A utilização de narrativas transmedia na comunicação institucional: o caso de estudo da escola de línguas CJO Kontakt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Ana Rita Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23057
Resumo: No âmbito do estudo foi desenvolvida uma estratégia transmediática posteriormente aplicada na escola de línguas polaca CJO Kontakt. Esperava-se que a implementação desta narrativa Transmedia em contexto de institucional gerasse mais participação e interação na relação Instituição/público. Para tal, tentou-se compreender o fenómeno Transmedia Storytelling, a sua origem, essência e aplicabilidade, assim como analisar o poder do uso de narrativas na passagem de uma mensagem. Os avanços da tecnologia permitiram aprimorar os modos de comunicação fazendo com que hoje em dia novas alternativas de disseminação da mensagem emerjam. O Transmedia surge num momento em que as audiências sofrem uma metamorfose comportamental, incitando-as a participar e interagir com a mensagem num quadro comunicacional hipermediatizado. Ao longo da presente dissertação foi explorado o comportamento da Comunicação Institucional no panorama atual, com o objetivo de testar a sua permeabilidade ao fenómeno Transmedia. Para a realização deste trabalho de investigação, foi seguida a metodologia de investigação-desenvolvimento de cariz exploratório com base em métodos de análise mistos.
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