Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786 |
Resumo: | Having as its main purpose to carry out a discussion about the role of the language schools in the professional life of English teachers, this research starts from the stories told by language school English teachers in their reflective portfolios in order to, through narrative inquiry, be able to visit these teachers` lives, observing the reflective process and the stories each teacher chose as the most important to portrait them in their portfolios |
id |
PUC_SP-1_9dc42b24c5dc68d398d71883286ac93f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13786 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756995D8&dataRevisao=nullMartin, Tatiana Gomez2016-04-28T18:23:13Z2007-09-202006-04-28Martin, Tatiana Gomez. Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786Having as its main purpose to carry out a discussion about the role of the language schools in the professional life of English teachers, this research starts from the stories told by language school English teachers in their reflective portfolios in order to, through narrative inquiry, be able to visit these teachers` lives, observing the reflective process and the stories each teacher chose as the most important to portrait them in their portfoliosOs cursos de idiomas no Brasil são atualmente bastante expressivos numerosos no Brasil. Muitos professores de inglês sabem que estes cursos representam uma grande fatia do mercado de trabalho, porém nem sempre se dão conta que este local de trabalho poderia também ser um local para o exercício reflexivo e critico, além de lugar de crescimento constante. Com o intuito de realizar uma discussão sobre o lugar dos cursos de idiomas na vi¬da profissional de seus docentes, a pesquisadora propôs a confecção de portfólios reflexivos (Sá-Chaves, 2000 e Lyons, 1999) a um grupo de professores que tinham em comum o fato de terem trabalhado (ou ainda trabalharem) em cursos de idiomas que formatam bastante as atitudes do professor em seu exercício docente; sendo que a pesquisadora, por também se encaixar neste perfil, fez também parte deste grupo. Este trabalho parte das histórias contadas pelos pro¬fes¬so¬res colaboradores no desenvolvimento de seus portfólios reflexivos para que, através da pes¬quisa narrativa (Clandinin & Connelly, 1994 e Connelly & Clandinin, 2004), o leitor possa visitar a vida profisssional e até mesmo pessoal destes professores, observar seu processo reflexivo e as histórias que cada professor escolheu como as mais importantes para representá-los. Cada história relatada pelos professores recebe um tratamento especial e é a fonte principal de respostas às perguntas de pesquisa referentes à reflexão (Schön, 1983) do professor, ao lugar dos cursos de idiomas na formação contínua do docente e ao próprio portfólio reflexivoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30553/dissertacaotatiana.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPortfólioCursos de idiomasPesquisa narrativaLingua inglesa -- Estudo e ensinoProfessores de inglesEnglish teachersLanguage coursesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAHistórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomasTold and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacaotatiana.pdf.txtdissertacaotatiana.pdf.txtExtracted texttext/plain181466https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/3/dissertacaotatiana.pdf.txt86b67a703ab28b0cb515cbc580508288MD53ORIGINALdissertacaotatiana.pdfapplication/pdf1543819https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/1/dissertacaotatiana.pdfd685dbc4605ee381399eb668c8f9a962MD51THUMBNAILdissertacaotatiana.pdf.jpgdissertacaotatiana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3786https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/2/dissertacaotatiana.pdf.jpg18e2aed52470063e5824ad9a37a9d88cMD52handle/137862022-04-27 22:40:41.321oai:repositorio.pucsp.br:handle/13786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:40:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers |
title |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
spellingShingle |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas Martin, Tatiana Gomez Portfólio Cursos de idiomas Pesquisa narrativa Lingua inglesa -- Estudo e ensino Professores de ingles English teachers Language courses CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
title_full |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
title_fullStr |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
title_full_unstemmed |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
title_sort |
Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão de professores de inglês de cursos de idiomas |
author |
Martin, Tatiana Gomez |
author_facet |
Martin, Tatiana Gomez |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756995D8&dataRevisao=null |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Tatiana Gomez |
contributor_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio Cursos de idiomas Pesquisa narrativa Lingua inglesa -- Estudo e ensino Professores de ingles |
topic |
Portfólio Cursos de idiomas Pesquisa narrativa Lingua inglesa -- Estudo e ensino Professores de ingles English teachers Language courses CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English teachers Language courses |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Having as its main purpose to carry out a discussion about the role of the language schools in the professional life of English teachers, this research starts from the stories told by language school English teachers in their reflective portfolios in order to, through narrative inquiry, be able to visit these teachers` lives, observing the reflective process and the stories each teacher chose as the most important to portrait them in their portfolios |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Martin, Tatiana Gomez. Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786 |
identifier_str_mv |
Martin, Tatiana Gomez. Told and retold stories: the portfolio in the reflection of the laguage courses English teachers. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/3/dissertacaotatiana.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/1/dissertacaotatiana.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13786/2/dissertacaotatiana.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86b67a703ab28b0cb515cbc580508288 d685dbc4605ee381399eb668c8f9a962 18e2aed52470063e5824ad9a37a9d88c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277828939644928 |