UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de relatar e analisar, com base no interacionismo sócio-discursivo, parte de uma experiência de assessoria docente voltado para o ensino de produção de textos na universidade, em que assessores e professores se concentraram na elaboração de material didático apropriado para esse nível de ensino; mais especificamente, na construção de uma seqüência didática dirigida para o ensino da produção de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nele são apresentadas as diferentes etapas e análises realizadas para esse trabalho, os problemas teóricos e interacionais enfrentados, assim como as respectivas soluções, para, enfim, chegarmos a conclusões sobre o trabalho de assessoria e sobre os procedimentos utilizados para a elaboração do referido material didático. |
id |
PUC_SP-4_0199fdbfc71ce8cfc0cfc4818156b756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39982 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADEtransposição didáticagêneroseqüência didáticainteracionismo sócio-discursivo artigo de opiniãoEste artigo tem o objetivo de relatar e analisar, com base no interacionismo sócio-discursivo, parte de uma experiência de assessoria docente voltado para o ensino de produção de textos na universidade, em que assessores e professores se concentraram na elaboração de material didático apropriado para esse nível de ensino; mais especificamente, na construção de uma seqüência didática dirigida para o ensino da produção de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nele são apresentadas as diferentes etapas e análises realizadas para esse trabalho, os problemas teóricos e interacionais enfrentados, assim como as respectivas soluções, para, enfim, chegarmos a conclusões sobre o trabalho de assessoria e sobre os procedimentos utilizados para a elaboração do referido material didático.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 16 n. 1 (2000)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982/26999Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Anna Rachel2018-11-23T13:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39982Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-11-23T13:28:30DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
title |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE Machado, Anna Rachel transposição didática gênero seqüência didática interacionismo sócio-discursivo artigo de opinião |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE |
author |
Machado, Anna Rachel |
author_facet |
Machado, Anna Rachel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Anna Rachel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transposição didática gênero seqüência didática interacionismo sócio-discursivo artigo de opinião |
topic |
transposição didática gênero seqüência didática interacionismo sócio-discursivo artigo de opinião |
description |
Este artigo tem o objetivo de relatar e analisar, com base no interacionismo sócio-discursivo, parte de uma experiência de assessoria docente voltado para o ensino de produção de textos na universidade, em que assessores e professores se concentraram na elaboração de material didático apropriado para esse nível de ensino; mais especificamente, na construção de uma seqüência didática dirigida para o ensino da produção de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nele são apresentadas as diferentes etapas e análises realizadas para esse trabalho, os problemas teóricos e interacionais enfrentados, assim como as respectivas soluções, para, enfim, chegarmos a conclusões sobre o trabalho de assessoria e sobre os procedimentos utilizados para a elaboração do referido material didático. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39982/26999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 16 n. 1 (2000) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129303221272576 |