O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122 |
Resumo: | Backed by the theorists Piaget and Winnicott, the proposal of this work allows to say that including the play is not just a technique of work, but the way through which intelligence can be relieved. In resorting to the use of games, a classroom motivation atmosphere is created, which allows the students to participate actively in the teaching-learning process, assimilating experiences and information. The person who play, is also the being who acts, feels, thinks, learns, develops, and a link between the motor, cognitive, affective and social aspects |
id |
PUC_SP-1_fb7b91e6ed383b9dd2839a5b545b6771 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34122 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Anete Maria BusinGiacinto, Fernanda2023-07-05T19:28:00Z2023-07-05T19:28:00Z2011-08-26Giacinto, Fernanda. O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122Backed by the theorists Piaget and Winnicott, the proposal of this work allows to say that including the play is not just a technique of work, but the way through which intelligence can be relieved. In resorting to the use of games, a classroom motivation atmosphere is created, which allows the students to participate actively in the teaching-learning process, assimilating experiences and information. The person who play, is also the being who acts, feels, thinks, learns, develops, and a link between the motor, cognitive, affective and social aspectsRespaldada pelos teóricos Piaget e Winnicott, a proposta deste trabalho permite afirmar que incluir o brincar não é apenas uma técnica de trabalho, é o meio pelo qual poderá libertar-se a inteligência. Ao recorrer ao uso de jogos, cria-se na sala de aula uma atmosfera de motivação que permite aos alunos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem, assimilando experiências e informações. O ser que brinca é também o ser que age, sente, pensa, aprende, desenvolve-se, sendo um elo entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALBrincarAprenderPsicopedagogo na escolaTo playTo learnPsycho pedagogical at schoolO brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFERNANDA GIACINTO.pdfapplication/pdf393627https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/1/FERNANDA%20GIACINTO.pdff9981a294298b8a4528e45204a43ec83MD51TEXTFERNANDA GIACINTO.pdf.txtFERNANDA GIACINTO.pdf.txtExtracted texttext/plain71346https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/2/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.txt7642f1aefac9ee257e94cb55d7ff2eb6MD52THUMBNAILFERNANDA GIACINTO.pdf.jpgFERNANDA GIACINTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/3/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.jpg62a38df11bf73d83c66453842fb223d0MD53handle/341222023-07-06 01:16:32.154oai:repositorio.pucsp.br:handle/34122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:16:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
title |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
spellingShingle |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola Giacinto, Fernanda CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Brincar Aprender Psicopedagogo na escola To play To learn Psycho pedagogical at school |
title_short |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
title_full |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
title_fullStr |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
title_full_unstemmed |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
title_sort |
O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola |
author |
Giacinto, Fernanda |
author_facet |
Giacinto, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandes, Anete Maria Busin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacinto, Fernanda |
contributor_str_mv |
Fernandes, Anete Maria Busin |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Brincar Aprender Psicopedagogo na escola To play To learn Psycho pedagogical at school |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Aprender Psicopedagogo na escola |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
To play To learn Psycho pedagogical at school |
description |
Backed by the theorists Piaget and Winnicott, the proposal of this work allows to say that including the play is not just a technique of work, but the way through which intelligence can be relieved. In resorting to the use of games, a classroom motivation atmosphere is created, which allows the students to participate actively in the teaching-learning process, assimilating experiences and information. The person who play, is also the being who acts, feels, thinks, learns, develops, and a link between the motor, cognitive, affective and social aspects |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:28:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Giacinto, Fernanda. O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122 |
identifier_str_mv |
Giacinto, Fernanda. O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Psicopedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/1/FERNANDA%20GIACINTO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/2/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/3/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9981a294298b8a4528e45204a43ec83 7642f1aefac9ee257e94cb55d7ff2eb6 62a38df11bf73d83c66453842fb223d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277800133165056 |