As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petenuzzo, Rosângela
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554
Resumo: A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.
id P_RS_f599af717865ca336443398b55cbb97e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3554
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Hermann, Nadja Mara AmilibiaCPF:21544778015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4CPF:65050134072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717543A0Petenuzzo, Rosângela2015-04-14T14:22:40Z2008-05-092008-01-30PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400881.pdf: 394858 bytes, checksum: 58977ba9205f191f8074ace907986d18 (MD5) Previous issue date: 2008-01-30A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13081/400881.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOTECNOLOGIA EDUCACIONALTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAPÓS-MODERNIDADEPEDAGOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400881.pdf.jpg400881.pdf.jpgimage/jpeg3202http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/3/400881.pdf.jpged3da1a3eaef8b3947a64cbdbc2b87b7MD53TEXT400881.pdf.txt400881.pdf.txttext/plain147642http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/2/400881.pdf.txta3a1acdbf79f3cd525648082d860855bMD52ORIGINAL400881.pdfapplication/pdf394858http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/1/400881.pdf58977ba9205f191f8074ace907986d18MD51tede/35542015-04-17 15:54:57.925oai:tede2.pucrs.br:tede/3554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
title As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
Petenuzzo, Rosângela
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
PÓS-MODERNIDADE
PEDAGOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
title_full As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
title_sort As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades
author Petenuzzo, Rosângela
author_facet Petenuzzo, Rosângela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hermann, Nadja Mara Amilibia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21544778015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:65050134072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717543A0
dc.contributor.author.fl_str_mv Petenuzzo, Rosângela
contributor_str_mv Hermann, Nadja Mara Amilibia
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
PÓS-MODERNIDADE
PEDAGOGIA
topic EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
PÓS-MODERNIDADE
PEDAGOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554
identifier_str_mv PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/3/400881.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/2/400881.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3554/1/400881.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed3da1a3eaef8b3947a64cbdbc2b87b7
a3a1acdbf79f3cd525648082d860855b
58977ba9205f191f8074ace907986d18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294258847744