O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822 |
Resumo: | This work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situation |
id |
PUC_SP-1_cc1b012b370b4aa3c009b5a89686036c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36822 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ortiz, Heloísa Martins eNascimento, Ana Cláudia Menezes2023-07-28T20:49:55Z2023-07-28T20:49:55Z2012-02-15Nascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822This work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situationEste trabalho tem por objetivo analisar como usar filmes entendidos como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna – Inglês e sua contribuição sociocultural e linguística no desenvolvimento e desempenho do aprendiz. Para alcançar tal objetivo serei professora/pesquisadora da minha própria prática em sala de aula no ensino de língua inglesa para alunos do ensino médio em uma escola pública do Estado de São Paulo. Apóio-me teoricamente no pensamento de Rajagopalan (2004a, 2007), Leffa (1988,1999), Moran (1995,2007) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998). A pesquisa mostrou o quanto o uso de filmes pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem de inglês e, também, que os professores podem e precisam tomar consciência disso, bem como capacitar-se na operação de recursos tecnológicos básicos. De acordo com a observação dos resultados obtidos, foi possível tornar a aula mais dinâmica, desmistificar o uso de filmes como passatempo e reconhecê-los como material autêntico na apresentação de elementos culturais e socioculturais, além de evidenciar as variações linguísticas da língua inglesa de forma contextualizadaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASFilmeSala de aulaConteúdos socioculturais e linguísticosEnsino-aprendizagem de Língua InglesaFilmClassroomSociocultural and linguistic contentsTeaching-learning English as a foreign languageO uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdfapplication/pdf245474https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/1/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf9bc3b314d7581db46c09f68cfa03e260MD51TEXTANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.txtANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain52423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/2/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.txtd45b21855829a528f8248e5dbaccc411MD52THUMBNAILANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.jpgANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/3/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.jpg5af2f83e8a85e77d19480884f101619bMD53handle/368222023-07-29 01:10:10.354oai:repositorio.pucsp.br:handle/36822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:10:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
title |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
spellingShingle |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês Nascimento, Ana Cláudia Menezes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Filme Sala de aula Conteúdos socioculturais e linguísticos Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa Film Classroom Sociocultural and linguistic contents Teaching-learning English as a foreign language |
title_short |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
title_full |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
title_fullStr |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
title_full_unstemmed |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
title_sort |
O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês |
author |
Nascimento, Ana Cláudia Menezes |
author_facet |
Nascimento, Ana Cláudia Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ortiz, Heloísa Martins e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Cláudia Menezes |
contributor_str_mv |
Ortiz, Heloísa Martins e |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Filme Sala de aula Conteúdos socioculturais e linguísticos Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa Film Classroom Sociocultural and linguistic contents Teaching-learning English as a foreign language |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filme Sala de aula Conteúdos socioculturais e linguísticos Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Film Classroom Sociocultural and linguistic contents Teaching-learning English as a foreign language |
description |
This work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situation |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:49:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822 |
identifier_str_mv |
Nascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/1/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/2/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/3/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bc3b314d7581db46c09f68cfa03e260 d45b21855829a528f8248e5dbaccc411 5af2f83e8a85e77d19480884f101619b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277913728548864 |