O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3401 |
Resumo: | O presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania. |
id |
RCAP_026c4e82225c5149fb6b69decb8fae55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3401 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animaçãoAprendizagem da leituraLeitura - Sala de aulaAnimação de leituraEscola inclusivaO presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania.Este estudio se divide en dos partes principales. En el primer discurso disertamos sobre la lectura y su importancia, cuyos lazos son inseparables con el desarrollo de la elaboración de discurso oral y escrito. Tratamos la animación de la lectura para fomentar el gusto para los libros y promocionar la participación de todos los estudiantes en términos de inclusión. En la parte empírica, con técnicas de la animación, recogemos las narrativas que cuya estructura ayuda a jerarquizar al discurso en la mente de los niños y, concomitantemente, desarrollar mecanismos de la comprensión del texto escrito que es dirigido los principios de la ciudadanía.The present study is divided in two basic parts. In the first one, we speak about the reading and its importance, whose bows are indissoluble with the development of the verbal speech and writing. We focus on the reading animation as methodology to foment the pleasure for reading books and to promote the participation of all the pupils in an inclusive perspective. In the empirical part, through animation techniques, we collect narratives whose structure helps to build up the mind speech of the children and, concomitantly, to develop mechanisms of comprehension of the written text to the principles of citizenship.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumGregório, Maria da Piedade Lucas Esteves2015-05-28T17:15:42Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.756240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
title |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
spellingShingle |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves Aprendizagem da leitura Leitura - Sala de aula Animação de leitura Escola inclusiva |
title_short |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
title_full |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
title_fullStr |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
title_full_unstemmed |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
title_sort |
O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação |
author |
Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves |
author_facet |
Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da leitura Leitura - Sala de aula Animação de leitura Escola inclusiva |
topic |
Aprendizagem da leitura Leitura - Sala de aula Animação de leitura Escola inclusiva |
description |
O presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2009-01-01T00:00:00Z 2015-05-28T17:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3401 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345471320064 |