A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiras, Elsa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Artur, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
Resumo: Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.
id RCAP_010eec6163b85a36501d26fcd6641524
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativasVoz dos alunosParticipaçãoInclusãoEscolaAdapatações Curriculares significativasDar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.Revista Portuguesa de Investigação Educacional2022-11-16T15:47:34Z2022-11-162022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684http://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684por1-212182-4614https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684Revista Portuguesa de Investigação Educacional23elsabarreiras@gmail.comaartur@uevora.pt229Barreiras, ElsaArtur, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:44.826471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
spellingShingle A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
Barreiras, Elsa
Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
Barreiras, Elsa
Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
title_short A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_full A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_fullStr A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_full_unstemmed A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
title_sort A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
author Barreiras, Elsa
author_facet Barreiras, Elsa
Barreiras, Elsa
Artur, Ana
Artur, Ana
author_role author
author2 Artur, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiras, Elsa
Artur, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
topic Voz dos alunos
Participação
Inclusão
Escola
Adapatações Curriculares significativas
description Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16T15:47:34Z
2022-11-16
2022-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
url http://hdl.handle.net/10174/32724
https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1-21
2182-4614
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684
Revista Portuguesa de Investigação Educacional
23
elsabarreiras@gmail.com
aartur@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822234636665749504
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684