O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Ana Margarida Lourenço
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4003
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_87331db031b560674d9ad11a75b37fd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativosEnvolvimentoParticipaçãoRelação escola-famíliaPapel do educadorImplicationParticipationSchool-family relationshipRole of educatorRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar“O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo/ A interação dos agentes educativos”, dá título ao relatório que descreve, analisa, avalia e fundamenta a prática pedagógica nos contextos de creche e jardim-de-infância. Durante o mês de janeiro, a Prática Profissional Supervisionada em creche decorreu numa instituição privada, com um grupo de crianças com idades entre os 14 e os 21 meses de idade. Em jardim-de-infância o período de intervenção foi de fevereiro a maio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo de crianças com idades entre os três e os cinco anos de idade. Quanto à organização do documento, este é constituído por três capítulos. O primeiro caracteriza reflexivamente os dois contextos socioeducativos, o meio envolvente, o grupo de crianças, a equipa educativa, as famílias, as intenções educativas e os princípios orientadores, bem como os espaços e as rotinas. O segundo analisa, também reflexivamente, a intervenção, fundamentando as intenções para a prática e desenvolvendo a problemática. Neste último tópico é feita uma análise, explicitando a metodologia utilizada, compreendendo de que forma o educador participa no envolvimento das famílias no contexto educativo. Finalmente, no terceiro capítulo – considerações finais – é feito um balanço acerca de como a prática profissional contribuiu para a construção da minha identidade profissional.Abstract "The educator's role of families implication in educational context / The educational agents interaction", titles the report that describes, analyzes, evaluates and justifies the pedagogical practice in the contexts of childcare and kindergarten. During the month of January, the Supervised Professional Practice in childcare, took place in a private institution, with a group of children aged between 14 and 21 months old. In garden-of-childhood the intervention period was from February to May, in a Private Institution of Social Solidarity, with a group of children aged between three and five years old. The organization of this document consists in three chapters. The first reflexively characterizes both social and educational contexts, the environment, the group of children, the educational team, the families, the educational intentions and the guiding lines as well as the spaces and routines. The second chapter analyzes also reflexively, the intervention, stating its intentions to the practice and developing the main issue. In this last topic is made an analysis, explaining the methodology, and understanding how the educator participates in family implication in the educational context. Finally, on third chapter - Final considerations - is made an assessment about how the professional practice contributed to the building of my professional identity.Costa, Maria de LurdesRCIPLFrade, Ana Margarida Lourenço2014-12-04T11:38:26Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4003TID:201348730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:31.135923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
title O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
spellingShingle O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
Frade, Ana Margarida Lourenço
Envolvimento
Participação
Relação escola-família
Papel do educador
Implication
Participation
School-family relationship
Role of educator
title_short O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
title_full O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
title_fullStr O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
title_full_unstemmed O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
title_sort O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos
author Frade, Ana Margarida Lourenço
author_facet Frade, Ana Margarida Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria de Lurdes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Ana Margarida Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento
Participação
Relação escola-família
Papel do educador
Implication
Participation
School-family relationship
Role of educator
topic Envolvimento
Participação
Relação escola-família
Papel do educador
Implication
Participation
School-family relationship
Role of educator
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04T11:38:26Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4003
TID:201348730
url http://hdl.handle.net/10400.21/4003
identifier_str_mv TID:201348730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391991341056