Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1468
Resumo: O presente relatório é o resumo do culminar de um ano em contexto de estágio na valência de jardim-de-infância de Mestrado em Educação Pré- Escolar. O trabalho de projeto incide numa pedagogia-em-participação onde as crianças são os “atores principais” da sua própria aprendizagem. Estas aprendizagens têm um significado diferente, muito mais significativo quando existe uma predisposição da parte das mesmas, como é no caso onde um projeto tem a iniciativa da parte do grupo de crianças Assim, ao longo de todo o ano, foram surgindo projetos, partindo de ideias que foram emergindo, evoluindo e se desenvolvendo. Esses projetos caracterizam-se pela envolvência, onde todo o grupo de crianças participa e onde cada ideia conta. Esses projetos têm na base as questões levantadas pelas crianças e têm sempre uma resposta quer seja facultada pelo educador, quer seja descoberta pelo grupo de crianças, onde todos dão a sua opinião e onde a participação de grupo é fundamental.This report is a summary of the culmination of an year, in the context of valence stage of Master's degree in children's garden in Preschool Education. The project's work focuses on a pedagogy-participation where children are the "main actors" of their own learning. These learnings have a much more significant meaning when there's a predisposition on their part, as is the case when a project comes from the initiative of the group of children´s. Thus, throughout the year, projects have emerged, starting from ideas that were emerging, evolving and developing. These projects are characterized by the surroundings, where the entire group of children participates and where every idea counts and are based on the issues raised by the children´s and always have an answer, either provided by the educator or discovered by the group of kids where everyone gives their opinion and where the participation is the key.
id RCAP_00359e01784782641f092d183aa90150
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-EscolarEducação pré-escolar - Trabalho de projetoO presente relatório é o resumo do culminar de um ano em contexto de estágio na valência de jardim-de-infância de Mestrado em Educação Pré- Escolar. O trabalho de projeto incide numa pedagogia-em-participação onde as crianças são os “atores principais” da sua própria aprendizagem. Estas aprendizagens têm um significado diferente, muito mais significativo quando existe uma predisposição da parte das mesmas, como é no caso onde um projeto tem a iniciativa da parte do grupo de crianças Assim, ao longo de todo o ano, foram surgindo projetos, partindo de ideias que foram emergindo, evoluindo e se desenvolvendo. Esses projetos caracterizam-se pela envolvência, onde todo o grupo de crianças participa e onde cada ideia conta. Esses projetos têm na base as questões levantadas pelas crianças e têm sempre uma resposta quer seja facultada pelo educador, quer seja descoberta pelo grupo de crianças, onde todos dão a sua opinião e onde a participação de grupo é fundamental.This report is a summary of the culmination of an year, in the context of valence stage of Master's degree in children's garden in Preschool Education. The project's work focuses on a pedagogy-participation where children are the "main actors" of their own learning. These learnings have a much more significant meaning when there's a predisposition on their part, as is the case when a project comes from the initiative of the group of children´s. Thus, throughout the year, projects have emerged, starting from ideas that were emerging, evolving and developing. These projects are characterized by the surroundings, where the entire group of children participates and where every idea counts and are based on the issues raised by the children´s and always have an answer, either provided by the educator or discovered by the group of kids where everyone gives their opinion and where the participation is the key.2014-07-12T09:51:11Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1468TID:201470764porNeves, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:56:53Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:56:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
title Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
spellingShingle Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
Neves, Sara
Educação pré-escolar - Trabalho de projeto
title_short Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
title_full Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
title_fullStr Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
title_sort Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar
author Neves, Sara
author_facet Neves, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar - Trabalho de projeto
topic Educação pré-escolar - Trabalho de projeto
description O presente relatório é o resumo do culminar de um ano em contexto de estágio na valência de jardim-de-infância de Mestrado em Educação Pré- Escolar. O trabalho de projeto incide numa pedagogia-em-participação onde as crianças são os “atores principais” da sua própria aprendizagem. Estas aprendizagens têm um significado diferente, muito mais significativo quando existe uma predisposição da parte das mesmas, como é no caso onde um projeto tem a iniciativa da parte do grupo de crianças Assim, ao longo de todo o ano, foram surgindo projetos, partindo de ideias que foram emergindo, evoluindo e se desenvolvendo. Esses projetos caracterizam-se pela envolvência, onde todo o grupo de crianças participa e onde cada ideia conta. Esses projetos têm na base as questões levantadas pelas crianças e têm sempre uma resposta quer seja facultada pelo educador, quer seja descoberta pelo grupo de crianças, onde todos dão a sua opinião e onde a participação de grupo é fundamental.This report is a summary of the culmination of an year, in the context of valence stage of Master's degree in children's garden in Preschool Education. The project's work focuses on a pedagogy-participation where children are the "main actors" of their own learning. These learnings have a much more significant meaning when there's a predisposition on their part, as is the case when a project comes from the initiative of the group of children´s. Thus, throughout the year, projects have emerged, starting from ideas that were emerging, evolving and developing. These projects are characterized by the surroundings, where the entire group of children participates and where every idea counts and are based on the issues raised by the children´s and always have an answer, either provided by the educator or discovered by the group of kids where everyone gives their opinion and where the participation is the key.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-12T09:51:11Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1468
TID:201470764
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1468
identifier_str_mv TID:201470764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543296880214016