As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554 |
Resumo: | A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução. |
id |
P_RS_f599af717865ca336443398b55cbb97e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3554 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermann, Nadja Mara AmilibiaCPF:21544778015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4CPF:65050134072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717543A0Petenuzzo, Rosângela2015-04-14T14:22:40Z2008-05-092008-01-30PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400881.pdf: 394858 bytes, checksum: 58977ba9205f191f8074ace907986d18 (MD5) Previous issue date: 2008-01-30A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13081/400881.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOTECNOLOGIA EDUCACIONALTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAPÓS-MODERNIDADEPEDAGOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400881.pdf.jpg400881.pdf.jpgimage/jpeg3202http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/3/400881.pdf.jpged3da1a3eaef8b3947a64cbdbc2b87b7MD53TEXT400881.pdf.txt400881.pdf.txttext/plain147642http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/2/400881.pdf.txta3a1acdbf79f3cd525648082d860855bMD52ORIGINAL400881.pdfapplication/pdf394858http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/1/400881.pdf58977ba9205f191f8074ace907986d18MD51tede/35542015-04-17 15:54:57.925oai:tede2.pucrs.br:tede/3554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
title |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
spellingShingle |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades Petenuzzo, Rosângela EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA PÓS-MODERNIDADE PEDAGOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
title_full |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
title_fullStr |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
title_sort |
As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
author |
Petenuzzo, Rosângela |
author_facet |
Petenuzzo, Rosângela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21544778015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:65050134072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717543A0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petenuzzo, Rosângela |
contributor_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA PÓS-MODERNIDADE PEDAGOGIA |
topic |
EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA PÓS-MODERNIDADE PEDAGOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554 |
identifier_str_mv |
PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/3/400881.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/2/400881.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/1/400881.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed3da1a3eaef8b3947a64cbdbc2b87b7 a3a1acdbf79f3cd525648082d860855b 58977ba9205f191f8074ace907986d18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294258847744 |