Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, João Pedro Silvestre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70985
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
id RCAP_020d9a52bd9b76cbb6d3369e8b02e9e7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeirasSegurança rodoviáriaComportamento de peõesPassadeiraModelaçãoVelocidade média do peãoRoad safetyPedestrians behaviour ofCrosswalkModellingAverage pedestrian speedEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Planeamento e Infraestruturas de Transporte)A segurança rodoviária desempenha um papel crucial no dia-a-dia de qualquer ser humano. Para promover a segurança de todos os utentes das estradas é necessária uma estratégia baseada em estudos que visam o trinómio utilizador-veículo-infraestrutura. Atualmente, o foco está nos utilizadores vulneráveis com o estudo dos comportamentos e a transformação de hábitos sociais, com o propósito de diminuir a elevada sinistralidade rodoviária, e consequentemente melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral das populações. No presente trabalho, pretende-se identificar os fatores que influenciam o comportamento de peões no atravessamento de passadeiras não semaforizadas e, em primeiro lugar, identificar e estabelecer um protocolo de extração desses fatores com base na análise de imagens. Para isso, foram selecionados dois locais, em Braga e Guimarães, onde foram feitas gravações de vídeo. Após a adaptação do programa de análise de imagens Traffic Inteligence, extraíram-se dados relativos a peões e veículos, tais como trajetórias e velocidades, a partir dos quais se estabeleceu uma base de dados. A identificação dos fatores que influenciam o comportamento dos peões foi feita a partir da modelação da velocidade média dos peões, tendo sido desenvolvidos 5 modelos que consideram 3 momentos de um atravessamento: antes, durante, e depois do atravessamento. Um modelo contempla estes 3 momentos, outro considera os momentos antes e durante, e os restantes modelos compreendem cada momento separadamente. Na calibração dos modelos foi aplicada a técnica das Equações de Estimação Generalizadas (EEG). Os resultados demonstraram que há um conjunto de variáveis que têm impacto na velocidade média do peão, tais como, a velocidade média do veículo, a idade do peão, entre outros. Estes resultados vão ser utilizados na parametrização e validação de cenários virtuais dedicados ao estudo do comportamento dos peões em atravessamento que no futuro serão usados para definir o risco dos peões em atravessamento.Road safety plays a crucial role in day-to-day life activities. To promote the safety of all road users a strategy based on studies addressing the trinomial user-vehicle-infrastructure is needed. Currently, the focus is on vulnerable users with the study of the behaviours and the transformation of social habits, with the purpose of reducing the high number of fatalities on the road and consequently improving the quality of life and the general well-being of the populations. In the present work, it was intended to identify the factors that have influence on the behaviour of pedestrians crossing on non-signalized walkways and, firstly, to identify and establish a protocol of extraction of these factors based on image analysis. For this, two sites were selected, in Braga and Guimarães, where video recordings were made. After the adaption of the Traffic Intelligence image analysis program, pedestrian and vehicle data, such as trajectories and speeds, were extracted from which a database was established. The identification of the factors influencing the behaviour of pedestrians was based on the average speed of pedestrians modelling. Five models were developed considering 3 crossing moments: before, during, and after crossing. One model contemplates these three moments, another considers the moments before and during, and the other models treat each moment separately. In the calibration of the models, the Generalized Estimation Equations (EEG) technique was applied. The results showed that there is a set of variables that have an impact on the average pedestrian speed, such as the average vehicle speed, pedestrian age, among others. These results will be used in the parameterization and validation of virtual scenarios dedicated to the study of the behaviour of pedestrians when crossing that in the future will be used to define the risk of doing so.Este trabalho enquadra-se nas atividades do projeto de investigação AnPeB – Análise do comportamento de peões com base em ambientes simulados e sua incorporação na modelação de risco (PTDC/ECM-TRA/3568/2014), foi financiado no âmbito do projeto Promover a Produção Científica e Desenvolvimento Tecnológico e a Constituição de Redes Temáticas (3599-PPCDT) e comparticipado pelo Fundo Comunitário Europeu FEDER.Freitas, E. F.Costa, Jocilene OtíliaUniversidade do MinhoPimenta, João Pedro Silvestre20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70985por202634892info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:10.134367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
title Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
spellingShingle Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
Pimenta, João Pedro Silvestre
Segurança rodoviária
Comportamento de peões
Passadeira
Modelação
Velocidade média do peão
Road safety
Pedestrians behaviour of
Crosswalk
Modelling
Average pedestrian speed
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
title_full Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
title_fullStr Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
title_full_unstemmed Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
title_sort Identificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
author Pimenta, João Pedro Silvestre
author_facet Pimenta, João Pedro Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, E. F.
Costa, Jocilene Otília
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, João Pedro Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança rodoviária
Comportamento de peões
Passadeira
Modelação
Velocidade média do peão
Road safety
Pedestrians behaviour of
Crosswalk
Modelling
Average pedestrian speed
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Segurança rodoviária
Comportamento de peões
Passadeira
Modelação
Velocidade média do peão
Road safety
Pedestrians behaviour of
Crosswalk
Modelling
Average pedestrian speed
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/70985
url http://hdl.handle.net/1822/70985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202634892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132790509273088