A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12936 |
Resumo: | Relatório de Prática do Ensino Supervisionada II, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_03be306f2b8a2f8f39193a0720c24447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12936 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação FisícaAutoestimaCompetência motoraEducação físicaInfânciaAutoconceitoMotor competenceSelf-esteemSelf-conceptChildhoodPhysical educationRelatório de Prática do Ensino Supervisionada II, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no 2º CEB, assim como a apresentação da investigação que seria realizada no 1.º CEB. Os hábitos da sociedade encontram-se em constante mudança e são facilmente mutáveis com o passar do tempo. Mudam-se rotinas, estilos de vida, crenças, entre outros, devido à evolução dos tempos, da tecnologia e da quantidade de informação que vai sendo descoberta. Atualmente, a sociedade caracteriza-se, sobretudo, por apresentar, de igual modo, níveis bastante elevados de stress, por ter reduzido a prática de atividade física, baixa autoestima e, consequentemente isso, reflete-se numa população cada vez mais portadora de doenças associadas ao sedentarismo e também frágeis a nível psicológico. Desta forma, o presente estudo tinha como objetivo compreender o impacto que uma intervenção motora podia ter na competência motora e na autoestima em crianças. Posto isto, participariam duas turmas do 3.º ano, perfazendo um total de, relativamente, 40 crianças (apenas 25 do grupo de intervenção), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. O grupo de intervenção teria duas aulas de Educação física por semana, com a duração de 40 minutos cada. Estas crianças seriam avaliadas recorrendo ao Motor Competence Assessment, Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (2002), Children’s Attraction to Physical Activity Scale. Em relação à análise dos resultados, utilizar-se-ia o programa SPSS e aos testes Mann Whitney e Wilcoxon.ABSTRACT The present report emerges in the context of the Practice of Teaching Supervised II course subject, from the Master's degree in 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It includes the description, analysis and reflection on pedagogic practice, which was developed in the 2nd CEB, as well as the presentation of the investigation that would be carried out in the 1st CEB. Society's habits are in constant change and that change occurs thorugh time. Routines change, such as ways of life and beliefs, due to the evolution of times, technological advances and quantity of information that keeps being discovered. Nowadays, society is characterized, especially, by presenting, in an equal way, lifted up enough levels of stress due to the reduced the practice of physical activity, plus low self-esteem. Therefore, that reflects on a population more susceptible to diseases, in which people tend to be associated to a sedentary lifestyle and also present a more fragile psychological level. In this way, the present study focuses on understanding the impact of physical intervention in the physical ability and on the children's self-esteem, in comparison to a control group. Moreover, the analysis was supposed to include two groups of the 3rd grade, which is a total of, relatively, 40 children (only 25 belonging to the intervention group), with ages understood between the 8 and 10 years old. The intervention group would also include two classrooms of Physical Education a week, with the duration of 40 minutes each. These children would be evaluated under the Motor Competence Assessment scale of Self Esteem from Rosenberg (1965), the Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (2002), and the Children’s Attraction to Physical Activity Scale. Regarding the analysis of the results, there would be used the program SPSS as well as the Mann Whitney and Wilcoxon tests.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLuz, CarlosRCIPLSilva, Maria Nobre da2021-02-24T11:16:25Z2020-07-082020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12936TID:202628922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.219268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
title |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
spellingShingle |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca Silva, Maria Nobre da Autoestima Competência motora Educação física Infância Autoconceito Motor competence Self-esteem Self-concept Childhood Physical education |
title_short |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
title_full |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
title_fullStr |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
title_full_unstemmed |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
title_sort |
A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca |
author |
Silva, Maria Nobre da |
author_facet |
Silva, Maria Nobre da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz, Carlos RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Nobre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoestima Competência motora Educação física Infância Autoconceito Motor competence Self-esteem Self-concept Childhood Physical education |
topic |
Autoestima Competência motora Educação física Infância Autoconceito Motor competence Self-esteem Self-concept Childhood Physical education |
description |
Relatório de Prática do Ensino Supervisionada II, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 2020-07-08T00:00:00Z 2021-02-24T11:16:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12936 TID:202628922 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12936 |
identifier_str_mv |
TID:202628922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479741423616 |