As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ordália dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244
Resumo: Esta pesquisa visa estudar o trabalho de inserção de filme em inglês na sala de aula, mais especificamente na aula de Língua Inglesa, objetivando investigar as percepções do aprendizado de inglês, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de São Paulo. Os filmes em DVD fazem parte do universo de crianças e adolescentes, podem se tornar úteis para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira. O presente trabalho apóia-se nas idéias de Silveira (2005:113) que declara que os textos constituídos por imagens apresentam algumas vantagens quando utilizados para fins pedagógicos. O texto-imagem vence a barreira da linguagem podendo, por meio de um entendimento imediato, ser compreendido por pessoas de línguas e culturas diversas. A autora ainda advoga que outra vantagem do texto-imagem é a de que a imagem permite uma leitura em menos tempo do que o requerido pelo texto escrito, tornando-se atraente aos alunos. Também me baseio neste estudo, nos conceitos de Ferreira Júnior (2000), discutindo Dunkel (1991), coloca que a sociedade atual é letrada também por sons e imagens. Os dados foram gerados por meio de encontros nos quais os alunos realizaram as atividades relacionadas ao filme. Os dados revelaram que os filmes na sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizado de língua inglesa
id PUC_SP-1_bcd7ee275872b0c97d46c005f47f5e13
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35244
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaReis, Ordália dos2023-07-05T19:41:49Z2023-07-05T19:41:49Z2013-03-07Reis, Ordália dos. As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244Esta pesquisa visa estudar o trabalho de inserção de filme em inglês na sala de aula, mais especificamente na aula de Língua Inglesa, objetivando investigar as percepções do aprendizado de inglês, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de São Paulo. Os filmes em DVD fazem parte do universo de crianças e adolescentes, podem se tornar úteis para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira. O presente trabalho apóia-se nas idéias de Silveira (2005:113) que declara que os textos constituídos por imagens apresentam algumas vantagens quando utilizados para fins pedagógicos. O texto-imagem vence a barreira da linguagem podendo, por meio de um entendimento imediato, ser compreendido por pessoas de línguas e culturas diversas. A autora ainda advoga que outra vantagem do texto-imagem é a de que a imagem permite uma leitura em menos tempo do que o requerido pelo texto escrito, tornando-se atraente aos alunos. Também me baseio neste estudo, nos conceitos de Ferreira Júnior (2000), discutindo Dunkel (1991), coloca que a sociedade atual é letrada também por sons e imagens. Os dados foram gerados por meio de encontros nos quais os alunos realizaram as atividades relacionadas ao filme. Os dados revelaram que os filmes na sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizado de língua inglesaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino-aprendizagemLínguaInglesaFilme em inglêsFilmes na sala de aulaEscola públicaAs percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filmeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALORDÁLIA DOS REIS.pdfapplication/pdf208011https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/1/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf3e543e097bda40a65f72420463c71932MD51TEXTORDÁLIA DOS REIS.pdf.txtORDÁLIA DOS REIS.pdf.txtExtracted texttext/plain80270https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/2/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.txt49aa45671f24d830954fcdf64b8348f4MD52THUMBNAILORDÁLIA DOS REIS.pdf.jpgORDÁLIA DOS REIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/3/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.jpg6bf20e1b2d48c3e719062135631d99edMD53handle/352442023-09-04 10:47:34.352oai:repositorio.pucsp.br:handle/35244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:47:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
title As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
spellingShingle As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
Reis, Ordália dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino-aprendizagem
Língua
Inglesa
Filme em inglês
Filmes na sala de aula
Escola pública
title_short As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
title_full As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
title_fullStr As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
title_full_unstemmed As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
title_sort As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
author Reis, Ordália dos
author_facet Reis, Ordália dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ordália dos
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino-aprendizagem
Língua
Inglesa
Filme em inglês
Filmes na sala de aula
Escola pública
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Língua
Inglesa
Filme em inglês
Filmes na sala de aula
Escola pública
description Esta pesquisa visa estudar o trabalho de inserção de filme em inglês na sala de aula, mais especificamente na aula de Língua Inglesa, objetivando investigar as percepções do aprendizado de inglês, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de São Paulo. Os filmes em DVD fazem parte do universo de crianças e adolescentes, podem se tornar úteis para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira. O presente trabalho apóia-se nas idéias de Silveira (2005:113) que declara que os textos constituídos por imagens apresentam algumas vantagens quando utilizados para fins pedagógicos. O texto-imagem vence a barreira da linguagem podendo, por meio de um entendimento imediato, ser compreendido por pessoas de línguas e culturas diversas. A autora ainda advoga que outra vantagem do texto-imagem é a de que a imagem permite uma leitura em menos tempo do que o requerido pelo texto escrito, tornando-se atraente aos alunos. Também me baseio neste estudo, nos conceitos de Ferreira Júnior (2000), discutindo Dunkel (1991), coloca que a sociedade atual é letrada também por sons e imagens. Os dados foram gerados por meio de encontros nos quais os alunos realizaram as atividades relacionadas ao filme. Os dados revelaram que os filmes na sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizado de língua inglesa
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Reis, Ordália dos. As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244
identifier_str_mv Reis, Ordália dos. As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/1/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/2/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/3/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e543e097bda40a65f72420463c71932
49aa45671f24d830954fcdf64b8348f4
6bf20e1b2d48c3e719062135631d99ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277998640136192