Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diana Heloísa Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7327
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio, intitulado “Linguagem oral e abordagem à escrita na Educação pré-escolar: A importância das histórias.” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte remete para as práticas realizadas ao longo das PES (Práticas de Ensino Supervisionadas) e inclui uma contextualização dos estágios realizados, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas no decorrer desta. A segunda parte referese ao projeto de investigação que assenta na questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”. A investigação de índole qualitativa recorreu a um estudo de caso de natureza exploratória e, com vista ao suporte da análise qualitativa, o inquérito por questionário e por entrevista. Para desenvolver a presente investigação e dar resposta à questão problema, foram selecionadas como participantes todas as 25 crianças da Educação Pré-Escolar de uma IPSS do concelho de Viseu, do ano letivo 2021/2022; 10 crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB; e 10 Encarregados de Educação de crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB. Com as atividades e ações, desta investigação, foi possível compreender que o facto de envolver as crianças em rotinas das quais fazem parte histórias, livros, biblioteca, etc., as beneficia no desenvolvimento da leitura e da escrita; e verificou-se uma relação positiva entre o contacto precoce com a literatura e o desenvolvimento de comportamentos literácitos. Em resposta à questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”, foi possível aferir que o contacto das crianças com as histórias apresenta uma relação positiva com o desenvolvimento da leitura e da escrita.
id RCAP_504f0f4c2dea9790412b8b96ea083e0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das históriasEducação Pré-EscolarLinguagem Oral e Abordagem à EscritaLiteraciaHistórias1.º Ciclo do Ensino BásicoEarly Childhood Educationoral language and approach to writingLiteracyStories1st Cycle of Basic EducationO presente Relatório Final de Estágio, intitulado “Linguagem oral e abordagem à escrita na Educação pré-escolar: A importância das histórias.” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte remete para as práticas realizadas ao longo das PES (Práticas de Ensino Supervisionadas) e inclui uma contextualização dos estágios realizados, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas no decorrer desta. A segunda parte referese ao projeto de investigação que assenta na questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”. A investigação de índole qualitativa recorreu a um estudo de caso de natureza exploratória e, com vista ao suporte da análise qualitativa, o inquérito por questionário e por entrevista. Para desenvolver a presente investigação e dar resposta à questão problema, foram selecionadas como participantes todas as 25 crianças da Educação Pré-Escolar de uma IPSS do concelho de Viseu, do ano letivo 2021/2022; 10 crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB; e 10 Encarregados de Educação de crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB. Com as atividades e ações, desta investigação, foi possível compreender que o facto de envolver as crianças em rotinas das quais fazem parte histórias, livros, biblioteca, etc., as beneficia no desenvolvimento da leitura e da escrita; e verificou-se uma relação positiva entre o contacto precoce com a literatura e o desenvolvimento de comportamentos literácitos. Em resposta à questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”, foi possível aferir que o contacto das crianças com as histórias apresenta uma relação positiva com o desenvolvimento da leitura e da escrita.This Final Internship Report, entitled "Oral language and writing approach in preschool education: the importance of stories" is part of the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Teaching. The first part refers to the practices carried out during the PES (Supervised Teaching Practice) and includes a contextualization of the internships, as well as a critical appraisal of the skills developed during the internship. The second part refers to the research project based on the question-problem "What is the importance of children's contact with stories, throughout Kindergarten, for the development of literacy behaviors? The qualitative research used an exploratory case study and, in order to support the qualitative analysis, a questionnaire and an interview. To develop this research and answer the problem, we selected as participants all 25 children in Pre-School Education of an IPSS in the municipality of Viseu, from the 2021/2022 school year; 10 children who attended the IPSS and who were in the 1st cycle of basic education; and 10 parents of children who attended the IPSS and who were in the 1st cycle of basic education. With the activities and actions of this research, it was possible to understand that involving children in routines that include stories, books, library, etc., benefits them in the development of reading and writing; and there was a positive relationship between early contact with literature and the development of literacy behaviors. In response to the question-problem "What is the importance of children's contact with stories, throughout Kindergarten, for the development of literacy behaviors?", it was possible to ascertain that children's contact with stories presents a positive relationship with the development of reading and writing.Silva, Ana IsabelLopes, Fernando AlexandreRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Diana Heloísa Amaral2022-09-05T13:40:15Z2022-07-272022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7327TID:203057180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:29Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:04.298233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
title Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
spellingShingle Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
Almeida, Diana Heloísa Amaral
Educação Pré-Escolar
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Literacia
Histórias
1.º Ciclo do Ensino Básico
Early Childhood Education
oral language and approach to writing
Literacy
Stories
1st Cycle of Basic Education
title_short Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
title_full Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
title_fullStr Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
title_full_unstemmed Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
title_sort Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
author Almeida, Diana Heloísa Amaral
author_facet Almeida, Diana Heloísa Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Isabel
Lopes, Fernando Alexandre
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diana Heloísa Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Literacia
Histórias
1.º Ciclo do Ensino Básico
Early Childhood Education
oral language and approach to writing
Literacy
Stories
1st Cycle of Basic Education
topic Educação Pré-Escolar
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Literacia
Histórias
1.º Ciclo do Ensino Básico
Early Childhood Education
oral language and approach to writing
Literacy
Stories
1st Cycle of Basic Education
description O presente Relatório Final de Estágio, intitulado “Linguagem oral e abordagem à escrita na Educação pré-escolar: A importância das histórias.” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte remete para as práticas realizadas ao longo das PES (Práticas de Ensino Supervisionadas) e inclui uma contextualização dos estágios realizados, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas no decorrer desta. A segunda parte referese ao projeto de investigação que assenta na questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”. A investigação de índole qualitativa recorreu a um estudo de caso de natureza exploratória e, com vista ao suporte da análise qualitativa, o inquérito por questionário e por entrevista. Para desenvolver a presente investigação e dar resposta à questão problema, foram selecionadas como participantes todas as 25 crianças da Educação Pré-Escolar de uma IPSS do concelho de Viseu, do ano letivo 2021/2022; 10 crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB; e 10 Encarregados de Educação de crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB. Com as atividades e ações, desta investigação, foi possível compreender que o facto de envolver as crianças em rotinas das quais fazem parte histórias, livros, biblioteca, etc., as beneficia no desenvolvimento da leitura e da escrita; e verificou-se uma relação positiva entre o contacto precoce com a literatura e o desenvolvimento de comportamentos literácitos. Em resposta à questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”, foi possível aferir que o contacto das crianças com as histórias apresenta uma relação positiva com o desenvolvimento da leitura e da escrita.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05T13:40:15Z
2022-07-27
2022-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7327
TID:203057180
url http://hdl.handle.net/10400.19/7327
identifier_str_mv TID:203057180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130921798991872