A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6027 |
Resumo: | Este trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT. |
id |
RCAP_3ddc784b365883643e7bc5f5f5b7dbca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6027 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunosEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAPLANEAMENTO CURRICULARAPRENDIZAGEMEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONCURRICULUM PLANNINGLEARNINGEste trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT.This research project is intended to reflect on the renewal of the board of school class as privileged moments of meeting for collaborative practices among teachers, aimed at management and appropriateness of the curricula of disciplines in the classes context. The underlying reflection on the career questioning, led to the identification of problem situation and formulation of the initial question: how to develop collaborative work of curriculum articulation between the disciplines of Physical and Chemical Sciences, Natural Sciences, Geography and Portuguese Language, which ensures the construction of the Class Project Curriculum / Draft Working Class, in a seventh year class? With this project we intend to examine the collaborative practices of curriculum articulation between the disciplines of Physical and Chemical Sciences, Natural Sciences, Geography and Portuguese Language, leading to the construction of the Class Project Curriculum / Draft Working Class, in a seventh year class. Content analysis of the interviews conducted, have revealed that the collaborative work of curriculum articulation is not implemented on the classes board. Based on the above, it is proposed as an intervention plan, a workshop training which aims to pedagogical supervision and collaborative work of curriculum articulation, constitute a living testimony of best practices within the class council leading to an advised Class Project Curriculum or Draft Working Class.2015-02-20T17:01:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6027TID:201329379porSilva, Fátima Maria Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:33.450866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
title |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
spellingShingle |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos Silva, Fátima Maria Ribeiro da EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES SUPERVISÃO PEDAGÓGICA PLANEAMENTO CURRICULAR APRENDIZAGEM EDUCATION PEDAGOGICAL SUPERVISION CURRICULUM PLANNING LEARNING |
title_short |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
title_full |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
title_fullStr |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
title_full_unstemmed |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
title_sort |
A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos |
author |
Silva, Fátima Maria Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Fátima Maria Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fátima Maria Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES SUPERVISÃO PEDAGÓGICA PLANEAMENTO CURRICULAR APRENDIZAGEM EDUCATION PEDAGOGICAL SUPERVISION CURRICULUM PLANNING LEARNING |
topic |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES SUPERVISÃO PEDAGÓGICA PLANEAMENTO CURRICULAR APRENDIZAGEM EDUCATION PEDAGOGICAL SUPERVISION CURRICULUM PLANNING LEARNING |
description |
Este trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-02-20T17:01:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6027 TID:201329379 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6027 |
identifier_str_mv |
TID:201329379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131212969672704 |