A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263 |
Resumo: | O presente trabalho procura mostrar a importância em se introduzir o bem pensar no ensino fundamental I, oferecendo, a partir de embasamento teórico e da observação de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, subsídios para se entender o que é o pensamento e como ele pode ser aprimorado na sala de aula. Ressalta a importância do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagem e traz alguns exemplos de atividades usuais, realizadas na rotina escolar, que podem ser trabalhadas à luz da teoria de uma educação para o pensar. Apresenta, ainda, uma reflexão realizada a partir dos dados coletados em uma escola de ensino fundamental I. Os dados coletados em tal observação, foram interpretados mediante a proposta do bem pensar, a qual pode trazer importante contribuição para que os alunos pensem de forma autônoma, reflexiva, crítica, rigorosa, radical, abrangente e criativa – características relevantes para que o pensar bem seja desenvolvido |
id |
PUC_SP-1_c9dea46974d0ecd532697c81458e9a60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/39263 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Neide SaisiLima, Erika Ferreira de2023-09-19T14:12:00Z2023-09-19T14:12:00Z2009-12-01Lima, Erika Ferreira de. A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263O presente trabalho procura mostrar a importância em se introduzir o bem pensar no ensino fundamental I, oferecendo, a partir de embasamento teórico e da observação de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, subsídios para se entender o que é o pensamento e como ele pode ser aprimorado na sala de aula. Ressalta a importância do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagem e traz alguns exemplos de atividades usuais, realizadas na rotina escolar, que podem ser trabalhadas à luz da teoria de uma educação para o pensar. Apresenta, ainda, uma reflexão realizada a partir dos dados coletados em uma escola de ensino fundamental I. Os dados coletados em tal observação, foram interpretados mediante a proposta do bem pensar, a qual pode trazer importante contribuição para que os alunos pensem de forma autônoma, reflexiva, crítica, rigorosa, radical, abrangente e criativa – características relevantes para que o pensar bem seja desenvolvidoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEducaçãoPensamentoA educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALErika Gerreira de Lima.pdfapplication/pdf233222https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/1/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdfc3e91769c56c6edc105022d59b4e1162MD51TEXTErika Gerreira de Lima.pdf.txtErika Gerreira de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain93362https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/2/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.txt9151ca5cf4849802ef3b63d571fc1f24MD52THUMBNAILErika Gerreira de Lima.pdf.jpgErika Gerreira de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/3/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.jpgc52151ba3415c0aba3b25731085fca78MD53handle/392632023-11-10 12:32:00.134oai:repositorio.pucsp.br:handle/39263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T15:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
title |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I Lima, Erika Ferreira de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Educação Pensamento |
title_short |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
title_full |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
title_sort |
A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I |
author |
Lima, Erika Ferreira de |
author_facet |
Lima, Erika Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Neide Saisi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Erika Ferreira de |
contributor_str_mv |
Barbosa, Neide Saisi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Educação Pensamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pensamento |
description |
O presente trabalho procura mostrar a importância em se introduzir o bem pensar no ensino fundamental I, oferecendo, a partir de embasamento teórico e da observação de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, subsídios para se entender o que é o pensamento e como ele pode ser aprimorado na sala de aula. Ressalta a importância do professor como mediador do processo de ensinoaprendizagem e traz alguns exemplos de atividades usuais, realizadas na rotina escolar, que podem ser trabalhadas à luz da teoria de uma educação para o pensar. Apresenta, ainda, uma reflexão realizada a partir dos dados coletados em uma escola de ensino fundamental I. Os dados coletados em tal observação, foram interpretados mediante a proposta do bem pensar, a qual pode trazer importante contribuição para que os alunos pensem de forma autônoma, reflexiva, crítica, rigorosa, radical, abrangente e criativa – características relevantes para que o pensar bem seja desenvolvido |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-19T14:12:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-19T14:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lima, Erika Ferreira de. A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263 |
identifier_str_mv |
Lima, Erika Ferreira de. A educação para o “bem pensar” no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/1/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/2/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39263/3/Erika%20Gerreira%20de%20Lima.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3e91769c56c6edc105022d59b4e1162 9151ca5cf4849802ef3b63d571fc1f24 c52151ba3415c0aba3b25731085fca78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277855225348096 |