O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacinto, Fernanda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122
Resumo: Backed by the theorists Piaget and Winnicott, the proposal of this work allows to say that including the play is not just a technique of work, but the way through which intelligence can be relieved. In resorting to the use of games, a classroom motivation atmosphere is created, which allows the students to participate actively in the teaching-learning process, assimilating experiences and information. The person who play, is also the being who acts, feels, thinks, learns, develops, and a link between the motor, cognitive, affective and social aspects
id PUC_SP-1_fb7b91e6ed383b9dd2839a5b545b6771
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34122
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Fernandes, Anete Maria BusinGiacinto, Fernanda2023-07-05T19:28:00Z2023-07-05T19:28:00Z2011-08-26Giacinto, Fernanda. O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122Backed by the theorists Piaget and Winnicott, the proposal of this work allows to say that including the play is not just a technique of work, but the way through which intelligence can be relieved. In resorting to the use of games, a classroom motivation atmosphere is created, which allows the students to participate actively in the teaching-learning process, assimilating experiences and information. The person who play, is also the being who acts, feels, thinks, learns, develops, and a link between the motor, cognitive, affective and social aspectsRespaldada pelos teóricos Piaget e Winnicott, a proposta deste trabalho permite afirmar que incluir o brincar não é apenas uma técnica de trabalho, é o meio pelo qual poderá libertar-se a inteligência. Ao recorrer ao uso de jogos, cria-se na sala de aula uma atmosfera de motivação que permite aos alunos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem, assimilando experiências e informações. O ser que brinca é também o ser que age, sente, pensa, aprende, desenvolve-se, sendo um elo entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALBrincarAprenderPsicopedagogo na escolaTo playTo learnPsycho pedagogical at schoolO brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFERNANDA GIACINTO.pdfapplication/pdf393627https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/1/FERNANDA%20GIACINTO.pdff9981a294298b8a4528e45204a43ec83MD51TEXTFERNANDA GIACINTO.pdf.txtFERNANDA GIACINTO.pdf.txtExtracted texttext/plain71346https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/2/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.txt7642f1aefac9ee257e94cb55d7ff2eb6MD52THUMBNAILFERNANDA GIACINTO.pdf.jpgFERNANDA GIACINTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/3/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.jpg62a38df11bf73d83c66453842fb223d0MD53handle/341222023-07-06 01:16:32.154oai:repositorio.pucsp.br:handle/34122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:16:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
title O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
spellingShingle O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
Giacinto, Fernanda
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Brincar
Aprender
Psicopedagogo na escola
To play
To learn
Psycho pedagogical at school
title_short O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
title_full O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
title_fullStr O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
title_full_unstemmed O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
title_sort O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola
author Giacinto, Fernanda
author_facet Giacinto, Fernanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Anete Maria Busin
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacinto, Fernanda
contributor_str_mv Fernandes, Anete Maria Busin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Brincar
Aprender
Psicopedagogo na escola
To play
To learn
Psycho pedagogical at school
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Aprender
Psicopedagogo na escola
dc.subject.eng.fl_str_mv To play
To learn
Psycho pedagogical at school
description Backed by the theorists Piaget and Winnicott, the proposal of this work allows to say that including the play is not just a technique of work, but the way through which intelligence can be relieved. In resorting to the use of games, a classroom motivation atmosphere is created, which allows the students to participate actively in the teaching-learning process, assimilating experiences and information. The person who play, is also the being who acts, feels, thinks, learns, develops, and a link between the motor, cognitive, affective and social aspects
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:28:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Giacinto, Fernanda. O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122
identifier_str_mv Giacinto, Fernanda. O brincar e o aprender na alfabetização: o papel do psicopedagogo na escola. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/1/FERNANDA%20GIACINTO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/2/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34122/3/FERNANDA%20GIACINTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9981a294298b8a4528e45204a43ec83
7642f1aefac9ee257e94cb55d7ff2eb6
62a38df11bf73d83c66453842fb223d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277800133165056