O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Cláudia Menezes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822
Resumo: This work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situation
id PUC_SP-1_cc1b012b370b4aa3c009b5a89686036c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36822
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ortiz, Heloísa Martins eNascimento, Ana Cláudia Menezes2023-07-28T20:49:55Z2023-07-28T20:49:55Z2012-02-15Nascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822This work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situationEste trabalho tem por objetivo analisar como usar filmes entendidos como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna – Inglês e sua contribuição sociocultural e linguística no desenvolvimento e desempenho do aprendiz. Para alcançar tal objetivo serei professora/pesquisadora da minha própria prática em sala de aula no ensino de língua inglesa para alunos do ensino médio em uma escola pública do Estado de São Paulo. Apóio-me teoricamente no pensamento de Rajagopalan (2004a, 2007), Leffa (1988,1999), Moran (1995,2007) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998). A pesquisa mostrou o quanto o uso de filmes pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem de inglês e, também, que os professores podem e precisam tomar consciência disso, bem como capacitar-se na operação de recursos tecnológicos básicos. De acordo com a observação dos resultados obtidos, foi possível tornar a aula mais dinâmica, desmistificar o uso de filmes como passatempo e reconhecê-los como material autêntico na apresentação de elementos culturais e socioculturais, além de evidenciar as variações linguísticas da língua inglesa de forma contextualizadaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASFilmeSala de aulaConteúdos socioculturais e linguísticosEnsino-aprendizagem de Língua InglesaFilmClassroomSociocultural and linguistic contentsTeaching-learning English as a foreign languageO uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdfapplication/pdf245474https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/1/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf9bc3b314d7581db46c09f68cfa03e260MD51TEXTANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.txtANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain52423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/2/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.txtd45b21855829a528f8248e5dbaccc411MD52THUMBNAILANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.jpgANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/3/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.jpg5af2f83e8a85e77d19480884f101619bMD53handle/368222023-07-29 01:10:10.354oai:repositorio.pucsp.br:handle/36822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:10:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
title O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
spellingShingle O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
Nascimento, Ana Cláudia Menezes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Filme
Sala de aula
Conteúdos socioculturais e linguísticos
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa
Film
Classroom
Sociocultural and linguistic contents
Teaching-learning English as a foreign language
title_short O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
title_full O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
title_fullStr O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
title_full_unstemmed O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
title_sort O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês
author Nascimento, Ana Cláudia Menezes
author_facet Nascimento, Ana Cláudia Menezes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ortiz, Heloísa Martins e
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Cláudia Menezes
contributor_str_mv Ortiz, Heloísa Martins e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Filme
Sala de aula
Conteúdos socioculturais e linguísticos
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa
Film
Classroom
Sociocultural and linguistic contents
Teaching-learning English as a foreign language
dc.subject.por.fl_str_mv Filme
Sala de aula
Conteúdos socioculturais e linguísticos
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa
dc.subject.eng.fl_str_mv Film
Classroom
Sociocultural and linguistic contents
Teaching-learning English as a foreign language
description This work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situation
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822
identifier_str_mv Nascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/1/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/2/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36822/3/ANA%20CL%c3%81UDIA%20MENEZES%20NASCIMENTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bc3b314d7581db46c09f68cfa03e260
d45b21855829a528f8248e5dbaccc411
5af2f83e8a85e77d19480884f101619b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277913728548864