Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Paula Neto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7713
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo, afigurando-se como um requisito fundamental para a obtenção do grau de mestre. O mesmo espelha o percurso trilhado pela professora estagiária, que atendeu a um quadro teórico-legal e a uma análise criteriosa e cuidada dos contextos educativos onde esteve inserida, permitindo-lhe aprofundar os seus saberes e agir de forma mais informada num contexto educativo de especial complexidade. A metodologia de investigação-ação palmilhou toda a prática pedagógica da formanda, através de uma espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, promotoras do desenvolvimento da profissionalidade docente. Não obstante, a supervisão apresentou-se como um momento de excelência de crescimento pessoal e profissional, uma vez que promoveu o desenvolvimento de uma postura reflexiva e autocrítica na professora estagiária, motivada por momentos de reflexão partilhada. Ao longo desta jornada foram cruciais os contributos dados pelo par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais, com vista ao aperfeiçoamento das práticas e à adoção de estratégias de trabalho inovadoras, assentes no modelo socio construtivista do conhecimento. A escrita deste documento encerra o ciclo de formação inicial, estando a mestranda consciente de que o processo de crescimento se irá prolongar ao longo da sua vida, de modo a desenvolver práticas mais ricas e significativas, promotoras do desenvolvimento integral e integrado dos educandos, preparando-os para a vida em sociedade. Palavras-chave: prática de ensino supervisionada; desenvolvimento profissional; reflexão; trabalho colaborativo.
id RCAP_007bc8f0e905e30410d436f2bc6dfb02
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPrática de ensino supervisionadaDesenvolvimento profissionalReflexãoTrabalho colaborativoSupervised teaching practiceProfessional developmentReflectionCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo, afigurando-se como um requisito fundamental para a obtenção do grau de mestre. O mesmo espelha o percurso trilhado pela professora estagiária, que atendeu a um quadro teórico-legal e a uma análise criteriosa e cuidada dos contextos educativos onde esteve inserida, permitindo-lhe aprofundar os seus saberes e agir de forma mais informada num contexto educativo de especial complexidade. A metodologia de investigação-ação palmilhou toda a prática pedagógica da formanda, através de uma espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, promotoras do desenvolvimento da profissionalidade docente. Não obstante, a supervisão apresentou-se como um momento de excelência de crescimento pessoal e profissional, uma vez que promoveu o desenvolvimento de uma postura reflexiva e autocrítica na professora estagiária, motivada por momentos de reflexão partilhada. Ao longo desta jornada foram cruciais os contributos dados pelo par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais, com vista ao aperfeiçoamento das práticas e à adoção de estratégias de trabalho inovadoras, assentes no modelo socio construtivista do conhecimento. A escrita deste documento encerra o ciclo de formação inicial, estando a mestranda consciente de que o processo de crescimento se irá prolongar ao longo da sua vida, de modo a desenvolver práticas mais ricas e significativas, promotoras do desenvolvimento integral e integrado dos educandos, preparando-os para a vida em sociedade. Palavras-chave: prática de ensino supervisionada; desenvolvimento profissional; reflexão; trabalho colaborativo.This internship report was written as part of the curricular unit Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, included in the curriculum of the Master Course in the Teaching of 1st and 2nd Cycle of Basic Education, and is thus as a fundamental requirement for obtaining a master's degree. The same reflects the path trodden by the trainee teacher who attended a theoretical framework and a thorough and careful analysis of educational contexts where she was inserted, allowing her to deepen her knowledge and to act in a more informed manner in an educational setting of special complexity. The research-action methodology trod all the pedagogical practice of the trainee through a cyclical spiral of observation, planning, action and reflection, promoting the development of the teaching profession. Nevertheless, the supervision was presented as a time of personal growth and professional excellence, since it promoted the development of a reflexive posture and self-criticism on the trainee teacher, motivated by of shared reflection moments. Along this journey, the contributions made by the pedagogical pair were crucial, cooperating advisors and institutional supervisors with a view to improving practices and the adoption of innovative work strategies, based on social constructivist model of knowledge. The script of this document encloses the initial training cycle and the master student is conscious that the growth process will continue throughout their lives in order to develop more rich and meaningful practices, promoters of the comprehensive and integrated development of students, preparing them to live in society. Key words: supervised teaching practice; professional development; reflection; collaborative work.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Ana Paula Neto2016-02-20T12:48:11Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7713TID:201143046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:08.169393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
spellingShingle Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Martins, Ana Paula Neto
Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Trabalho colaborativo
Supervised teaching practice
Professional development
Reflection
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_fullStr Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_sort Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
author Martins, Ana Paula Neto
author_facet Martins, Ana Paula Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Paula Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Trabalho colaborativo
Supervised teaching practice
Professional development
Reflection
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Trabalho colaborativo
Supervised teaching practice
Professional development
Reflection
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo, afigurando-se como um requisito fundamental para a obtenção do grau de mestre. O mesmo espelha o percurso trilhado pela professora estagiária, que atendeu a um quadro teórico-legal e a uma análise criteriosa e cuidada dos contextos educativos onde esteve inserida, permitindo-lhe aprofundar os seus saberes e agir de forma mais informada num contexto educativo de especial complexidade. A metodologia de investigação-ação palmilhou toda a prática pedagógica da formanda, através de uma espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, promotoras do desenvolvimento da profissionalidade docente. Não obstante, a supervisão apresentou-se como um momento de excelência de crescimento pessoal e profissional, uma vez que promoveu o desenvolvimento de uma postura reflexiva e autocrítica na professora estagiária, motivada por momentos de reflexão partilhada. Ao longo desta jornada foram cruciais os contributos dados pelo par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais, com vista ao aperfeiçoamento das práticas e à adoção de estratégias de trabalho inovadoras, assentes no modelo socio construtivista do conhecimento. A escrita deste documento encerra o ciclo de formação inicial, estando a mestranda consciente de que o processo de crescimento se irá prolongar ao longo da sua vida, de modo a desenvolver práticas mais ricas e significativas, promotoras do desenvolvimento integral e integrado dos educandos, preparando-os para a vida em sociedade. Palavras-chave: prática de ensino supervisionada; desenvolvimento profissional; reflexão; trabalho colaborativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-20T12:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7713
TID:201143046
url http://hdl.handle.net/10400.22/7713
identifier_str_mv TID:201143046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377219665920