Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Tatiana Gomez
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786
Resumo: Having as its main purpose to carry out a discussion about the role of the language schools in the professional life of English teachers, this research starts from the stories told by language school English teachers in their reflective portfolios in order to, through narrative inquiry, be able to visit these teachers` lives, observing the reflective process and the stories each teacher chose as the most important to portrait them in their portfolios
id PUC_SP-1_9dc42b24c5dc68d398d71883286ac93f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13786
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756995D8&dataRevisao=nullMartin, Tatiana Gomez2016-04-28T18:23:13Z2007-09-202006-04-28Martin, Tatiana Gomez. Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786Having as its main purpose to carry out a discussion about the role of the language schools in the professional life of English teachers, this research starts from the stories told by language school English teachers in their reflective portfolios in order to, through narrative inquiry, be able to visit these teachers` lives, observing the reflective process and the stories each teacher chose as the most important to portrait them in their portfoliosOs cursos de idiomas no Brasil são atualmente bastante expressivos numerosos no Brasil. Muitos professores de inglês sabem que estes cursos representam uma grande fatia do mercado de trabalho, porém nem sempre se dão conta que este local de trabalho poderia também ser um local para o exercício reflexivo e critico, além de lugar de crescimento constante. Com o intuito de realizar uma discussão sobre o lugar dos cursos de idiomas na vi¬da profissional de seus docentes, a pesquisadora propôs a confecção de portfólios reflexivos (Sá-Chaves, 2000 e Lyons, 1999) a um grupo de professores que tinham em comum o fato de terem trabalhado (ou ainda trabalharem) em cursos de idiomas que formatam bastante as atitudes do professor em seu exercício docente; sendo que a pesquisadora, por também se encaixar neste perfil, fez também parte deste grupo. Este trabalho parte das histórias contadas pelos pro¬fes¬so¬res colaboradores no desenvolvimento de seus portfólios reflexivos para que, através da pes¬quisa narrativa (Clandinin & Connelly, 1994 e Connelly & Clandinin, 2004), o leitor possa visitar a vida profisssional e até mesmo pessoal destes professores, observar seu processo reflexivo e as histórias que cada professor escolheu como as mais importantes para representá-los. Cada história relatada pelos professores recebe um tratamento especial e é a fonte principal de respostas às perguntas de pesquisa referentes à reflexão (Schön, 1983) do professor, ao lugar dos cursos de idiomas na formação contínua do docente e ao próprio portfólio reflexivoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30553/dissertacaotatiana.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPortfólioCursos de idiomasPesquisa narrativaLingua inglesa -- Estudo e ensinoProfessores de inglesEnglish teachersLanguage coursesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAHistórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomasTold and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacaotatiana.pdf.txtdissertacaotatiana.pdf.txtExtracted texttext/plain181466https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/3/dissertacaotatiana.pdf.txt86b67a703ab28b0cb515cbc580508288MD53ORIGINALdissertacaotatiana.pdfapplication/pdf1543819https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/1/dissertacaotatiana.pdfd685dbc4605ee381399eb668c8f9a962MD51THUMBNAILdissertacaotatiana.pdf.jpgdissertacaotatiana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3786https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/2/dissertacaotatiana.pdf.jpg18e2aed52470063e5824ad9a37a9d88cMD52handle/137862022-04-27 22:40:41.321oai:repositorio.pucsp.br:handle/13786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:40:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers
title Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
spellingShingle Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
Martin, Tatiana Gomez
Portfólio
Cursos de idiomas
Pesquisa narrativa
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles
English teachers
Language courses
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
title_full Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
title_fullStr Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
title_full_unstemmed Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
title_sort Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
author Martin, Tatiana Gomez
author_facet Martin, Tatiana Gomez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756995D8&dataRevisao=null
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Tatiana Gomez
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Cursos de idiomas
Pesquisa narrativa
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles
topic Portfólio
Cursos de idiomas
Pesquisa narrativa
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles
English teachers
Language courses
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv English teachers
Language courses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Having as its main purpose to carry out a discussion about the role of the language schools in the professional life of English teachers, this research starts from the stories told by language school English teachers in their reflective portfolios in order to, through narrative inquiry, be able to visit these teachers` lives, observing the reflective process and the stories each teacher chose as the most important to portrait them in their portfolios
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-28
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martin, Tatiana Gomez. Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786
identifier_str_mv Martin, Tatiana Gomez. Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/3/dissertacaotatiana.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/1/dissertacaotatiana.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/2/dissertacaotatiana.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 86b67a703ab28b0cb515cbc580508288
d685dbc4605ee381399eb668c8f9a962
18e2aed52470063e5824ad9a37a9d88c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796046527725568