Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Mariana Borges Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36934
Resumo: O Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios.
id RCAP_02a68580a875d93e8220783611aac9a0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridadeExpressão PlásticaMatemáticaGeometria e MedidaPráticas InterdisciplinaresEnsino Básico 1º CicloO Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios.Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978-Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumDinis, Mariana Borges Ramos2021-07-02T09:09:52Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36934202734943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:10.268567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
title Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
spellingShingle Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
Dinis, Mariana Borges Ramos
Expressão Plástica
Matemática
Geometria e Medida
Práticas Interdisciplinares
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
title_full Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
title_fullStr Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
title_sort Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
author Dinis, Mariana Borges Ramos
author_facet Dinis, Mariana Borges Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978-
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Mariana Borges Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Plástica
Matemática
Geometria e Medida
Práticas Interdisciplinares
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Expressão Plástica
Matemática
Geometria e Medida
Práticas Interdisciplinares
Ensino Básico 1º Ciclo
description O Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02T09:09:52Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36934
202734943
url http://hdl.handle.net/10400.26/36934
identifier_str_mv 202734943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034662801408