria e a pratica, o trabalho contempla uma coleta de dados baseada em questionários para professores e funcionários de uma escola waldorf de São Paulo. O trabalho conclui com a coerência entre a pedagogia Waldorf e sua principal meta de desenvolver seres humanos livres e capazes de dar sentido de direção às suas vidas, ou seja, é uma educação que promove a liberdade em ser |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:39:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:50:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Migliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667 |
identifier_str_mv |
Migliano, Paloma Swain. A liberdade em ser: gestão e currículo na pedagogia Waldorf. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/3/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/1/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18667/2/Paloma%20Swain%20Migliano.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
885c103dd02c6a6b5d67c14dda48b1ee 53d51dc657106afb0a7e6399737cf90b dbf580a8c049b4fb06d984ebe4931c64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277993336438784 |