Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Dhara Côrte de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249
Resumo: This research aimed, on the one hand, to establish a dialogue between the concepts of knowledge from experience proposed by Jorge Larrosa and aesthetic experience proposed by John Dewey, and, on the other hand, to expose the possibilities of thinking about accessible mediations in museums from the perspective of experience, mainly considering communication beyond the verbal expression, which make up the relationships of affection and point to the need to pay attention to a longer time to think and feel. We made room for the knowledge of aesthetic experience through the presentation of a new understanding of ourselves, as homo sapiens-demens — mad and wise — and the demonstration of how we have reached an impoverishment of experience. And, based on the experiences I had in the Faça Memórias project — an art therapy project for elderly women with dementia at the museum — and also on the experience reported in an interview given by the Coordinator of Inclusive Educational Programs of the Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , we tried to demonstrate, starting these studies that could be expanded in the future, the importance of thinking about education from the perspective of experience, in view of accessibility and inclusion in museums
id PUC_SP-1_91b715469f7acfdb9f7eead142bd0d66
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32249
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mraz, Sandra de Camargo RosaLucena, Dhara Côrte de2023-05-15T18:58:51Z2023-05-15T18:58:51Z2021-12-01Lucena, Dhara Côrte de. Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249This research aimed, on the one hand, to establish a dialogue between the concepts of knowledge from experience proposed by Jorge Larrosa and aesthetic experience proposed by John Dewey, and, on the other hand, to expose the possibilities of thinking about accessible mediations in museums from the perspective of experience, mainly considering communication beyond the verbal expression, which make up the relationships of affection and point to the need to pay attention to a longer time to think and feel. We made room for the knowledge of aesthetic experience through the presentation of a new understanding of ourselves, as homo sapiens-demens — mad and wise — and the demonstration of how we have reached an impoverishment of experience. And, based on the experiences I had in the Faça Memórias project — an art therapy project for elderly women with dementia at the museum — and also on the experience reported in an interview given by the Coordinator of Inclusive Educational Programs of the Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , we tried to demonstrate, starting these studies that could be expanded in the future, the importance of thinking about education from the perspective of experience, in view of accessibility and inclusion in museumsEsta pesquisa teve por objetivo, de um lado, travar um diálogo entre os conceitos de saber da experiência proposto por Jorge Larrosa e de experiência estética proposto por John Dewey e, de outro, expor as possibilidades de pensar as mediações acessíveis em museus a partir da experiência, considerando principalmente uma comunicação para além da verbal, que conformam as relações de afeto e precisam atentar para um tempo maior entre o pensar e o sentir. Abrimos espaço para o saber da experiência estética por meio da apresentação de um novo entendimento de nós mesmos, como homo sapiens-demens — loucos e sábios —, e da demonstração de como chegamos a um empobrecimento da experiência. E, a partir das experiências vividas por mim no projeto Faça Memórias — projeto de arteterapia para idosas com demência no museu — e, contando também com a experiência relatada em entrevista pela Coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , procuramos demonstrar, dando início a esses estudos que poderão se ampliar futuramente, a importância de pensarmos a educação a partir da experiência, tendo em vista a acessibilidade e inclusão em museusporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em Arte: História, Crítica e CuradoriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEArte-educaçãoEducativo de museusExperiência estéticaSaber da experiênciaAcessibilidadeArt educationMuseum educationAesthetic experienceKnowledge from experienceAccessibilityContribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdfapplication/pdf741042https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32249/1/DHARA%20C%c3%94RTE%20DE%20LUCENA%20-%20TCC.pdfd4bf39cb3ffac7b64457fe5232c90ac9MD51TEXTDHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdf.txtDHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain180960https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32249/2/DHARA%20C%c3%94RTE%20DE%20LUCENA%20-%20TCC.pdf.txt32f55e7aa407c03f86fb7c5c1f04ae65MD52THUMBNAILDHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdf.jpgDHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32249/3/DHARA%20C%c3%94RTE%20DE%20LUCENA%20-%20TCC.pdf.jpg1d456cc1a03cfae07fab3ad9d2c04875MD53handle/322492023-05-16 08:50:39.441oai:repositorio.pucsp.br:handle/32249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-05-16T11:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
title Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
spellingShingle Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
Lucena, Dhara Côrte de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Arte-educação
Educativo de museus
Experiência estética
Saber da experiência
Acessibilidade
Art education
Museum education
Aesthetic experience
Knowledge from experience
Accessibility
title_short Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
title_full Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
title_fullStr Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
title_full_unstemmed Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
title_sort Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
author Lucena, Dhara Côrte de
author_facet Lucena, Dhara Côrte de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mraz, Sandra de Camargo Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Dhara Côrte de
contributor_str_mv Mraz, Sandra de Camargo Rosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Arte-educação
Educativo de museus
Experiência estética
Saber da experiência
Acessibilidade
Art education
Museum education
Aesthetic experience
Knowledge from experience
Accessibility
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-educação
Educativo de museus
Experiência estética
Saber da experiência
Acessibilidade
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Museum education
Aesthetic experience
Knowledge from experience
Accessibility
description This research aimed, on the one hand, to establish a dialogue between the concepts of knowledge from experience proposed by Jorge Larrosa and aesthetic experience proposed by John Dewey, and, on the other hand, to expose the possibilities of thinking about accessible mediations in museums from the perspective of experience, mainly considering communication beyond the verbal expression, which make up the relationships of affection and point to the need to pay attention to a longer time to think and feel. We made room for the knowledge of aesthetic experience through the presentation of a new understanding of ourselves, as homo sapiens-demens — mad and wise — and the demonstration of how we have reached an impoverishment of experience. And, based on the experiences I had in the Faça Memórias project — an art therapy project for elderly women with dementia at the museum — and also on the experience reported in an interview given by the Coordinator of Inclusive Educational Programs of the Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , we tried to demonstrate, starting these studies that could be expanded in the future, the importance of thinking about education from the perspective of experience, in view of accessibility and inclusion in museums
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T18:58:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15T18:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lucena, Dhara Côrte de. Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249
identifier_str_mv Lucena, Dhara Côrte de. Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32249/1/DHARA%20C%c3%94RTE%20DE%20LUCENA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32249/2/DHARA%20C%c3%94RTE%20DE%20LUCENA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32249/3/DHARA%20C%c3%94RTE%20DE%20LUCENA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4bf39cb3ffac7b64457fe5232c90ac9
32f55e7aa407c03f86fb7c5c1f04ae65
1d456cc1a03cfae07fab3ad9d2c04875
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277934105526272