Programas de Fidelidade: um Estudo de Múltiplos Casos em Empresas Portuguesas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12023 |
Resumo: | A cada dia os clientes tm mais cartes de fidelidade nas carteiras e parecem se sentir menos fidelizados s marcas. Tendo isso em vista, este artigo procura analisar caractersticas relevantes para a elaborao e gesto deste tipo de iniciativa. Procura-se responder a questo: Como elaborar um programa de fidelidade de clientes?. Aps a reviso da literatura foram conduzidos oito estudos de casos em empresas de diferentes setores em Portugal. Alm de argumentos encontrados na literatura, os resultados apontam a necessidade de considerar a natureza dinmica deste tipo de programa e a questo da sustentabilidade destas iniciativas. Constatou-se ainda que os programas de fidelidade necessitam estar alinhados com a estratgia de marketing das empresas, ou seja, os programas devem ser dinmicos e permitir mudanas e alteraes constantes, consoante as necessidades das empresas, devendo adaptar-se s estratgias comerciais e s campanhas promocionais que vo sendo utilizadas pelas marcas.DOI: 10.5585/remark.v13i1.2526 |
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Programas de Fidelidade: um Estudo de Múltiplos Casos em Empresas PortuguesasProgramas de Fidelidade; Marketing de Relacionamento; Customer Relationship Management; Estudo de Casos MúltiplosA cada dia os clientes tm mais cartes de fidelidade nas carteiras e parecem se sentir menos fidelizados s marcas. Tendo isso em vista, este artigo procura analisar caractersticas relevantes para a elaborao e gesto deste tipo de iniciativa. Procura-se responder a questo: Como elaborar um programa de fidelidade de clientes?. Aps a reviso da literatura foram conduzidos oito estudos de casos em empresas de diferentes setores em Portugal. Alm de argumentos encontrados na literatura, os resultados apontam a necessidade de considerar a natureza dinmica deste tipo de programa e a questo da sustentabilidade destas iniciativas. Constatou-se ainda que os programas de fidelidade necessitam estar alinhados com a estratgia de marketing das empresas, ou seja, os programas devem ser dinmicos e permitir mudanas e alteraes constantes, consoante as necessidades das empresas, devendo adaptar-se s estratgias comerciais e s campanhas promocionais que vo sendo utilizadas pelas marcas.DOI: 10.5585/remark.v13i1.2526Universidade Nove de Julho - Uninove2014-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1202310.5585/remark.v13i1.2526ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 13, n. 1 (2014): Janeiro - Março; 60-742177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12023/5651Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Vanessa LealPedron, Cristiane Drebes2020-07-16T22:56:09Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12023Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2020-07-16T22:56:09REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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