Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29271 |
Resumo: | Em meio as dificuldades apresentadas não somente pelos educadores, mas pela escola, em receber crianças com determinadas dificuldades e deficiências, em adaptar o currículo pedagógico, e exercer a efetiva inclusão escolar, é que surgiu a necessidade de pesquisa para que se proporcionasse avanços nesse aspecto. O presente trabalho abordará adaptação curricular na educação infantil para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a comunidade escolar deve receber essa criança de forma humana e conseguir acolhê-la educacionalmente e afetivamente. Importante salientar o quanto é significativo para a criança sentir-se assistida por todos a sua volta, além de perceber que faz parte de uma comunidade; é nessa idade a primeira relação social acontece, ela se dá na escola, se não houver esforços para não haverá inclusão. Assim tão importante quanto a relação da família-criança, é a do professor-aluno, seus vínculos e disposição em proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante. Por meio de pesquisas bibliográficas e relatos da minha prática quanto coordenadora pedagógica, auxiliando professores em adequar atividades para as crianças com o TEA, organizei esta monografia como objetivo de trazer algumas sugestões que deram certo em sala de aula de acordo com a minha realidade atual |
id |
PUC_SP-1_c64b5cf693896cce7e99dd92368bb8d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29271 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyAzevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de2022-10-23T23:04:00Z2022-10-23T23:04:00Z2015-11-10Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de. Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29271Em meio as dificuldades apresentadas não somente pelos educadores, mas pela escola, em receber crianças com determinadas dificuldades e deficiências, em adaptar o currículo pedagógico, e exercer a efetiva inclusão escolar, é que surgiu a necessidade de pesquisa para que se proporcionasse avanços nesse aspecto. O presente trabalho abordará adaptação curricular na educação infantil para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a comunidade escolar deve receber essa criança de forma humana e conseguir acolhê-la educacionalmente e afetivamente. Importante salientar o quanto é significativo para a criança sentir-se assistida por todos a sua volta, além de perceber que faz parte de uma comunidade; é nessa idade a primeira relação social acontece, ela se dá na escola, se não houver esforços para não haverá inclusão. Assim tão importante quanto a relação da família-criança, é a do professor-aluno, seus vínculos e disposição em proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante. Por meio de pesquisas bibliográficas e relatos da minha prática quanto coordenadora pedagógica, auxiliando professores em adequar atividades para as crianças com o TEA, organizei esta monografia como objetivo de trazer algumas sugestões que deram certo em sala de aula de acordo com a minha realidade atualporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAdaptação curricularTranstorno do espectro autistaAprendizagemProfessorAlunoPesquisaAdaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALThaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de Azevedo.pdfapplication/pdf501345https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29271/1/Tha%c3%ads%20Patr%c3%adcia%20Teodoro%20da%20Costa%20Poma%20de%20Azevedo.pdfbaa03fca42d38d7f9f5ec6c096a0b83dMD51TEXTThaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de Azevedo.pdf.txtThaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de Azevedo.pdf.txtExtracted texttext/plain90526https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29271/2/Tha%c3%ads%20Patr%c3%adcia%20Teodoro%20da%20Costa%20Poma%20de%20Azevedo.pdf.txt4ea9c7cb5331a6327fbf2dd1148e27c3MD52THUMBNAILThaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de Azevedo.pdf.jpgThaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de Azevedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29271/3/Tha%c3%ads%20Patr%c3%adcia%20Teodoro%20da%20Costa%20Poma%20de%20Azevedo.pdf.jpg94fcec920aa7a92490856e34961bc5b0MD53handle/292712022-10-24 01:05:26.671oai:repositorio.pucsp.br:handle/29271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:05:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
title |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Adaptação curricular Transtorno do espectro autista Aprendizagem Professor Aluno Pesquisa |
title_short |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
title_full |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista |
author |
Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de |
author_facet |
Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Adaptação curricular Transtorno do espectro autista Aprendizagem Professor Aluno Pesquisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação curricular Transtorno do espectro autista Aprendizagem Professor Aluno Pesquisa |
description |
Em meio as dificuldades apresentadas não somente pelos educadores, mas pela escola, em receber crianças com determinadas dificuldades e deficiências, em adaptar o currículo pedagógico, e exercer a efetiva inclusão escolar, é que surgiu a necessidade de pesquisa para que se proporcionasse avanços nesse aspecto. O presente trabalho abordará adaptação curricular na educação infantil para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a comunidade escolar deve receber essa criança de forma humana e conseguir acolhê-la educacionalmente e afetivamente. Importante salientar o quanto é significativo para a criança sentir-se assistida por todos a sua volta, além de perceber que faz parte de uma comunidade; é nessa idade a primeira relação social acontece, ela se dá na escola, se não houver esforços para não haverá inclusão. Assim tão importante quanto a relação da família-criança, é a do professor-aluno, seus vínculos e disposição em proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante. Por meio de pesquisas bibliográficas e relatos da minha prática quanto coordenadora pedagógica, auxiliando professores em adequar atividades para as crianças com o TEA, organizei esta monografia como objetivo de trazer algumas sugestões que deram certo em sala de aula de acordo com a minha realidade atual |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T23:04:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T23:04:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de. Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29271 |
identifier_str_mv |
Azevedo, Thaís Patrícia Teodoro da Costa Poma de. Adaptação curricular para criança na educação infantil com transtorno do espectro autista. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29271/1/Tha%c3%ads%20Patr%c3%adcia%20Teodoro%20da%20Costa%20Poma%20de%20Azevedo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29271/2/Tha%c3%ads%20Patr%c3%adcia%20Teodoro%20da%20Costa%20Poma%20de%20Azevedo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29271/3/Tha%c3%ads%20Patr%c3%adcia%20Teodoro%20da%20Costa%20Poma%20de%20Azevedo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
baa03fca42d38d7f9f5ec6c096a0b83d 4ea9c7cb5331a6327fbf2dd1148e27c3 94fcec920aa7a92490856e34961bc5b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277811930693632 |