Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405 |
Resumo: | This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric Transformations |
id |
PUC_SP-1_c343ecba28630379c405553148b1aafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11405 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291620Y2Rosa, Kelly Cristina2016-04-27T16:58:56Z2010-01-082009-10-06Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric TransformationsEssa pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo do panorama das teses e dissertações em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no período de 1994 a 2007. Estas dissertações e teses fizeram uso de ambientes computacionais como ferramenta no contexto da Geometria e possibilitaram que esta pesquisa identificasse as tendências e o que tem sido privilegiado sobre o tema de modo a permitir que estudos posteriores tenham uma base consolidada de informações da qual possam prosseguir suas pesquisas. A fonte de análise desse estudo constitui-se de trinta e dois (32) trabalhos selecionados por meio de títulos, resumos, linha de pesquisa e palavraschave. A metodologia adotada para essa pesquisa foi o Estado da Arte. Baseando-se nas dez (10) atividades propostas por Romberg (1992), foi elaborado um fichamento de cada pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram seis (06) objetos matemáticos foram privilegiados e nove (09) ambientes computacionais utilizados, sendo o Cabri optado por vinte e sete (27) autores. Dentre os objetos matemáticos categorizados, observou-se quinze (15) trabalhos referentes a Transformações GeométricasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23794/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEstado da ArteAmbientes ComputacionaisGeometriaEducação MatemáticaEstado da arteAmbientes computacionaisEducação matemáticaPontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e tesesGeometria -- Estudo e ensinoState of ArtComputational EnvironmentGeometryMathematics EducationState of artComputational environmentGeometryMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAmbientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTKelly Cristina Rosa.pdf.txtKelly Cristina Rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain195114https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/3/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.txt6ca81262212ae3c5214d81019cf60c84MD53ORIGINALKelly Cristina Rosa.pdfapplication/pdf614311https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/1/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf0eaaf6ef6f3a2705ac6f270f46e37dc2MD51THUMBNAILKelly Cristina Rosa.pdf.jpgKelly Cristina Rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4090https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/2/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.jpg48c6bfbd470094cd1e6077f5bb3fbe71MD52handle/114052022-04-27 12:40:41.039oai:repositorio.pucsp.br:handle/11405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:40:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
title |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
spellingShingle |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 Rosa, Kelly Cristina Estado da Arte Ambientes Computacionais Geometria Educação Matemática Estado da arte Ambientes computacionais Educação matemática Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses Geometria -- Estudo e ensino State of Art Computational Environment Geometry Mathematics Education State of art Computational environment Geometry Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
title_full |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
title_fullStr |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
title_full_unstemmed |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
title_sort |
Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007 |
author |
Rosa, Kelly Cristina |
author_facet |
Rosa, Kelly Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291620Y2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Kelly Cristina |
contributor_str_mv |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da Arte Ambientes Computacionais Geometria Educação Matemática Estado da arte Ambientes computacionais Educação matemática Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses Geometria -- Estudo e ensino |
topic |
Estado da Arte Ambientes Computacionais Geometria Educação Matemática Estado da arte Ambientes computacionais Educação matemática Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses Geometria -- Estudo e ensino State of Art Computational Environment Geometry Mathematics Education State of art Computational environment Geometry Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
State of Art Computational Environment Geometry Mathematics Education State of art Computational environment Geometry Mathematics education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric Transformations |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-01-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405 |
identifier_str_mv |
Rosa, Kelly Cristina. Ambientes computacionais no contexto da geometria: panorama das teses e dissertações do Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/3/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/1/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11405/2/Kelly%20Cristina%20Rosa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ca81262212ae3c5214d81019cf60c84 0eaaf6ef6f3a2705ac6f270f46e37dc2 48c6bfbd470094cd1e6077f5bb3fbe71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278030890139648 |