A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiras, Elsa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Artur, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
Resumo: Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.
id RCAP_010eec6163b85a36501d26fcd6641524
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativasVoz dos alunosParticipaçãoInclusãoEscolaAdapatações Curriculares significativasDar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.Revista Portuguesa de Investigação Educacional2022-11-16T15:47:34Z2022-11-162022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684http://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684por1-212182-4614https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684Revista Portuguesa de Investigação Educacional23elsabarreiras@gmail.comaartur@uevora.pt229Barreiras, ElsaArtur, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:44.826471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
spellingShingle A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
Barreiras, Elsa
Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
title_short A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_full A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_fullStr A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_full_unstemmed A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_sort A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
author Barreiras, Elsa
author_facet Barreiras, Elsa
Artur, Ana
author_role author
author2 Artur, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiras, Elsa
Artur, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
topic Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
description Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16T15:47:34Z
2022-11-16
2022-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
url http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1-21
2182-4614
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684
Revista Portuguesa de Investigação Educacional
23
elsabarreiras@gmail.com
aartur@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136699020738560