O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Elisabete Vale
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6985
Resumo: O presente relatório dissertativo pretende descrever e fundamentar o estudo desenvolvido, durante o estágio pedagógico em Educação Pré-Escolar, realizado no Jardim-de-Infância nº1 de São Vicente de Paula. O tema do projeto é “Um Estudo sobre as Plantas”, insere-se na área do Conhecimento do Mundo, e surgiu a partir de um interesse comum a todo o grupo de crianças, de explorar e investigar a vida de uma planta. O desenvolvimento do mesmo teve como objetivo clarificar e dar resposta às dúvidas que as crianças manifestaram acerca do tema, bem como, verificar se as atividades práticas são ou não um facilitador de aquisição de conhecimentos, na Educação Pré-Escolar. A metodologia utilizada foi a metodologia de projeto, foram seguidas todas as fases que a compõe. Na fase de arranque, foram auscultadas as ideias que cada criança tinha acerca das plantas, registámos aquilo que elas gostariam de descobrir, e apontámos possíveis formas de descoberta. A fase de pesquisa e produção, foram efetuadas pesquisas em diversas fontes de informação e registados os conhecimentos adquiridos, também realizámos atividades práticas e atividades experimentais. Foram apresentadas as conclusões observadas pelo grupo e avaliado todo o projeto. Verificámos que o educador tem um papel fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Deve auscultar os interesses das crianças, e trabalhar no sentido de proporcionar à criança meios de pesquisa e experimentação, que a levem a tirar as suas próprias conclusões. No final do projeto assistimos a uma partilha dos conhecimentos adquiridos por parte das crianças com familiares, o que nos permitiu concluir que se as crianças forem envolvidas e responsabilizadas pelas suas aprendizagens, estarão muito mais motivadas para desenvolverem novas capacidades.
id RCAP_8014606ef55dd2802d84413549f02d1d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantasEstágios pedagógicosEducação pré-escolarMetodologiaTrabalho de projetoCiênciasPlantasO presente relatório dissertativo pretende descrever e fundamentar o estudo desenvolvido, durante o estágio pedagógico em Educação Pré-Escolar, realizado no Jardim-de-Infância nº1 de São Vicente de Paula. O tema do projeto é “Um Estudo sobre as Plantas”, insere-se na área do Conhecimento do Mundo, e surgiu a partir de um interesse comum a todo o grupo de crianças, de explorar e investigar a vida de uma planta. O desenvolvimento do mesmo teve como objetivo clarificar e dar resposta às dúvidas que as crianças manifestaram acerca do tema, bem como, verificar se as atividades práticas são ou não um facilitador de aquisição de conhecimentos, na Educação Pré-Escolar. A metodologia utilizada foi a metodologia de projeto, foram seguidas todas as fases que a compõe. Na fase de arranque, foram auscultadas as ideias que cada criança tinha acerca das plantas, registámos aquilo que elas gostariam de descobrir, e apontámos possíveis formas de descoberta. A fase de pesquisa e produção, foram efetuadas pesquisas em diversas fontes de informação e registados os conhecimentos adquiridos, também realizámos atividades práticas e atividades experimentais. Foram apresentadas as conclusões observadas pelo grupo e avaliado todo o projeto. Verificámos que o educador tem um papel fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Deve auscultar os interesses das crianças, e trabalhar no sentido de proporcionar à criança meios de pesquisa e experimentação, que a levem a tirar as suas próprias conclusões. No final do projeto assistimos a uma partilha dos conhecimentos adquiridos por parte das crianças com familiares, o que nos permitiu concluir que se as crianças forem envolvidas e responsabilizadas pelas suas aprendizagens, estarão muito mais motivadas para desenvolverem novas capacidades.This dissertative report has the goal of describe and explain the study developed during the pedagogical training in Pre-school Education, held at the Pre-school nº1 de São Vicente de Paula. The theme of this project is "Study of Plants", which is part of the Knowledge of the World area, and emerged from a common interest to the whole group of children to explore and investigate the life of a plant. The development of this project aimed to clarify and respond to questions that children expressed on the subject, as well as to verify whether practical activities are or not a facilitator of knowledge acquisition in Pre-school Education. The methodology used was the project methodology, we followed all the phases that compose it. In the starting phase, we heard ideas that every child had about plants, we recorded what they would like to find out, and point possible ways of discovery. The phase of research and production, the research has been conducted on several sources of information and the gained knowledge was registed, also we held practices and experimental activities. The findings observed by the group were presented and the project was assessed. We found that the teacher plays a key role in the teaching-learning process. The teacher must listen to the interests of children, and work to provide the child means of research and experimentation, leading the child to draw their own conclusions. At the end of the project, we witnessed a sharing of knowledge acquired by children with relatives, which allowed us to conclude that if children are involved and accountable for their learning, they will be much more motivated to develop new capabilities.2016-12-02T14:49:05Z2016-12-02T00:00:00Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6985porGonçalves, Sandra Elisabete Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:08.111568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
title O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
spellingShingle O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
Gonçalves, Sandra Elisabete Vale
Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Metodologia
Trabalho de projeto
Ciências
Plantas
title_short O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
title_full O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
title_fullStr O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
title_full_unstemmed O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
title_sort O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas
author Gonçalves, Sandra Elisabete Vale
author_facet Gonçalves, Sandra Elisabete Vale
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Elisabete Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Metodologia
Trabalho de projeto
Ciências
Plantas
topic Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Metodologia
Trabalho de projeto
Ciências
Plantas
description O presente relatório dissertativo pretende descrever e fundamentar o estudo desenvolvido, durante o estágio pedagógico em Educação Pré-Escolar, realizado no Jardim-de-Infância nº1 de São Vicente de Paula. O tema do projeto é “Um Estudo sobre as Plantas”, insere-se na área do Conhecimento do Mundo, e surgiu a partir de um interesse comum a todo o grupo de crianças, de explorar e investigar a vida de uma planta. O desenvolvimento do mesmo teve como objetivo clarificar e dar resposta às dúvidas que as crianças manifestaram acerca do tema, bem como, verificar se as atividades práticas são ou não um facilitador de aquisição de conhecimentos, na Educação Pré-Escolar. A metodologia utilizada foi a metodologia de projeto, foram seguidas todas as fases que a compõe. Na fase de arranque, foram auscultadas as ideias que cada criança tinha acerca das plantas, registámos aquilo que elas gostariam de descobrir, e apontámos possíveis formas de descoberta. A fase de pesquisa e produção, foram efetuadas pesquisas em diversas fontes de informação e registados os conhecimentos adquiridos, também realizámos atividades práticas e atividades experimentais. Foram apresentadas as conclusões observadas pelo grupo e avaliado todo o projeto. Verificámos que o educador tem um papel fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Deve auscultar os interesses das crianças, e trabalhar no sentido de proporcionar à criança meios de pesquisa e experimentação, que a levem a tirar as suas próprias conclusões. No final do projeto assistimos a uma partilha dos conhecimentos adquiridos por parte das crianças com familiares, o que nos permitiu concluir que se as crianças forem envolvidas e responsabilizadas pelas suas aprendizagens, estarão muito mais motivadas para desenvolverem novas capacidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T14:49:05Z
2016-12-02T00:00:00Z
2016-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6985
url http://hdl.handle.net/10348/6985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137116750348288