O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53677 |
Resumo: | Este texto relata uma investigação realizada com o objetivo de conhecer como os professores portugueses, que ensinam Matemática, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior, recorrem ao humor nas suas aulas e por que razão o fazem. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de Portugal continental, tendo-se obtido 601 respostas. Os dados recolhidos foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitem concluir que os professores consideram o ensino da Matemática compatível com o uso do humor. Consistentemente com isso, os professores dizem utilizar regularmente o humor para ensinar Matemática, com a função primordial de criar um clima facilitador da aprendizagem (função afetiva), mas também com o objetivo de ensinar temas matemáticos (função cognitiva). |
id |
RCAP_00ace65a88379f4cb12c97dc2c00aed7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemáticaPráticas letivas dos professoresEnsino da MatemáticaHumor instrucionalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste texto relata uma investigação realizada com o objetivo de conhecer como os professores portugueses, que ensinam Matemática, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior, recorrem ao humor nas suas aulas e por que razão o fazem. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de Portugal continental, tendo-se obtido 601 respostas. Os dados recolhidos foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitem concluir que os professores consideram o ensino da Matemática compatível com o uso do humor. Consistentemente com isso, os professores dizem utilizar regularmente o humor para ensinar Matemática, com a função primordial de criar um clima facilitador da aprendizagem (função afetiva), mas também com o objetivo de ensinar temas matemáticos (função cognitiva).This paper reports an investigation to know how Portuguese teachers, who teach mathematics, from primary to higher education, use humor in their classes and why they do it. For this, we applied a questionnaire to teachers of continental Portugal, having obtained 601 responses. The collected data were submitted to quantitative and qualitative analysis. The results show that teachers consider teaching mathematics compatible with the use of humor. Consistent with this, teachers say they regularly use humor to teach mathematics, with the primary goal of creating a climate that facilitates learning (affective function), but also for the purpose of teaching mathematical topics (cognitive function).Este trabalho inscreve-se no projeto HUMAT Humor in Mathematics Teaching (PROJ/CI&DETS/2015/005), financiado por fundos nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/Multi/04016/2016. Agradecemos adicionalmente ao Instituto Politécnico de Viseu e ao CI&DETS pelo apoio prestado.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoMenezes, LuísViseu, FlorianoRibeiro, AntónioFlores, Pablo20172017-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53677por978-972-8768-67-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:10:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:10:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
title |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
spellingShingle |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática Menezes, Luís Práticas letivas dos professores Ensino da Matemática Humor instrucional Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
title_full |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
title_fullStr |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
title_full_unstemmed |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
title_sort |
O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática |
author |
Menezes, Luís |
author_facet |
Menezes, Luís Viseu, Floriano Ribeiro, António Flores, Pablo |
author_role |
author |
author2 |
Viseu, Floriano Ribeiro, António Flores, Pablo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Luís Viseu, Floriano Ribeiro, António Flores, Pablo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas letivas dos professores Ensino da Matemática Humor instrucional Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Práticas letivas dos professores Ensino da Matemática Humor instrucional Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este texto relata uma investigação realizada com o objetivo de conhecer como os professores portugueses, que ensinam Matemática, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior, recorrem ao humor nas suas aulas e por que razão o fazem. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de Portugal continental, tendo-se obtido 601 respostas. Os dados recolhidos foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados permitem concluir que os professores consideram o ensino da Matemática compatível com o uso do humor. Consistentemente com isso, os professores dizem utilizar regularmente o humor para ensinar Matemática, com a função primordial de criar um clima facilitador da aprendizagem (função afetiva), mas também com o objetivo de ensinar temas matemáticos (função cognitiva). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/53677 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/53677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-8768-67-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática (APM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática (APM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544541842964480 |