As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536 |
Resumo: | Este trabalho faz uma análise das relações entre os construtos de confiança, valor e lealdade, no contexto de serviços. Baseado no modelo teórico proposto por Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), as relações propostas são observadas para a situação de troca estabelecida entre o setor de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS VIRTUAL, e seus alunos. Por meio da realização de uma survey com uma amostra de 427 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, dos anos de 2002 e 2003 da PUCRS VIRTUAL pôde-se identificar a existência de relações entre a confiança, o valor e a lealdade, bem como, observou-se um bom ajustamento do modelo teórico proposto para a amostra pesquisada. As hipóteses centrais do estudo propunham as relações de influência positiva entre a confiança nos funcionários de contato e nas políticas e práticas gerenciais, o valor e a lealdade. Os resultados obtidos identificaram uma forte relação entre a percepção de valor e a intenção de lealdade, bem como uma influência direta e significativa da confiança nas práticas e políticas gerenciais da instituição para a manutenção de relacionamentos duradouros. Por outro lado, a confiança nos funcionários de contato não apresentou influência direta no valor percebido e na intenção de lealdade para os alunos da educação a distância da PUCRS. Os resultados apresentaram-se, na sua maioria, de acordo com o esperado e com a revisão de literatura, sendo muitos deles semelhantes aos encontrados em trabalhos anteriores realizados no Brasil e no exterior. Implicações acadêmicas, gerenciais e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas baseadas nestes resultados |
id |
P_RS_eb4c01e83e1fc85e8929d8e2895464a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5536 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:67079415004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4531504T2Porto, Cristina de Almeida2015-04-14T14:51:57Z2008-05-142004-04-06PORTO, Cristina de Almeida. As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536Made available in DSpace on 2015-04-14T14:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 320321.pdf: 332986 bytes, checksum: dde2bcd4e42871cb3195cc016ebaa0e9 (MD5) Previous issue date: 2004-04-06Este trabalho faz uma análise das relações entre os construtos de confiança, valor e lealdade, no contexto de serviços. Baseado no modelo teórico proposto por Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), as relações propostas são observadas para a situação de troca estabelecida entre o setor de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS VIRTUAL, e seus alunos. Por meio da realização de uma survey com uma amostra de 427 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, dos anos de 2002 e 2003 da PUCRS VIRTUAL pôde-se identificar a existência de relações entre a confiança, o valor e a lealdade, bem como, observou-se um bom ajustamento do modelo teórico proposto para a amostra pesquisada. As hipóteses centrais do estudo propunham as relações de influência positiva entre a confiança nos funcionários de contato e nas políticas e práticas gerenciais, o valor e a lealdade. Os resultados obtidos identificaram uma forte relação entre a percepção de valor e a intenção de lealdade, bem como uma influência direta e significativa da confiança nas práticas e políticas gerenciais da instituição para a manutenção de relacionamentos duradouros. Por outro lado, a confiança nos funcionários de contato não apresentou influência direta no valor percebido e na intenção de lealdade para os alunos da educação a distância da PUCRS. Os resultados apresentaram-se, na sua maioria, de acordo com o esperado e com a revisão de literatura, sendo muitos deles semelhantes aos encontrados em trabalhos anteriores realizados no Brasil e no exterior. Implicações acadêmicas, gerenciais e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas baseadas nestes resultadosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16561/320321.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAMARKETING DE RELACIONAMENTOPRESTAÇÃO DE SERVIÇOSSERVIÇOS AO CLIENTECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL320321.pdf.jpg320321.pdf.jpgimage/jpeg4015http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/3/320321.pdf.jpg162da9d38f8e205c655615b7df5f155bMD53TEXT320321.pdf.txt320321.pdf.txttext/plain231595http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/2/320321.pdf.txtbf6d8d1ccd2c267ed25c589d52611dc1MD52ORIGINAL320321.pdfapplication/pdf332986http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/1/320321.pdfdde2bcd4e42871cb3195cc016ebaa0e9MD51tede/55362015-05-14 10:11:25.565oai:tede2.pucrs.br:tede/5536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
title |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
spellingShingle |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância Porto, Cristina de Almeida ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MARKETING DE RELACIONAMENTO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SERVIÇOS AO CLIENTE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
title_full |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
title_fullStr |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
title_full_unstemmed |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
title_sort |
As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância |
author |
Porto, Cristina de Almeida |
author_facet |
Porto, Cristina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37892720006 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:67079415004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4531504T2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Cristina de Almeida |
contributor_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MARKETING DE RELACIONAMENTO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SERVIÇOS AO CLIENTE |
topic |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MARKETING DE RELACIONAMENTO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SERVIÇOS AO CLIENTE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este trabalho faz uma análise das relações entre os construtos de confiança, valor e lealdade, no contexto de serviços. Baseado no modelo teórico proposto por Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), as relações propostas são observadas para a situação de troca estabelecida entre o setor de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS VIRTUAL, e seus alunos. Por meio da realização de uma survey com uma amostra de 427 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, dos anos de 2002 e 2003 da PUCRS VIRTUAL pôde-se identificar a existência de relações entre a confiança, o valor e a lealdade, bem como, observou-se um bom ajustamento do modelo teórico proposto para a amostra pesquisada. As hipóteses centrais do estudo propunham as relações de influência positiva entre a confiança nos funcionários de contato e nas políticas e práticas gerenciais, o valor e a lealdade. Os resultados obtidos identificaram uma forte relação entre a percepção de valor e a intenção de lealdade, bem como uma influência direta e significativa da confiança nas práticas e políticas gerenciais da instituição para a manutenção de relacionamentos duradouros. Por outro lado, a confiança nos funcionários de contato não apresentou influência direta no valor percebido e na intenção de lealdade para os alunos da educação a distância da PUCRS. Os resultados apresentaram-se, na sua maioria, de acordo com o esperado e com a revisão de literatura, sendo muitos deles semelhantes aos encontrados em trabalhos anteriores realizados no Brasil e no exterior. Implicações acadêmicas, gerenciais e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas baseadas nestes resultados |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-04-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:51:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORTO, Cristina de Almeida. As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536 |
identifier_str_mv |
PORTO, Cristina de Almeida. As relações entre confiabilidade, confiança, valor e lealdade no contexto de educação a distância. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/3/320321.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/2/320321.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5536/1/320321.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
162da9d38f8e205c655615b7df5f155b bf6d8d1ccd2c267ed25c589d52611dc1 dde2bcd4e42871cb3195cc016ebaa0e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765308688302080 |