As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244 |
Resumo: | Esta pesquisa visa estudar o trabalho de inserção de filme em inglês na sala de aula, mais especificamente na aula de Língua Inglesa, objetivando investigar as percepções do aprendizado de inglês, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de São Paulo. Os filmes em DVD fazem parte do universo de crianças e adolescentes, podem se tornar úteis para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira. O presente trabalho apóia-se nas idéias de Silveira (2005:113) que declara que os textos constituídos por imagens apresentam algumas vantagens quando utilizados para fins pedagógicos. O texto-imagem vence a barreira da linguagem podendo, por meio de um entendimento imediato, ser compreendido por pessoas de línguas e culturas diversas. A autora ainda advoga que outra vantagem do texto-imagem é a de que a imagem permite uma leitura em menos tempo do que o requerido pelo texto escrito, tornando-se atraente aos alunos. Também me baseio neste estudo, nos conceitos de Ferreira Júnior (2000), discutindo Dunkel (1991), coloca que a sociedade atual é letrada também por sons e imagens. Os dados foram gerados por meio de encontros nos quais os alunos realizaram as atividades relacionadas ao filme. Os dados revelaram que os filmes na sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizado de língua inglesa |
id |
PUC_SP-1_bcd7ee275872b0c97d46c005f47f5e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35244 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaReis, Ordália dos2023-07-05T19:41:49Z2023-07-05T19:41:49Z2013-03-07Reis, Ordália dos. As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244Esta pesquisa visa estudar o trabalho de inserção de filme em inglês na sala de aula, mais especificamente na aula de Língua Inglesa, objetivando investigar as percepções do aprendizado de inglês, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de São Paulo. Os filmes em DVD fazem parte do universo de crianças e adolescentes, podem se tornar úteis para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira. O presente trabalho apóia-se nas idéias de Silveira (2005:113) que declara que os textos constituídos por imagens apresentam algumas vantagens quando utilizados para fins pedagógicos. O texto-imagem vence a barreira da linguagem podendo, por meio de um entendimento imediato, ser compreendido por pessoas de línguas e culturas diversas. A autora ainda advoga que outra vantagem do texto-imagem é a de que a imagem permite uma leitura em menos tempo do que o requerido pelo texto escrito, tornando-se atraente aos alunos. Também me baseio neste estudo, nos conceitos de Ferreira Júnior (2000), discutindo Dunkel (1991), coloca que a sociedade atual é letrada também por sons e imagens. Os dados foram gerados por meio de encontros nos quais os alunos realizaram as atividades relacionadas ao filme. Os dados revelaram que os filmes na sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizado de língua inglesaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino-aprendizagemLínguaInglesaFilme em inglêsFilmes na sala de aulaEscola públicaAs percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filmeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALORDÁLIA DOS REIS.pdfapplication/pdf208011https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/1/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf3e543e097bda40a65f72420463c71932MD51TEXTORDÁLIA DOS REIS.pdf.txtORDÁLIA DOS REIS.pdf.txtExtracted texttext/plain80270https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/2/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.txt49aa45671f24d830954fcdf64b8348f4MD52THUMBNAILORDÁLIA DOS REIS.pdf.jpgORDÁLIA DOS REIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/3/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.jpg6bf20e1b2d48c3e719062135631d99edMD53handle/352442023-09-04 10:47:34.352oai:repositorio.pucsp.br:handle/35244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:47:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
title |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
spellingShingle |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme Reis, Ordália dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino-aprendizagem Língua Inglesa Filme em inglês Filmes na sala de aula Escola pública |
title_short |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
title_full |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
title_fullStr |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
title_full_unstemmed |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
title_sort |
As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme |
author |
Reis, Ordália dos |
author_facet |
Reis, Ordália dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ordália dos |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino-aprendizagem Língua Inglesa Filme em inglês Filmes na sala de aula Escola pública |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Língua Inglesa Filme em inglês Filmes na sala de aula Escola pública |
description |
Esta pesquisa visa estudar o trabalho de inserção de filme em inglês na sala de aula, mais especificamente na aula de Língua Inglesa, objetivando investigar as percepções do aprendizado de inglês, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de São Paulo. Os filmes em DVD fazem parte do universo de crianças e adolescentes, podem se tornar úteis para o ensinoaprendizagem de língua estrangeira. O presente trabalho apóia-se nas idéias de Silveira (2005:113) que declara que os textos constituídos por imagens apresentam algumas vantagens quando utilizados para fins pedagógicos. O texto-imagem vence a barreira da linguagem podendo, por meio de um entendimento imediato, ser compreendido por pessoas de línguas e culturas diversas. A autora ainda advoga que outra vantagem do texto-imagem é a de que a imagem permite uma leitura em menos tempo do que o requerido pelo texto escrito, tornando-se atraente aos alunos. Também me baseio neste estudo, nos conceitos de Ferreira Júnior (2000), discutindo Dunkel (1991), coloca que a sociedade atual é letrada também por sons e imagens. Os dados foram gerados por meio de encontros nos quais os alunos realizaram as atividades relacionadas ao filme. Os dados revelaram que os filmes na sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizado de língua inglesa |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Reis, Ordália dos. As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244 |
identifier_str_mv |
Reis, Ordália dos. As percepções de alunos sobre seu aprendizado de inglês por meio de um filme. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/1/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/2/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35244/3/ORD%c3%81LIA%20DOS%20REIS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e543e097bda40a65f72420463c71932 49aa45671f24d830954fcdf64b8348f4 6bf20e1b2d48c3e719062135631d99ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277998640136192 |