Desvendando a base intelectual do tema qualidade em serviços: quando o discurso muda o tom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Arlete Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antonialli, Luiz Marcelo, Andrade, Daniela Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14892
Resumo: Objetivo: Delimitar, explorar e categorizar a base intelectual do campo relativo ao tema qualidade em servios. Mtodo: Anlise Bibliomtrica realizada em bases internacionais e posterior anlise da rede de cocitao. Originalidade/Relevncia: Existem muitos estudos na rea que revisam o conceito especialmente atravs da ferramenta Servqual, contudo, nenhum voltado para a anlise dos discursos da base intelectual do campo. Resultados: Os dados revelam uma base intelectual composta por duas redes conectadas; sendo a segunda, objeto de anlise deste artigo. A discusso dos artigos expoentes desta rede permite demonstrar como o conhecimento no campo ocorreu com o tempo e a evoluo da preocupao com as formas de mensurao e variveis que influenciam a qualidade em servios. Contribuies tericas/metodolgica: O artigo delimita e caracteriza a segunda rede de cocitao do campo, ou seja, a base intelectual que suporta tal aparato terico. Demonstra a evoluo dos discursos em direo preocupao com temas atuais, especialmente em relao a novas formas de mensurar tal atributo.
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spelling Desvendando a base intelectual do tema qualidade em serviços: quando o discurso muda o tomExploring the intellectual basis about service quality: when the speech changes the toneQualidade; Serviços; Servqual; BibliometriaQuality; Services; Servqual; BibliometricsObjetivo: Delimitar, explorar e categorizar a base intelectual do campo relativo ao tema qualidade em servios. Mtodo: Anlise Bibliomtrica realizada em bases internacionais e posterior anlise da rede de cocitao. Originalidade/Relevncia: Existem muitos estudos na rea que revisam o conceito especialmente atravs da ferramenta Servqual, contudo, nenhum voltado para a anlise dos discursos da base intelectual do campo. Resultados: Os dados revelam uma base intelectual composta por duas redes conectadas; sendo a segunda, objeto de anlise deste artigo. A discusso dos artigos expoentes desta rede permite demonstrar como o conhecimento no campo ocorreu com o tempo e a evoluo da preocupao com as formas de mensurao e variveis que influenciam a qualidade em servios. Contribuies tericas/metodolgica: O artigo delimita e caracteriza a segunda rede de cocitao do campo, ou seja, a base intelectual que suporta tal aparato terico. Demonstra a evoluo dos discursos em direo preocupao com temas atuais, especialmente em relao a novas formas de mensurar tal atributo. Objective: To explore the intellectual basis about service quality, analyzing its evolution and indicating main papers and trends.Method: Bibliometric analysis performed in the Web of Science database and later analysis of the cocitation network.Originality/Relevance: There are many studies in the field that review the concept, especially through the Servqual tool, however, none of them are deeply involved in the network centered in Parasuraman, Zeithaml and Malhotra (2005).Results: Data reveal an intellectual basis composed of two connected networks; one focused on the work of Parasuraman, Zeithaml and Malhotra (2005), the analysis object of this article. The identification of groups in temporal cutouts allowed to highlight the importance of analyzes about online services; the concern about loyalty in this context; the evolution of specific research fields and the emergence of quantitative analyzes.Theoretical/methodological contributions: This paper contributes to the understanding of the evolution of the field and its main exponents, delimiting discussion spaces and assisting researchers in their reviews.Originality/relevance: Even though some studies have been devoted to field analysis (Buttle, 1996; Ladhari, 2009; Vasconcelos de Faria, Policani Freitas, Molina-Palma, 2015; Asubonteng, McCleary, Swan, 1996; Pereira, Carvalho, Rotondaro, 2013, Roy Lassar, 2015, Mardani, Jusoh, Zavadskas, Khalifah, Nor,2015); none looked deeply into the examination of the intellectual basis on the subject.Universidade Nove de Julho - Uninove2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1489210.5585/remark.v18i2.3968ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 18, n. 2 (2019): (abr./jun.); 139-1702177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14892/7120https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14892/7121Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Arlete AparecidaAntonialli, Luiz MarceloAndrade, Daniela Meirelles2020-01-17T14:47:26Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14892Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2020-01-17T14:47:26REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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