As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536
Resumo: Este trabalho faz uma análise das relações entre os construtos de confiança, valor e lealdade, no contexto de serviços. Baseado no modelo teórico proposto por Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), as relações propostas são observadas para a situação de troca estabelecida entre o setor de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS VIRTUAL, e seus alunos. Por meio da realização de uma survey com uma amostra de 427 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, dos anos de 2002 e 2003 da PUCRS VIRTUAL pôde-se identificar a existência de relações entre a confiança, o valor e a lealdade, bem como, observou-se um bom ajustamento do modelo teórico proposto para a amostra pesquisada. As hipóteses centrais do estudo propunham as relações de influência positiva entre a confiança nos funcionários de contato e nas políticas e práticas gerenciais, o valor e a lealdade. Os resultados obtidos identificaram uma forte relação entre a percepção de valor e a intenção de lealdade, bem como uma influência direta e significativa da confiança nas práticas e políticas gerenciais da instituição para a manutenção de relacionamentos duradouros. Por outro lado, a confiança nos funcionários de contato não apresentou influência direta no valor percebido e na intenção de lealdade para os alunos da educação a distância da PUCRS. Os resultados apresentaram-se, na sua maioria, de acordo com o esperado e com a revisão de literatura, sendo muitos deles semelhantes aos encontrados em trabalhos anteriores realizados no Brasil e no exterior. Implicações acadêmicas, gerenciais e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas baseadas nestes resultados
id P_RS_eb4c01e83e1fc85e8929d8e2895464a6
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5536
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:67079415004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4531504T2Porto, Cristina de Almeida2015-04-14T14:51:57Z2008-05-142004-04-06PORTO, Cristina de Almeida. As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536Made available in DSpace on 2015-04-14T14:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 320321.pdf: 332986 bytes, checksum: dde2bcd4e42871cb3195cc016ebaa0e9 (MD5) Previous issue date: 2004-04-06Este trabalho faz uma análise das relações entre os construtos de confiança, valor e lealdade, no contexto de serviços. Baseado no modelo teórico proposto por Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), as relações propostas são observadas para a situação de troca estabelecida entre o setor de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS VIRTUAL, e seus alunos. Por meio da realização de uma survey com uma amostra de 427 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, dos anos de 2002 e 2003 da PUCRS VIRTUAL pôde-se identificar a existência de relações entre a confiança, o valor e a lealdade, bem como, observou-se um bom ajustamento do modelo teórico proposto para a amostra pesquisada. As hipóteses centrais do estudo propunham as relações de influência positiva entre a confiança nos funcionários de contato e nas políticas e práticas gerenciais, o valor e a lealdade. Os resultados obtidos identificaram uma forte relação entre a percepção de valor e a intenção de lealdade, bem como uma influência direta e significativa da confiança nas práticas e políticas gerenciais da instituição para a manutenção de relacionamentos duradouros. Por outro lado, a confiança nos funcionários de contato não apresentou influência direta no valor percebido e na intenção de lealdade para os alunos da educação a distância da PUCRS. Os resultados apresentaram-se, na sua maioria, de acordo com o esperado e com a revisão de literatura, sendo muitos deles semelhantes aos encontrados em trabalhos anteriores realizados no Brasil e no exterior. Implicações acadêmicas, gerenciais e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas baseadas nestes resultadosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16561/320321.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAMARKETING DE RELACIONAMENTOPRESTAÇÃO DE SERVIÇOSSERVIÇOS AO CLIENTECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL320321.pdf.jpg320321.pdf.jpgimage/jpeg4015http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/3/320321.pdf.jpg162da9d38f8e205c655615b7df5f155bMD53TEXT320321.pdf.txt320321.pdf.txttext/plain231595http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/2/320321.pdf.txtbf6d8d1ccd2c267ed25c589d52611dc1MD52ORIGINAL320321.pdfapplication/pdf332986http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/1/320321.pdfdde2bcd4e42871cb3195cc016ebaa0e9MD51tede/55362015-05-14 10:11:25.565oai:tede2.pucrs.br:tede/5536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
title As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
spellingShingle As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
Porto, Cristina de Almeida
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARKETING DE RELACIONAMENTO
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
SERVIÇOS AO CLIENTE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
title_full As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
title_fullStr As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
title_full_unstemmed As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
title_sort As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
author Porto, Cristina de Almeida
author_facet Porto, Cristina de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37892720006
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:67079415004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4531504T2
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Cristina de Almeida
contributor_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARKETING DE RELACIONAMENTO
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
SERVIÇOS AO CLIENTE
topic ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARKETING DE RELACIONAMENTO
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
SERVIÇOS AO CLIENTE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Este trabalho faz uma análise das relações entre os construtos de confiança, valor e lealdade, no contexto de serviços. Baseado no modelo teórico proposto por Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), as relações propostas são observadas para a situação de troca estabelecida entre o setor de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS VIRTUAL, e seus alunos. Por meio da realização de uma survey com uma amostra de 427 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, dos anos de 2002 e 2003 da PUCRS VIRTUAL pôde-se identificar a existência de relações entre a confiança, o valor e a lealdade, bem como, observou-se um bom ajustamento do modelo teórico proposto para a amostra pesquisada. As hipóteses centrais do estudo propunham as relações de influência positiva entre a confiança nos funcionários de contato e nas políticas e práticas gerenciais, o valor e a lealdade. Os resultados obtidos identificaram uma forte relação entre a percepção de valor e a intenção de lealdade, bem como uma influência direta e significativa da confiança nas práticas e políticas gerenciais da instituição para a manutenção de relacionamentos duradouros. Por outro lado, a confiança nos funcionários de contato não apresentou influência direta no valor percebido e na intenção de lealdade para os alunos da educação a distância da PUCRS. Os resultados apresentaram-se, na sua maioria, de acordo com o esperado e com a revisão de literatura, sendo muitos deles semelhantes aos encontrados em trabalhos anteriores realizados no Brasil e no exterior. Implicações acadêmicas, gerenciais e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas baseadas nestes resultados
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-06
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:51:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PORTO, Cristina de Almeida. As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536
identifier_str_mv PORTO, Cristina de Almeida. As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/3/320321.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/2/320321.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/1/320321.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 162da9d38f8e205c655615b7df5f155b
bf6d8d1ccd2c267ed25c589d52611dc1
dde2bcd4e42871cb3195cc016ebaa0e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765308688302080