A importância do trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre o lobo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ângela Isabel Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6799
Resumo: O presente relatório de estágio, essencial para obter o grau de mestre em Ensino de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever e refletir acerca do trabalho desenvolvido durante a prática pedagógica, realizada no Jardim de Infância Escola Básica Nº 2 de Vila Real. Contempla, de forma sucinta, o plano de estágio, que integra, por sua vez, os objetivos e a natureza do estágio. A turma onde foi implementado o estágio pedagógico era constituída por 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. O tema estudado foi o lobo e a metodologia utilizada foi a metodologia de projeto. Esta contemplou três fases, a saber: (a) a fase de arranque, em que as crianças foram auscultadas acerca das ideias prévias que tinham sobre o tema, acompanhado sempre por um registo escrito. Nesta fase registaram-se, ainda, as diferentes curiosidades das crianças e os meios para obter essas informações; (b) a fase da pesquisa, com recurso a estratégias múltiplas como a internet, livros da biblioteca e pesquisas em casa, com ajuda dos pais. Estas atividades práticas, para além dos objetivos de exploração e síntese de informação e interação com familiares, foram também imprescindíveis para ajudar as crianças a compreender melhor o tema a ser tratado; (c) na fase de conclusão, para finalizar, foi feita uma pequena apresentação dos conteúdos apreendidos ao longo de todo o projeto e foi também realizada a avaliação final do mesmo. Todas estas fases estão vertidas neste relatório que termina com uma breve reflexão final acerca da prática pedagógica desenvolvida. Com todo este trabalho, foi possível verificar a complexidade da tarefa de educar mas, ao mesmo tempo, a sua componente tão desafiante e estimulante no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das crianças, sendo que os seus interesses devem ser sempre o mote de qualquer plano de trabalho do(a) educador(a) pois trabalhar a curiosidade permite o seu estímulo e o desejo de conhecimento. No caso deste projeto em concreto, a avaliação final foi muito positiva. Com efeito, foi possível observar que grande parte dos conhecimentos transmitidos foi assimilada pelas crianças. Para além disso, o feedback dado por elas e pelos próprios pais superou as expectativas.
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Nesta fase registaram-se, ainda, as diferentes curiosidades das crianças e os meios para obter essas informações; (b) a fase da pesquisa, com recurso a estratégias múltiplas como a internet, livros da biblioteca e pesquisas em casa, com ajuda dos pais. Estas atividades práticas, para além dos objetivos de exploração e síntese de informação e interação com familiares, foram também imprescindíveis para ajudar as crianças a compreender melhor o tema a ser tratado; (c) na fase de conclusão, para finalizar, foi feita uma pequena apresentação dos conteúdos apreendidos ao longo de todo o projeto e foi também realizada a avaliação final do mesmo. Todas estas fases estão vertidas neste relatório que termina com uma breve reflexão final acerca da prática pedagógica desenvolvida. Com todo este trabalho, foi possível verificar a complexidade da tarefa de educar mas, ao mesmo tempo, a sua componente tão desafiante e estimulante no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das crianças, sendo que os seus interesses devem ser sempre o mote de qualquer plano de trabalho do(a) educador(a) pois trabalhar a curiosidade permite o seu estímulo e o desejo de conhecimento. No caso deste projeto em concreto, a avaliação final foi muito positiva. Com efeito, foi possível observar que grande parte dos conhecimentos transmitidos foi assimilada pelas crianças. Para além disso, o feedback dado por elas e pelos próprios pais superou as expectativas.This internship report, essential to get the master's degree in Preschool Education and in basic education, aims to describe and reflect on the work carried out during the pedagogical practice, held in Jardim de Infância Escola Básica Nº 2 de Vila Real. It briefly includes the internship plan, which includes, in turn, its objectives and its nature. The class in which it was implemented the teaching training consisted of 25 children, aged from 3 to 6 years old. The studied subject was the wolf and the methodology used was the project approach. It included three steps, namely: (a) start-up, when children were auscultated about the previous ideas they had on the subject, accompanied always by a written record. At this stage it is also essential to register the children’s different curiosities and the means to obtain such information; (b) the research phase, using multiple strategies such as the Internet, library books and research at home, with help from parents. These practical activities, besides promoting exploration, information synthesis and interaction with family members, are also essential to help children to actually get a better understanding and knowledge about the subject. (c) in the final phase, a short presentation of the contents seized throughout the project was made and was also performed a project evaluation assessment. All these phases are written in this report that ends with a brief final reflection about the teaching training carried out. With all this work, we found that the task of educating is very complex but also challenging and stimulating regarding children’s learning process. In fact their interests must always be the motto of any educator’s work plan as it promotes stimuli and knowledge’s desire. In the case of this project in concrete, the final evaluation was very positive. Indeed, transmitted knowledge was mostly assimilated by children. In addition, the feedback given by them and by their parents exceeded expectations.2016-11-10T14:50:49Z2016-11-10T00:00:00Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6799porMiranda, Ângela Isabel Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:40.782910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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