A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Erika Ferreira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263
Resumo: O presente trabalho procura mostrar a importância em se introduzir o bem pensar no ensino fundamental I, oferecendo, a partir de embasamento teórico e da observação de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, subsídios para se entender o que é o pensamento e como ele pode ser aprimorado na sala de aula. Ressalta a importância do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagem e traz alguns exemplos de atividades usuais, realizadas na rotina escolar, que podem ser trabalhadas à luz da teoria de uma educação para o pensar. Apresenta, ainda, uma reflexão realizada a partir dos dados coletados em uma escola de ensino fundamental I. Os dados coletados em tal observação, foram interpretados mediante a proposta do bem pensar, a qual pode trazer importante contribuição para que os alunos pensem de forma autônoma, reflexiva, crítica, rigorosa, radical, abrangente e criativa – características relevantes para que o pensar bem seja desenvolvido
id PUC_SP-1_c9dea46974d0ecd532697c81458e9a60
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39263
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Barbosa, Neide SaisiLima, Erika Ferreira de2023-09-19T14:12:00Z2023-09-19T14:12:00Z2009-12-01Lima, Erika Ferreira de. A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263O presente trabalho procura mostrar a importância em se introduzir o bem pensar no ensino fundamental I, oferecendo, a partir de embasamento teórico e da observação de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, subsídios para se entender o que é o pensamento e como ele pode ser aprimorado na sala de aula. Ressalta a importância do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagem e traz alguns exemplos de atividades usuais, realizadas na rotina escolar, que podem ser trabalhadas à luz da teoria de uma educação para o pensar. Apresenta, ainda, uma reflexão realizada a partir dos dados coletados em uma escola de ensino fundamental I. Os dados coletados em tal observação, foram interpretados mediante a proposta do bem pensar, a qual pode trazer importante contribuição para que os alunos pensem de forma autônoma, reflexiva, crítica, rigorosa, radical, abrangente e criativa – características relevantes para que o pensar bem seja desenvolvidoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEducaçãoPensamentoA educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALErika Gerreira de Lima.pdfapplication/pdf233222https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/1/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdfc3e91769c56c6edc105022d59b4e1162MD51TEXTErika Gerreira de Lima.pdf.txtErika Gerreira de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain93362https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/2/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.txt9151ca5cf4849802ef3b63d571fc1f24MD52THUMBNAILErika Gerreira de Lima.pdf.jpgErika Gerreira de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/3/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.jpgc52151ba3415c0aba3b25731085fca78MD53handle/392632023-11-10 12:32:00.134oai:repositorio.pucsp.br:handle/39263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T15:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
title A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
spellingShingle A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
Lima, Erika Ferreira de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Educação
Pensamento
title_short A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
title_full A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
title_fullStr A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
title_sort A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
author Lima, Erika Ferreira de
author_facet Lima, Erika Ferreira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Neide Saisi
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Erika Ferreira de
contributor_str_mv Barbosa, Neide Saisi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Educação
Pensamento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pensamento
description O presente trabalho procura mostrar a importância em se introduzir o bem pensar no ensino fundamental I, oferecendo, a partir de embasamento teórico e da observação de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, subsídios para se entender o que é o pensamento e como ele pode ser aprimorado na sala de aula. Ressalta a importância do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagem e traz alguns exemplos de atividades usuais, realizadas na rotina escolar, que podem ser trabalhadas à luz da teoria de uma educação para o pensar. Apresenta, ainda, uma reflexão realizada a partir dos dados coletados em uma escola de ensino fundamental I. Os dados coletados em tal observação, foram interpretados mediante a proposta do bem pensar, a qual pode trazer importante contribuição para que os alunos pensem de forma autônoma, reflexiva, crítica, rigorosa, radical, abrangente e criativa – características relevantes para que o pensar bem seja desenvolvido
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T14:12:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T14:12:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Erika Ferreira de. A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263
identifier_str_mv Lima, Erika Ferreira de. A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/1/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/2/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/3/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3e91769c56c6edc105022d59b4e1162
9151ca5cf4849802ef3b63d571fc1f24
c52151ba3415c0aba3b25731085fca78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277855225348096