Programas de Fidelidade: um Estudo de Múltiplos Casos em Empresas Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vanessa Leal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedron, Cristiane Drebes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12023
Resumo: A cada dia os clientes tm mais cartes de fidelidade nas carteiras e parecem se sentir menos fidelizados s marcas. Tendo isso em vista, este artigo procura analisar caractersticas relevantes para a elaborao e gesto deste tipo de iniciativa. Procura-se responder a questo: Como elaborar um programa de fidelidade de clientes?. Aps a reviso da literatura foram conduzidos oito estudos de casos em empresas de diferentes setores em Portugal. Alm de argumentos encontrados na literatura, os resultados apontam a necessidade de considerar a natureza dinmica deste tipo de programa e a questo da sustentabilidade destas iniciativas. Constatou-se ainda que os programas de fidelidade necessitam estar alinhados com a estratgia de marketing das empresas, ou seja, os programas devem ser dinmicos e permitir mudanas e alteraes constantes, consoante as necessidades das empresas, devendo adaptar-se s estratgias comerciais e s campanhas promocionais que vo sendo utilizadas pelas marcas.DOI: 10.5585/remark.v13i1.2526
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