Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378 |
Resumo: | The present article proposes a reflection on the two feature length films directed by Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). The analysis in question is guided by the territorial dispute: satellite cities and the Pilot Plan, as an allegory of the limits of Brazilian democracy. As this dispute brings out the contradictions of the project of national modernization. I call the notion of demophobia (LYNCH, 2014) in order to understand the articulation of this concept in the process of building Brazilian democracy, where the new capital is erected as a beacon of utopia |
id |
PUC_SP-1_bde14da3c4cd7f60d5e9a4f6c74a24c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27378 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Torrão Filho, AmilcarSetúbal, Mariana Lucas2022-08-24T21:37:40Z2022-08-24T21:37:40Z2017-11-01Setúbal, Mariana Lucas. Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378The present article proposes a reflection on the two feature length films directed by Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). The analysis in question is guided by the territorial dispute: satellite cities and the Pilot Plan, as an allegory of the limits of Brazilian democracy. As this dispute brings out the contradictions of the project of national modernization. I call the notion of demophobia (LYNCH, 2014) in order to understand the articulation of this concept in the process of building Brazilian democracy, where the new capital is erected as a beacon of utopiaO presente artigo propõe uma reflexão entorno dos dois longas metragens do diretor Adirley Queirós: “ A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). A analise em questão é norteada pelo signo da disputa territorial: das cidades satélites e do Plano Piloto, enquanto alegoria dos limites da democracia brasileira. À medida em que esta disputa faz emergir as contradições do projeto de modernização nacional. Convoco a noção de demofobia (LYNCH, 2014) com o intuito de compreender a articulação deste conceito no processo de construção da democracia brasileira, onde a nova capital é erguida como farol da utopiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em História, Sociedade e CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAdirley Queirós ArquiteturaCinemaUrbanismoDocumentárioBrasíliaCeilândiaCulturaBarbárieAutoritarismoPolítica da memóriaAdirley Queirós ArchitectureCinemaUrbanismDocumentaryBrasiliaCeilândiaCultureBarbarismAuthoritarianismPolitics of memoryImagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirósinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdfapplication/pdf257333https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/1/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf40a53e4d7ebce758b96a3ee3fc8470ceMD51TEXTMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.txtMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.txtExtracted texttext/plain43301https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/2/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.txt3632729b67cf1b468519841adc6f78d2MD52THUMBNAILMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.jpgMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/3/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.jpge35e075254e44fca2976915886411fa1MD53handle/273782022-08-25 01:07:42.511oai:repositorio.pucsp.br:handle/27378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-25T04:07:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
title |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
spellingShingle |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós Setúbal, Mariana Lucas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Adirley Queirós Arquitetura Cinema Urbanismo Documentário Brasília Ceilândia Cultura Barbárie Autoritarismo Política da memória Adirley Queirós Architecture Cinema Urbanism Documentary Brasilia Ceilândia Culture Barbarism Authoritarianism Politics of memory |
title_short |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
title_full |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
title_fullStr |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
title_full_unstemmed |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
title_sort |
Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós |
author |
Setúbal, Mariana Lucas |
author_facet |
Setúbal, Mariana Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torrão Filho, Amilcar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Setúbal, Mariana Lucas |
contributor_str_mv |
Torrão Filho, Amilcar |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Adirley Queirós Arquitetura Cinema Urbanismo Documentário Brasília Ceilândia Cultura Barbárie Autoritarismo Política da memória Adirley Queirós Architecture Cinema Urbanism Documentary Brasilia Ceilândia Culture Barbarism Authoritarianism Politics of memory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adirley Queirós Arquitetura Cinema Urbanismo Documentário Brasília Ceilândia Cultura Barbárie Autoritarismo Política da memória |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adirley Queirós Architecture Cinema Urbanism Documentary Brasilia Ceilândia Culture Barbarism Authoritarianism Politics of memory |
description |
The present article proposes a reflection on the two feature length films directed by Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). The analysis in question is guided by the territorial dispute: satellite cities and the Pilot Plan, as an allegory of the limits of Brazilian democracy. As this dispute brings out the contradictions of the project of national modernization. I call the notion of demophobia (LYNCH, 2014) in order to understand the articulation of this concept in the process of building Brazilian democracy, where the new capital is erected as a beacon of utopia |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T21:37:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T21:37:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Setúbal, Mariana Lucas. Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378 |
identifier_str_mv |
Setúbal, Mariana Lucas. Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em História, Sociedade e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/1/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/2/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/3/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40a53e4d7ebce758b96a3ee3fc8470ce 3632729b67cf1b468519841adc6f78d2 e35e075254e44fca2976915886411fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277793059471360 |