Ludicidade na comunicação da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vagos, Filipe Manuel Dias
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4881
Resumo: A dissertação apresenta um estudo de caso, exploratório, qualitativo e compreensivo realizado num contexto situacional de aprendizagens extracurriculares mediatizadas por um artefacto fílmico de 3 dimensões. Demonstra como um médium de comunicação 3 dimensões promove o desenvolvimento da aprendizagem do conceito científico eclipse de um grupo de 39 sujeitos-alvo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Previamente identificados os pré-requisitos e as concepções que os sujeitosalvo possuíam acerca do conceito científico eclipse procedeu-se à intervenção mediatizada da comunicação dos conceitos científicos, tendo-se posteriormente avaliado, através da aplicação do instrumento-inquérito, que aprendizagens e que mudanças ocorreram nos modos de pensar dos sujeitosalvo da estratégia de comunicação e de experiência. Os resultados obtidos nos dois grupos diferenciam-se quanto: a) ao nível de conceptualização e b) da natureza da aprendizagem realizada e c) da estratégia da ludicidade do contexto situacional. Perante as diferenças encontradas nos resultados salienta-se a importância que o médium 3 dimensões pode representar junto dos sujeitos-alvo do estudo como promotor das aprendizagens científicas, mediatizadas em formato fílmico 3D, bem como a sua possível aplicação a outros contextos situacionais e sujeitos-alvo com diferenciada capacidade de abstracção e generalização.
id RCAP_02c95297c47d24ff3d6b28ec4589bd0e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ludicidade na comunicação da ciênciaEnsino das ciênciasComunicaçãoMeios audiovisuaisLudicidadeEstratégias de aprendizagemA dissertação apresenta um estudo de caso, exploratório, qualitativo e compreensivo realizado num contexto situacional de aprendizagens extracurriculares mediatizadas por um artefacto fílmico de 3 dimensões. Demonstra como um médium de comunicação 3 dimensões promove o desenvolvimento da aprendizagem do conceito científico eclipse de um grupo de 39 sujeitos-alvo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Previamente identificados os pré-requisitos e as concepções que os sujeitosalvo possuíam acerca do conceito científico eclipse procedeu-se à intervenção mediatizada da comunicação dos conceitos científicos, tendo-se posteriormente avaliado, através da aplicação do instrumento-inquérito, que aprendizagens e que mudanças ocorreram nos modos de pensar dos sujeitosalvo da estratégia de comunicação e de experiência. Os resultados obtidos nos dois grupos diferenciam-se quanto: a) ao nível de conceptualização e b) da natureza da aprendizagem realizada e c) da estratégia da ludicidade do contexto situacional. Perante as diferenças encontradas nos resultados salienta-se a importância que o médium 3 dimensões pode representar junto dos sujeitos-alvo do estudo como promotor das aprendizagens científicas, mediatizadas em formato fílmico 3D, bem como a sua possível aplicação a outros contextos situacionais e sujeitos-alvo com diferenciada capacidade de abstracção e generalização.The dissertation reports an exploratory, qualifying, comprehensive case study developed in a media learning context by means of a three-dimension film. It makes evident how a three-dimension medium promotes the development of learning of the scientific concept of “eclipse” in an extra-curricula real life context with a group of 39 individuals, aged between 10-12. The prerequirements and the concepts about “eclipse” were diagnosed in the individuals target about the scientific concept of “eclipse” and after that it happened the media presentation of the scientific concepts having been done the evaluation by a quest and documental analysis, the learning and the changes that occurred in the way of thinking of the individuals target of the presentation strategy and experience. The results of both groups were different in relation to: a) level of conceptualization; b) nature of the achieved learning; c) lucidity of strategy of the situation context. Face to the differences met in the results, it’s important to value what the three-dimension medium represents to the target of the study as the promoter of scientific learning, in film support, as well as the possible use with other publics, with different degrees of abstraction and generalization.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:26:21Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4881porVagos, Filipe Manuel Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:01Zoai:ria.ua.pt:10773/4881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:43.727282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade na comunicação da ciência
title Ludicidade na comunicação da ciência
spellingShingle Ludicidade na comunicação da ciência
Vagos, Filipe Manuel Dias
Ensino das ciências
Comunicação
Meios audiovisuais
Ludicidade
Estratégias de aprendizagem
title_short Ludicidade na comunicação da ciência
title_full Ludicidade na comunicação da ciência
title_fullStr Ludicidade na comunicação da ciência
title_full_unstemmed Ludicidade na comunicação da ciência
title_sort Ludicidade na comunicação da ciência
author Vagos, Filipe Manuel Dias
author_facet Vagos, Filipe Manuel Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vagos, Filipe Manuel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Comunicação
Meios audiovisuais
Ludicidade
Estratégias de aprendizagem
topic Ensino das ciências
Comunicação
Meios audiovisuais
Ludicidade
Estratégias de aprendizagem
description A dissertação apresenta um estudo de caso, exploratório, qualitativo e compreensivo realizado num contexto situacional de aprendizagens extracurriculares mediatizadas por um artefacto fílmico de 3 dimensões. Demonstra como um médium de comunicação 3 dimensões promove o desenvolvimento da aprendizagem do conceito científico eclipse de um grupo de 39 sujeitos-alvo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Previamente identificados os pré-requisitos e as concepções que os sujeitosalvo possuíam acerca do conceito científico eclipse procedeu-se à intervenção mediatizada da comunicação dos conceitos científicos, tendo-se posteriormente avaliado, através da aplicação do instrumento-inquérito, que aprendizagens e que mudanças ocorreram nos modos de pensar dos sujeitosalvo da estratégia de comunicação e de experiência. Os resultados obtidos nos dois grupos diferenciam-se quanto: a) ao nível de conceptualização e b) da natureza da aprendizagem realizada e c) da estratégia da ludicidade do contexto situacional. Perante as diferenças encontradas nos resultados salienta-se a importância que o médium 3 dimensões pode representar junto dos sujeitos-alvo do estudo como promotor das aprendizagens científicas, mediatizadas em formato fílmico 3D, bem como a sua possível aplicação a outros contextos situacionais e sujeitos-alvo com diferenciada capacidade de abstracção e generalização.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-12-27T15:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4881
url http://hdl.handle.net/10773/4881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137476027088896