Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Inês de Freitas Machado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18216
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o percurso formativo desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste documento evidencia-se a capacidade de mobilização e de construção de saberes teóricos,inerentes aos contextos educativos, Educação Pré-escolar e 1.º CEB, que fundamentam as práticas educativas e na construção de um perfil duplo de docência, conforme o Decreto-Lein.º 240/2001,de 30 de agosto. Assim, apresentam-se os saberes profissionais adquiridos e construídos na PES, num processo co construtivista de formação, que permitiram desenvolver representações sobre a docência que mostram que metodologicamente a criança tem um enfoque ativo e transformador da sua aprendizagem de modo holístico,pelo que a Metodologia de Trabalho de Projeto assumiu relevância na aprendizagem de modo colaborativa estimulando o querer saber, o saber-fazer e o saber ser, promovendo conhecimentos atitudes e valores que visam o desenvolvimento da autonomia, da resiliência, da autorregulação, do pensamento-crítico, e da criatividade assentes em momentos educativos lúdicos e significativos para as crianças. Para tal, foi imprescindível a aproximação ao processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação que fomentou uma atitude investigadora,crítica,e reflexiva na formação da mestranda,incorporando o trabalho colaborativo através de reflexões realizadas antes, durante, e após a ação. A PES constitui uma etapa crucial na formação inicial docente potenciando o desenvolvimento da tão necessária experiência,salientando a exigência que esta profissão pede e requer.
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