A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
Resumo: | Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares. |
id |
RCAP_010eec6163b85a36501d26fcd6641524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativasVoz dos alunosParticipaçãoInclusãoEscolaAdapatações Curriculares significativasDar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares.Revista Portuguesa de Investigação Educacional2022-11-16T15:47:34Z2022-11-162022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684http://hdl.handle.net/10174/32724https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684por1-212182-4614https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684Revista Portuguesa de Investigação Educacional23elsabarreiras@gmail.comaartur@uevora.pt229Barreiras, ElsaArtur, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:44.826471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
spellingShingle |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas Barreiras, Elsa Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
title_short |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_full |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_fullStr |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_full_unstemmed |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
title_sort |
A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
author |
Barreiras, Elsa |
author_facet |
Barreiras, Elsa Artur, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Artur, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiras, Elsa Artur, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
topic |
Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
description |
Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16T15:47:34Z 2022-11-16 2022-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32724 https://doi.org/Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1-21 2182-4614 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684 Revista Portuguesa de Investigação Educacional 23 elsabarreiras@gmail.com aartur@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136699020738560 |