Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18216 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o percurso formativo desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste documento evidencia-se a capacidade de mobilização e de construção de saberes teóricos,inerentes aos contextos educativos, Educação Pré-escolar e 1.º CEB, que fundamentam as práticas educativas e na construção de um perfil duplo de docência, conforme o Decreto-Lein.º 240/2001,de 30 de agosto. Assim, apresentam-se os saberes profissionais adquiridos e construídos na PES, num processo co construtivista de formação, que permitiram desenvolver representações sobre a docência que mostram que metodologicamente a criança tem um enfoque ativo e transformador da sua aprendizagem de modo holístico,pelo que a Metodologia de Trabalho de Projeto assumiu relevância na aprendizagem de modo colaborativa estimulando o querer saber, o saber-fazer e o saber ser, promovendo conhecimentos atitudes e valores que visam o desenvolvimento da autonomia, da resiliência, da autorregulação, do pensamento-crítico, e da criatividade assentes em momentos educativos lúdicos e significativos para as crianças. Para tal, foi imprescindível a aproximação ao processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação que fomentou uma atitude investigadora,crítica,e reflexiva na formação da mestranda,incorporando o trabalho colaborativo através de reflexões realizadas antes, durante, e após a ação. A PES constitui uma etapa crucial na formação inicial docente potenciando o desenvolvimento da tão necessária experiência,salientando a exigência que esta profissão pede e requer. |
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Relatório de EstágioFormação Inicial DocenteMetodologia de Trabalho de ProjetoPrática educativa supervisionadaTrabalho colaborativoTeacher TrainingThe Project Approach MethodologySupervised Educational PracticeCollaborative WorkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o percurso formativo desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste documento evidencia-se a capacidade de mobilização e de construção de saberes teóricos,inerentes aos contextos educativos, Educação Pré-escolar e 1.º CEB, que fundamentam as práticas educativas e na construção de um perfil duplo de docência, conforme o Decreto-Lein.º 240/2001,de 30 de agosto. Assim, apresentam-se os saberes profissionais adquiridos e construídos na PES, num processo co construtivista de formação, que permitiram desenvolver representações sobre a docência que mostram que metodologicamente a criança tem um enfoque ativo e transformador da sua aprendizagem de modo holístico,pelo que a Metodologia de Trabalho de Projeto assumiu relevância na aprendizagem de modo colaborativa estimulando o querer saber, o saber-fazer e o saber ser, promovendo conhecimentos atitudes e valores que visam o desenvolvimento da autonomia, da resiliência, da autorregulação, do pensamento-crítico, e da criatividade assentes em momentos educativos lúdicos e significativos para as crianças. Para tal, foi imprescindível a aproximação ao processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação que fomentou uma atitude investigadora,crítica,e reflexiva na formação da mestranda,incorporando o trabalho colaborativo através de reflexões realizadas antes, durante, e após a ação. A PES constitui uma etapa crucial na formação inicial docente potenciando o desenvolvimento da tão necessária experiência,salientando a exigência que esta profissão pede e requer.The current report seeks to present the educational journey developed on the curricular unit of Supervised Educational Practice (SEP) on the study programme belonging to the Masterdegree in Pre-School Education and Primary Education. This paper highlights the capacity of mobilization and construction of academic knowledge related to the schools settings, Pre school Edcucation and Primary Education, that underlie the educational actions and the construction of the dual profile teaching, according to the Law Decree n.º 240/2001, of 30 of august. Therefore are introduced the profissional knowledge acquired and constructed on the SEP,in a coconstructivisttraining, and that allowed to develop representations aboutthe teaching that show that methodologically the child has an active and transforming focus of its own learning holistically,that by The Project Approach Methodology assumed the relevance of the learning in a colaborative way stimulating the wanting to know, to the know-do, and the know how to be, promoting knowledge, attitudes, and values that aim to development of autonomy, resilience, autorregulation, criticai thinking, and creativity based upon playful and meaningful educational moments. To achieve this, it was essential the approach to the cyclic and dinamic process presented by Action-Research methodology that promoted a investigative,criticai, and reflective attitude in the educational of the master's student, emboding the collaborative work over reflections accomplished before, during,and after the action.The SEP constitutes a crucial phase in the initial teacher training enabling the development of the so much nedded experience, stressing the requirement that this profession asks and demands.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFaria, Inês de Freitas Machado2021-07-29T13:22:20Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18216TID:202776220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:48:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:47.520845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o percurso formativo desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste documento evidencia-se a capacidade de mobilização e de construção de saberes teóricos,inerentes aos contextos educativos, Educação Pré-escolar e 1.º CEB, que fundamentam as práticas educativas e na construção de um perfil duplo de docência, conforme o Decreto-Lein.º 240/2001,de 30 de agosto. Assim, apresentam-se os saberes profissionais adquiridos e construídos na PES, num processo co construtivista de formação, que permitiram desenvolver representações sobre a docência que mostram que metodologicamente a criança tem um enfoque ativo e transformador da sua aprendizagem de modo holístico,pelo que a Metodologia de Trabalho de Projeto assumiu relevância na aprendizagem de modo colaborativa estimulando o querer saber, o saber-fazer e o saber ser, promovendo conhecimentos atitudes e valores que visam o desenvolvimento da autonomia, da resiliência, da autorregulação, do pensamento-crítico, e da criatividade assentes em momentos educativos lúdicos e significativos para as crianças. Para tal, foi imprescindível a aproximação ao processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação que fomentou uma atitude investigadora,crítica,e reflexiva na formação da mestranda,incorporando o trabalho colaborativo através de reflexões realizadas antes, durante, e após a ação. A PES constitui uma etapa crucial na formação inicial docente potenciando o desenvolvimento da tão necessária experiência,salientando a exigência que esta profissão pede e requer. |
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