Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setúbal, Mariana Lucas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378
Resumo: The present article proposes a reflection on the two feature length films directed by Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). The analysis in question is guided by the territorial dispute: satellite cities and the Pilot Plan, as an allegory of the limits of Brazilian democracy. As this dispute brings out the contradictions of the project of national modernization. I call the notion of demophobia (LYNCH, 2014) in order to understand the articulation of this concept in the process of building Brazilian democracy, where the new capital is erected as a beacon of utopia
id PUC_SP-1_bde14da3c4cd7f60d5e9a4f6c74a24c4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27378
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Torrão Filho, AmilcarSetúbal, Mariana Lucas2022-08-24T21:37:40Z2022-08-24T21:37:40Z2017-11-01Setúbal, Mariana Lucas. Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378The present article proposes a reflection on the two feature length films directed by Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). The analysis in question is guided by the territorial dispute: satellite cities and the Pilot Plan, as an allegory of the limits of Brazilian democracy. As this dispute brings out the contradictions of the project of national modernization. I call the notion of demophobia (LYNCH, 2014) in order to understand the articulation of this concept in the process of building Brazilian democracy, where the new capital is erected as a beacon of utopiaO presente artigo propõe uma reflexão entorno dos dois longas metragens do diretor Adirley Queirós: “ A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). A analise em questão é norteada pelo signo da disputa territorial: das cidades satélites e do Plano Piloto, enquanto alegoria dos limites da democracia brasileira. À medida em que esta disputa faz emergir as contradições do projeto de modernização nacional. Convoco a noção de demofobia (LYNCH, 2014) com o intuito de compreender a articulação deste conceito no processo de construção da democracia brasileira, onde a nova capital é erguida como farol da utopiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em História, Sociedade e CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAdirley Queirós ArquiteturaCinemaUrbanismoDocumentárioBrasíliaCeilândiaCulturaBarbárieAutoritarismoPolítica da memóriaAdirley Queirós ArchitectureCinemaUrbanismDocumentaryBrasiliaCeilândiaCultureBarbarismAuthoritarianismPolitics of memoryImagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirósinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdfapplication/pdf257333https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/1/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf40a53e4d7ebce758b96a3ee3fc8470ceMD51TEXTMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.txtMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.txtExtracted texttext/plain43301https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/2/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.txt3632729b67cf1b468519841adc6f78d2MD52THUMBNAILMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.jpgMARIANA LUCAS SETÚBAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/3/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.jpge35e075254e44fca2976915886411fa1MD53handle/273782022-08-25 01:07:42.511oai:repositorio.pucsp.br:handle/27378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-25T04:07:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
title Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
spellingShingle Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
Setúbal, Mariana Lucas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Adirley Queirós Arquitetura
Cinema
Urbanismo
Documentário
Brasília
Ceilândia
Cultura
Barbárie
Autoritarismo
Política da memória
Adirley Queirós Architecture
Cinema
Urbanism
Documentary
Brasilia
Ceilândia
Culture
Barbarism
Authoritarianism
Politics of memory
title_short Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
title_full Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
title_fullStr Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
title_full_unstemmed Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
title_sort Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
author Setúbal, Mariana Lucas
author_facet Setúbal, Mariana Lucas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torrão Filho, Amilcar
dc.contributor.author.fl_str_mv Setúbal, Mariana Lucas
contributor_str_mv Torrão Filho, Amilcar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Adirley Queirós Arquitetura
Cinema
Urbanismo
Documentário
Brasília
Ceilândia
Cultura
Barbárie
Autoritarismo
Política da memória
Adirley Queirós Architecture
Cinema
Urbanism
Documentary
Brasilia
Ceilândia
Culture
Barbarism
Authoritarianism
Politics of memory
dc.subject.por.fl_str_mv Adirley Queirós Arquitetura
Cinema
Urbanismo
Documentário
Brasília
Ceilândia
Cultura
Barbárie
Autoritarismo
Política da memória
dc.subject.eng.fl_str_mv Adirley Queirós Architecture
Cinema
Urbanism
Documentary
Brasilia
Ceilândia
Culture
Barbarism
Authoritarianism
Politics of memory
description The present article proposes a reflection on the two feature length films directed by Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?” (2011) e “Branco sai, preto fica” (2014). The analysis in question is guided by the territorial dispute: satellite cities and the Pilot Plan, as an allegory of the limits of Brazilian democracy. As this dispute brings out the contradictions of the project of national modernization. I call the notion of demophobia (LYNCH, 2014) in order to understand the articulation of this concept in the process of building Brazilian democracy, where the new capital is erected as a beacon of utopia
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T21:37:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T21:37:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Setúbal, Mariana Lucas. Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378
identifier_str_mv Setúbal, Mariana Lucas. Imagens em conflito: utopia moderna na periferia da capital - experiência política e estética nas obras: “A cidade é uma só? ” e “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em História, Sociedade e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/1/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/2/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27378/3/MARIANA%20LUCAS%20SET%c3%9aBAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40a53e4d7ebce758b96a3ee3fc8470ce
3632729b67cf1b468519841adc6f78d2
e35e075254e44fca2976915886411fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277793059471360