Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36934 |
Resumo: | O Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios. |
id |
RCAP_02a68580a875d93e8220783611aac9a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36934 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridadeExpressão PlásticaMatemáticaGeometria e MedidaPráticas InterdisciplinaresEnsino Básico 1º CicloO Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios.Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978-Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumDinis, Mariana Borges Ramos2021-07-02T09:09:52Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36934202734943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:10.268567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
title |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade Dinis, Mariana Borges Ramos Expressão Plástica Matemática Geometria e Medida Práticas Interdisciplinares Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
title_full |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
title_sort |
Exploração de conceitos de geometria e medida através da expressão plástica: práticas Interdisciplinares no 4.º ano de escolaridade |
author |
Dinis, Mariana Borges Ramos |
author_facet |
Dinis, Mariana Borges Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Espada, Sílvia Maria de Deus, 1978- Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dinis, Mariana Borges Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão Plástica Matemática Geometria e Medida Práticas Interdisciplinares Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Expressão Plástica Matemática Geometria e Medida Práticas Interdisciplinares Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02T09:09:52Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36934 202734943 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36934 |
identifier_str_mv |
202734943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034662801408 |