Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Kelly Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405
Resumo: This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric Transformations
id PUC_SP-1_c343ecba28630379c405553148b1aafd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11405
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abar, Celina Aparecida Almeida Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291620Y2Rosa, Kelly Cristina2016-04-27T16:58:56Z2010-01-082009-10-06Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric TransformationsEssa pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo do panorama das teses e dissertações em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no período de 1994 a 2007. Estas dissertações e teses fizeram uso de ambientes computacionais como ferramenta no contexto da Geometria e possibilitaram que esta pesquisa identificasse as tendências e o que tem sido privilegiado sobre o tema de modo a permitir que estudos posteriores tenham uma base consolidada de informações da qual possam prosseguir suas pesquisas. A fonte de análise desse estudo constitui-se de trinta e dois (32) trabalhos selecionados por meio de títulos, resumos, linha de pesquisa e palavraschave. A metodologia adotada para essa pesquisa foi o Estado da Arte. Baseando-se nas dez (10) atividades propostas por Romberg (1992), foi elaborado um fichamento de cada pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram seis (06) objetos matemáticos foram privilegiados e nove (09) ambientes computacionais utilizados, sendo o Cabri optado por vinte e sete (27) autores. Dentre os objetos matemáticos categorizados, observou-se quinze (15) trabalhos referentes a Transformações GeométricasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23794/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEstado da ArteAmbientes ComputacionaisGeometriaEducação MatemáticaEstado da arteAmbientes computacionaisEducação matemáticaPontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e tesesGeometria -- Estudo e ensinoState of ArtComputational EnvironmentGeometryMathematics EducationState of artComputational environmentGeometryMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAmbientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTKelly Cristina Rosa.pdf.txtKelly Cristina Rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain195114https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/3/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.txt6ca81262212ae3c5214d81019cf60c84MD53ORIGINALKelly Cristina Rosa.pdfapplication/pdf614311https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/1/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf0eaaf6ef6f3a2705ac6f270f46e37dc2MD51THUMBNAILKelly Cristina Rosa.pdf.jpgKelly Cristina Rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4090https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/2/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.jpg48c6bfbd470094cd1e6077f5bb3fbe71MD52handle/114052022-04-27 12:40:41.039oai:repositorio.pucsp.br:handle/11405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:40:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
title Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
spellingShingle Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
Rosa, Kelly Cristina
Estado da Arte
Ambientes Computacionais
Geometria
Educação Matemática
Estado da arte
Ambientes computacionais
Educação matemática
Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses
Geometria -- Estudo e ensino
State of Art
Computational Environment
Geometry
Mathematics Education
State of art
Computational environment
Geometry
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
title_full Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
title_fullStr Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
title_full_unstemmed Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
title_sort Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
author Rosa, Kelly Cristina
author_facet Rosa, Kelly Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291620Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Kelly Cristina
contributor_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da Arte
Ambientes Computacionais
Geometria
Educação Matemática
Estado da arte
Ambientes computacionais
Educação matemática
Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses
Geometria -- Estudo e ensino
topic Estado da Arte
Ambientes Computacionais
Geometria
Educação Matemática
Estado da arte
Ambientes computacionais
Educação matemática
Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses
Geometria -- Estudo e ensino
State of Art
Computational Environment
Geometry
Mathematics Education
State of art
Computational environment
Geometry
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv State of Art
Computational Environment
Geometry
Mathematics Education
State of art
Computational environment
Geometry
Mathematics education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric Transformations
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-06
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405
identifier_str_mv Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/3/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/1/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/2/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca81262212ae3c5214d81019cf60c84
0eaaf6ef6f3a2705ac6f270f46e37dc2
48c6bfbd470094cd1e6077f5bb3fbe71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278030890139648