Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Tiago Samuel Lourenço da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23352
Resumo: A presente dissertação procura contribuir para o corpo de conhecimento do Controlo de Gestão, averiguando como este contribui para o comportamento dos colaboradores na percussão dos objetivos estratégicos da Melisauto, organização alvo de estudo, e posteriormente realizar recomendações de forma a melhorar este importante processo. O Controlo de Gestão é um tema que tem, cada vez mais, captado a atenção das empresas e do mundo académico. A globalização dos mercados e a sua consequente competitividade faz com que as empresas para se tornarem mais competitivas procurem métodos e processos mais eficientes e eficazes. Este trabalho de investigação é composto por duas partes. A primeira é o estado da arte na qual foram revistos os principais autores sobre o tema donde emergiu uma definição do conceito Controlo de Gestão como um processo com o intuito de implementar a estratégia e influenciar o comportamento dos seus colaboradores através da congruência dos objetivos gerais da empresa com os objetivos individuais de cada colaborador. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, um estudo empírico qualitativo com a realização de um estudo de caso à Melisauto, uma empresa a atuar no mercado automóvel e representante da marca Toyota. Foi possível apurar que a empresa consegue, com relativo sucesso, combinar um Sistema de Gestão por Objetivos, aproveitando indicadores impostos pela Toyota para realizar um conjunto de objetivos misto, com o seu Sistema de Gestão da Qualidade para controlar e guiar os seus departamentos operacionais: Comercial e Após-Venda. No entanto, foi detetado que não há uma estratégia formal a longo-prazo, deixando-se guiar pela marca e que a principal proposta de valor da empresa, aposta na diferenciação pela qualidade e satisfação do cliente, entra em conflito, em alguns casos, com outros indicadores.
id RCAP_01a5521c20f39159030ad0f28de26753
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvelControlo de GestãoGestão da QualidadeBalanced ScorecardGestão por ObjetivosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação procura contribuir para o corpo de conhecimento do Controlo de Gestão, averiguando como este contribui para o comportamento dos colaboradores na percussão dos objetivos estratégicos da Melisauto, organização alvo de estudo, e posteriormente realizar recomendações de forma a melhorar este importante processo. O Controlo de Gestão é um tema que tem, cada vez mais, captado a atenção das empresas e do mundo académico. A globalização dos mercados e a sua consequente competitividade faz com que as empresas para se tornarem mais competitivas procurem métodos e processos mais eficientes e eficazes. Este trabalho de investigação é composto por duas partes. A primeira é o estado da arte na qual foram revistos os principais autores sobre o tema donde emergiu uma definição do conceito Controlo de Gestão como um processo com o intuito de implementar a estratégia e influenciar o comportamento dos seus colaboradores através da congruência dos objetivos gerais da empresa com os objetivos individuais de cada colaborador. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, um estudo empírico qualitativo com a realização de um estudo de caso à Melisauto, uma empresa a atuar no mercado automóvel e representante da marca Toyota. Foi possível apurar que a empresa consegue, com relativo sucesso, combinar um Sistema de Gestão por Objetivos, aproveitando indicadores impostos pela Toyota para realizar um conjunto de objetivos misto, com o seu Sistema de Gestão da Qualidade para controlar e guiar os seus departamentos operacionais: Comercial e Após-Venda. No entanto, foi detetado que não há uma estratégia formal a longo-prazo, deixando-se guiar pela marca e que a principal proposta de valor da empresa, aposta na diferenciação pela qualidade e satisfação do cliente, entra em conflito, em alguns casos, com outros indicadores.The dissertation seeks to contribute to the academic knowledge of the Management Control. The purpose was to find how Management Control contributes to the behaviour of employees in the drive of the strategic objectives of Melisauto, the organization under study, and then make recommendations to improve this important process. Management Control is a topic that has increasingly captured the attention of companies worldwide and the academic world. The globalization of markets and their consequent competitiveness means that companies to become more competitive must seek more efficient and effective methods and processes. This dissertation is composed of two parts. The first is the state of the art, in which the main authors were reviewed on the theme from which emerged a definition of the concept of Management Control as a process with the purpose of implementing the strategy and influencing the behaviour of its employees through the congruence of the general objectives of the company with the individual objectives of each employee. In the second stage, the collection of case study evidence, a qualitative empirical study to Melisauto, a company in the automobile market and representative of the Toyota brand. It was possible to verify that the company is able to combine a Management System by Objectives, taking advantage of indicators imposed by Toyota to achieve a mixed set of objectives, with its Quality Management System to control and guide its operational departments: Commercial and After-Sales. However, it was found that there is no long-term formal strategy, letting itself be guided by the brand and that the company's main value proposition is differentiation for quality and customer satisfaction, which, in some cases, conflicts with other indicators.Pimentel, LuísRepositório ComumDias, Tiago Samuel Lourenço da Costa2018-07-20T16:07:52Z2018-07-172018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23352TID:201953528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:08.750314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
title Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
spellingShingle Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
Dias, Tiago Samuel Lourenço da Costa
Controlo de Gestão
Gestão da Qualidade
Balanced Scorecard
Gestão por Objetivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
title_full Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
title_fullStr Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
title_full_unstemmed Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
title_sort Controlo de Gestão: estudo de caso de um concessionário no ramo automóvel
author Dias, Tiago Samuel Lourenço da Costa
author_facet Dias, Tiago Samuel Lourenço da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Luís
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Tiago Samuel Lourenço da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Controlo de Gestão
Gestão da Qualidade
Balanced Scorecard
Gestão por Objetivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Controlo de Gestão
Gestão da Qualidade
Balanced Scorecard
Gestão por Objetivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação procura contribuir para o corpo de conhecimento do Controlo de Gestão, averiguando como este contribui para o comportamento dos colaboradores na percussão dos objetivos estratégicos da Melisauto, organização alvo de estudo, e posteriormente realizar recomendações de forma a melhorar este importante processo. O Controlo de Gestão é um tema que tem, cada vez mais, captado a atenção das empresas e do mundo académico. A globalização dos mercados e a sua consequente competitividade faz com que as empresas para se tornarem mais competitivas procurem métodos e processos mais eficientes e eficazes. Este trabalho de investigação é composto por duas partes. A primeira é o estado da arte na qual foram revistos os principais autores sobre o tema donde emergiu uma definição do conceito Controlo de Gestão como um processo com o intuito de implementar a estratégia e influenciar o comportamento dos seus colaboradores através da congruência dos objetivos gerais da empresa com os objetivos individuais de cada colaborador. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, um estudo empírico qualitativo com a realização de um estudo de caso à Melisauto, uma empresa a atuar no mercado automóvel e representante da marca Toyota. Foi possível apurar que a empresa consegue, com relativo sucesso, combinar um Sistema de Gestão por Objetivos, aproveitando indicadores impostos pela Toyota para realizar um conjunto de objetivos misto, com o seu Sistema de Gestão da Qualidade para controlar e guiar os seus departamentos operacionais: Comercial e Após-Venda. No entanto, foi detetado que não há uma estratégia formal a longo-prazo, deixando-se guiar pela marca e que a principal proposta de valor da empresa, aposta na diferenciação pela qualidade e satisfação do cliente, entra em conflito, em alguns casos, com outros indicadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20T16:07:52Z
2018-07-17
2018-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23352
TID:201953528
url http://hdl.handle.net/10400.26/23352
identifier_str_mv TID:201953528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135488376832000