Design de comunicação como ferramenta estratégica para o setor agroalimentar : caso de estudo - mel de Castelo Branco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8884 |
Resumo: | O presente projeto visa o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para uma marca do setor agroalimentar, tendo como caso de estudo a marca Mel de Castelo Branco. A investigação tem como objetivos demonstrar o contributo do Design de Comunicação no desenvolvimento de uma identidade e comunicação de uma marca, contribuir para a promoção da marca em estudo, bem como alcançar conhecimentos e resultados que possam auxiliar na implementação de estratégias de comunicação no setor agroalimentar. No decorrer da investigação foi aplicada uma metodologia mista, nãointervencionista e intervencionista. A metodologia não-intervencionista foi utilizada nos processos exploratórios de revisão da literatura, estudo de casos e caso de estudo. No que diz respeito à metodologia intervencionista foi aplicada no decorrer da investigação ativa, onde se analisaram e estruturaram informações recolhidas ao longo do projeto de forma a se alcançarem resultados gráficos e conclusões. Com a finalidade de se elaborar uma estratégia de comunicação pertinente para o Mel de Castelo Branco, efetuou-se a revisão da literatura considerando autores de referência dos vários temas pertinentes ao projeto, nomeadamente sobre: o Setor Apícola, Comunicação e Promoção, Identidade Visual, Gestão de Marca e Estratégias de Comunicação. Como forma de estudar o mercado e entender abordagens estratégicas de marcas estabelecidas, foram analisadas seis marcas de mel gourmet no estudo de casos, das quais, três nacionais e três internacionais. Foi ainda recolhida informação pertinente para o caso de estudo, a marca Meltagus e a submarca Mel de Castelo Branco. Em suma, o presente projeto pretende comprovar a importância do Design aliado a estratégias de comunicação na construção de uma identidade, na estruturação de uma comunicação forte e coesa, assim como na evolução da marca no mercado, contribuindo para a coerência entre a identidade visual e uma comunicação integrada. |
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Design de comunicação como ferramenta estratégica para o setor agroalimentar : caso de estudo - mel de Castelo BrancoDesign de comunicaçãoEstratégia de comunicaçãoIdentidade visualGestão de marcaSetor apícolaCommunication designCommunication strategiesVisual identityBrand managementBeekeeping sectorDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente projeto visa o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para uma marca do setor agroalimentar, tendo como caso de estudo a marca Mel de Castelo Branco. A investigação tem como objetivos demonstrar o contributo do Design de Comunicação no desenvolvimento de uma identidade e comunicação de uma marca, contribuir para a promoção da marca em estudo, bem como alcançar conhecimentos e resultados que possam auxiliar na implementação de estratégias de comunicação no setor agroalimentar. No decorrer da investigação foi aplicada uma metodologia mista, nãointervencionista e intervencionista. A metodologia não-intervencionista foi utilizada nos processos exploratórios de revisão da literatura, estudo de casos e caso de estudo. No que diz respeito à metodologia intervencionista foi aplicada no decorrer da investigação ativa, onde se analisaram e estruturaram informações recolhidas ao longo do projeto de forma a se alcançarem resultados gráficos e conclusões. Com a finalidade de se elaborar uma estratégia de comunicação pertinente para o Mel de Castelo Branco, efetuou-se a revisão da literatura considerando autores de referência dos vários temas pertinentes ao projeto, nomeadamente sobre: o Setor Apícola, Comunicação e Promoção, Identidade Visual, Gestão de Marca e Estratégias de Comunicação. Como forma de estudar o mercado e entender abordagens estratégicas de marcas estabelecidas, foram analisadas seis marcas de mel gourmet no estudo de casos, das quais, três nacionais e três internacionais. Foi ainda recolhida informação pertinente para o caso de estudo, a marca Meltagus e a submarca Mel de Castelo Branco. Em suma, o presente projeto pretende comprovar a importância do Design aliado a estratégias de comunicação na construção de uma identidade, na estruturação de uma comunicação forte e coesa, assim como na evolução da marca no mercado, contribuindo para a coerência entre a identidade visual e uma comunicação integrada.Abstract : This project aims to outline a communication strategy for a brand in the agro-food sector, having as case study the brand Mel de Castelo Branco. The research aims to demonstrate the contribution of Communication Design in the development of a brand identity and communication, contribute to the promotion of the brand under study, as well as to achieve knowledge and results that can help the implementation of communication strategies in the agri-food sector. During the course of the research, it was applied a mixed methodology, noninterventionist and interventionist. The non-interventionist methodology was used in the exploratory process of literature review, case studies and case study. As for the interventionist methodology, it was applied in the phase of active investigation, where information gathered throughout the project was analyzed and structured in order to reach graphic results and conclusions. With the purpose of developing a relevant communication strategy for the brand Mel de Castelo Branco, a literature review was carried out considering reference authors of the various themes relevant to the project, namely: the Beekeeping Sector, Communication and Promotion, Visual Identity, Brand Management and Communication Strategies. As a way to study the market and understand strategic approaches of established brands, six gourmet honey brands were analyzed in the case studies, three national and three international. Relevant information was also collected in the case study, about the brand Meltagus and the sub-brand Mel de Castelo Branco. In short, this project intends to prove the importance that Design allied to communication strategies has in building an identity, structuring a strong and cohesive communication, as well as in the evolution of the brand in the market, thus contributing to a coherence between visual identity and integrated communicationNeves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Catarina Isabel Afonso202220242027-02-15T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8884TID:203532279porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-02T01:45:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:35.568405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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