O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Viseu, Floriano, Ribeiro, António, Flores, Pablo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53677
Resumo: Este texto relata uma investigação realizada com o objetivo de conhecer como os professores portugueses, que ensinam Matemática, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior, recorrem ao humor nas suas aulas e por que razão o fazem. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de Portugal continental, tendo-se obtido 601 respostas. Os dados recolhidos foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitem concluir que os professores consideram o ensino da Matemática compatível com o uso do humor. Consistentemente com isso, os professores dizem utilizar regularmente o humor para ensinar Matemática, com a função primordial de criar um clima facilitador da aprendizagem (função afetiva), mas também com o objetivo de ensinar temas matemáticos (função cognitiva).
id RCAP_00ace65a88379f4cb12c97dc2c00aed7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemáticaPráticas letivas dos professoresEnsino da MatemáticaHumor instrucionalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste texto relata uma investigação realizada com o objetivo de conhecer como os professores portugueses, que ensinam Matemática, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior, recorrem ao humor nas suas aulas e por que razão o fazem. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de Portugal continental, tendo-se obtido 601 respostas. Os dados recolhidos foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitem concluir que os professores consideram o ensino da Matemática compatível com o uso do humor. Consistentemente com isso, os professores dizem utilizar regularmente o humor para ensinar Matemática, com a função primordial de criar um clima facilitador da aprendizagem (função afetiva), mas também com o objetivo de ensinar temas matemáticos (função cognitiva).This paper reports an investigation to know how Portuguese teachers, who teach mathematics, from primary to higher education, use humor in their classes and why they do it. For this, we applied a questionnaire to teachers of continental Portugal, having obtained 601 responses. The collected data were submitted to quantitative and qualitative analysis. The results show that teachers consider teaching mathematics compatible with the use of humor. Consistent with this, teachers say they regularly use humor to teach mathematics, with the primary goal of creating a climate that facilitates learning (affective function), but also for the purpose of teaching mathematical topics (cognitive function).Este trabalho inscreve-se no projeto HUMAT Humor in Mathematics Teaching (PROJ/CI&DETS/2015/005), financiado por fundos nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/Multi/04016/2016. Agradecemos adicionalmente ao Instituto Politécnico de Viseu e ao CI&DETS pelo apoio prestado.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoMenezes, LuísViseu, FlorianoRibeiro, AntónioFlores, Pablo20172017-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53677por978-972-8768-67-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:10:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:10:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
title O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
spellingShingle O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
Menezes, Luís
Práticas letivas dos professores
Ensino da Matemática
Humor instrucional
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
title_full O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
title_fullStr O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
title_sort O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Viseu, Floriano
Ribeiro, António
Flores, Pablo
author_role author
author2 Viseu, Floriano
Ribeiro, António
Flores, Pablo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Viseu, Floriano
Ribeiro, António
Flores, Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas letivas dos professores
Ensino da Matemática
Humor instrucional
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Práticas letivas dos professores
Ensino da Matemática
Humor instrucional
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este texto relata uma investigação realizada com o objetivo de conhecer como os professores portugueses, que ensinam Matemática, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior, recorrem ao humor nas suas aulas e por que razão o fazem. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de Portugal continental, tendo-se obtido 601 respostas. Os dados recolhidos foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitem concluir que os professores consideram o ensino da Matemática compatível com o uso do humor. Consistentemente com isso, os professores dizem utilizar regularmente o humor para ensinar Matemática, com a função primordial de criar um clima facilitador da aprendizagem (função afetiva), mas também com o objetivo de ensinar temas matemáticos (função cognitiva).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53677
url http://hdl.handle.net/1822/53677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8768-67-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544541842964480