Apenas uma postagem? Previsões de vendas diárias de empresas varejistas de beleza e cosmético a partir da influência de mídias sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17914 |
Resumo: | Objetivo: Estudar a relevância das postagens no Instagram na construção de modelos de previsão de variação de receitas de vendas diárias para empresas varejistas do setor de beleza e cosméticos.Metodologia: Foram consideradas séries temporais de vendas diárias entre os anos de 2017 e 2019 de 10 empresas varejistas do setor de beleza e cosméticos. Métodos baseados em aprendizagem de máquina foram empregados e os modelos de previsões foram incrementados com variáveis numéricas do perfil oficial da empresa, da postagem feita pelo influenciador digital contratado e as características das imagens postadas pelo influenciador digital foram incluídas nos modelos. Relevância e Originalidade: O estudo é inovador, pois ultrapassa as reflexões qualitativas sobre a temática e traz evidências empíricas quanto aos impactos na acurácia da previsão a partir da inclusão de variáveis de mídias sociais. Apresentou-se uma estratégia de fusão de dados (numéricos e imagens) para a previsão de vendas diárias de empresas de varejo do setor de beleza e cosméticos.Principais resultados: Os modelos se mostraram eficientes na previsão e a importância das variáveis likes e engajamento reforça a ideia de que a identificação e referência social gerada pelo ID são importantes aspectos no processo de decisão de compra. Constatou-se que as imagens são responsáveis por adicionar atributos exclusivos que ajudam na previsão e no entendimento dos padrões das séries de vendas.Contribuições teóricas e metodológicas: O estudo demonstrou, de modo promissor, a eficiência dos métodos baseados em aprendizagem de máquina na previsão de vendas a partir de dados do Instagram, especialmente, no que se refere à incorporação e extração de dados de imagens. |
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Apenas uma postagem? Previsões de vendas diárias de empresas varejistas de beleza e cosmético a partir da influência de mídias sociaisJust one post? forecasts of daily sales of beauty and cosmetics retail companies from the influence of social mediaMídias sociais; Imagens; Inteligência artificial; Previsão de vendas; Marketing digital; Influenciador digitalSocial media; Images; Artificial intelligence; Sales forecasting; Digital marketing; Digital influencerObjetivo: Estudar a relevância das postagens no Instagram na construção de modelos de previsão de variação de receitas de vendas diárias para empresas varejistas do setor de beleza e cosméticos.Metodologia: Foram consideradas séries temporais de vendas diárias entre os anos de 2017 e 2019 de 10 empresas varejistas do setor de beleza e cosméticos. Métodos baseados em aprendizagem de máquina foram empregados e os modelos de previsões foram incrementados com variáveis numéricas do perfil oficial da empresa, da postagem feita pelo influenciador digital contratado e as características das imagens postadas pelo influenciador digital foram incluídas nos modelos. Relevância e Originalidade: O estudo é inovador, pois ultrapassa as reflexões qualitativas sobre a temática e traz evidências empíricas quanto aos impactos na acurácia da previsão a partir da inclusão de variáveis de mídias sociais. Apresentou-se uma estratégia de fusão de dados (numéricos e imagens) para a previsão de vendas diárias de empresas de varejo do setor de beleza e cosméticos.Principais resultados: Os modelos se mostraram eficientes na previsão e a importância das variáveis likes e engajamento reforça a ideia de que a identificação e referência social gerada pelo ID são importantes aspectos no processo de decisão de compra. Constatou-se que as imagens são responsáveis por adicionar atributos exclusivos que ajudam na previsão e no entendimento dos padrões das séries de vendas.Contribuições teóricas e metodológicas: O estudo demonstrou, de modo promissor, a eficiência dos métodos baseados em aprendizagem de máquina na previsão de vendas a partir de dados do Instagram, especialmente, no que se refere à incorporação e extração de dados de imagens.Objective: To study the relevance of Instagram posts in the construction of forecasting models for the variation of daily sales revenues for retail companies in the beauty and cosmetics sector.Methodology: Time series of daily sales between the years 2017 and 2019 of 10 retail companies in the beauty and cosmetics sector were considered. Methods based on machine learning were used and the forecasting models were increased with numerical variables from the official profile of the company, from the posting made by the contracted digital influencer and the characteristics of the images posted by the digital influencer were included in the models.Relevance and Originality: The study is innovative, as it goes beyond qualitative reflections on the theme and provides empirical evidence regarding the impacts on forecast accuracy from the inclusion of social media variables. A data fusion strategy (numerics and images) was also presented to forecast daily sales of retail companies in the beauty and cosmetics sector.Main results: The models proved to be efficient in forecasting and the importance of the likes and engagement variables reinforces the idea that the identification and social reference generated by the ID are important aspects in the purchase decision process. It was found that the images are responsible for adding exclusive attributes that help in forecasting and understanding the patterns of the sales series.Theoretical and methodological contributions: The study showed in a promising way the efficiency of methods based on machine learning in forecasting sales from Instagram data, especially with regard to the incorporation and extraction of image data.Universidade Nove de Julho - UninovePessanha, Gabriel GomesSoares, Eduardo Almeida2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1791410.5585/remark.v20i4.17914ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 4 (2021): (out.dez.); 241 - 2662177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17914/9321Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T18:34:01Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17914Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-12-20T18:34:01REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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