O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3401
Resumo: O presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania.
id RCAP_026c4e82225c5149fb6b69decb8fae55
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animaçãoAprendizagem da leituraLeitura - Sala de aulaAnimação de leituraEscola inclusivaO presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania.Este estudio se divide en dos partes principales. En el primer discurso disertamos sobre la lectura y su importancia, cuyos lazos son inseparables con el desarrollo de la elaboración de discurso oral y escrito. Tratamos la animación de la lectura para fomentar el gusto para los libros y promocionar la participación de todos los estudiantes en términos de inclusión. En la parte empírica, con técnicas de la animación, recogemos las narrativas que cuya estructura ayuda a jerarquizar al discurso en la mente de los niños y, concomitantemente, desarrollar mecanismos de la comprensión del texto escrito que es dirigido los principios de la ciudadanía.The present study is divided in two basic parts. In the first one, we speak about the reading and its importance, whose bows are indissoluble with the development of the verbal speech and writing. We focus on the reading animation as methodology to foment the pleasure for reading books and to promote the participation of all the pupils in an inclusive perspective. In the empirical part, through animation techniques, we collect narratives whose structure helps to build up the mind speech of the children and, concomitantly, to develop mechanisms of comprehension of the written text to the principles of citizenship.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumGregório, Maria da Piedade Lucas Esteves2015-05-28T17:15:42Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.756240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
title O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
spellingShingle O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves
Aprendizagem da leitura
Leitura - Sala de aula
Animação de leitura
Escola inclusiva
title_short O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
title_full O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
title_fullStr O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
title_full_unstemmed O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
title_sort O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
author Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves
author_facet Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Leitura - Sala de aula
Animação de leitura
Escola inclusiva
topic Aprendizagem da leitura
Leitura - Sala de aula
Animação de leitura
Escola inclusiva
description O presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2009-01-01T00:00:00Z
2015-05-28T17:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3401
url http://hdl.handle.net/10400.6/3401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345471320064