A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
Resumo: | Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares. |
id |
RCAP_010eec6163b85a36501d26fcd6641524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativasVoz dos alunosParticipaçãoInclusãoEscolaAdapatações Curriculares significativasDar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.Revista Portuguesa de Investigação Educacional2022-11-16T15:47:34Z2022-11-162022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684http://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684por1-212182-4614https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684Revista Portuguesa de Investigação Educacional23elsabarreiras@gmail.comaartur@uevora.pt229Barreiras, ElsaArtur, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:44.826471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
spellingShingle |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas Barreiras, Elsa Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas Barreiras, Elsa Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
title_short |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_full |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_fullStr |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_full_unstemmed |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_sort |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
author |
Barreiras, Elsa |
author_facet |
Barreiras, Elsa Barreiras, Elsa Artur, Ana Artur, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Artur, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiras, Elsa Artur, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
topic |
Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
description |
Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16T15:47:34Z 2022-11-16 2022-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1-21 2182-4614 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684 Revista Portuguesa de Investigação Educacional 23 elsabarreiras@gmail.com aartur@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822234636665749504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |