A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fátima Maria Ribeiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6027
Resumo: Este trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT.
id RCAP_3ddc784b365883643e7bc5f5f5b7dbca
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunosEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAPLANEAMENTO CURRICULARAPRENDIZAGEMEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONCURRICULUM PLANNINGLEARNINGEste trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT.This research project is intended to reflect on the renewal of the board of school class as privileged moments of meeting for collaborative practices among teachers, aimed at management and appropriateness of the curricula of disciplines in the classes context. The underlying reflection on the career questioning, led to the identification of problem situation and formulation of the initial question: how to develop collaborative work of curriculum articulation between the disciplines of Physical and Chemical Sciences, Natural Sciences, Geography and Portuguese Language, which ensures the construction of the Class Project Curriculum / Draft Working Class, in a seventh year class? With this project we intend to examine the collaborative practices of curriculum articulation between the disciplines of Physical and Chemical Sciences, Natural Sciences, Geography and Portuguese Language, leading to the construction of the Class Project Curriculum / Draft Working Class, in a seventh year class. Content analysis of the interviews conducted, have revealed that the collaborative work of curriculum articulation is not implemented on the classes board. Based on the above, it is proposed as an intervention plan, a workshop training which aims to pedagogical supervision and collaborative work of curriculum articulation, constitute a living testimony of best practices within the class council leading to an advised Class Project Curriculum or Draft Working Class.2015-02-20T17:01:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6027TID:201329379porSilva, Fátima Maria Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:33.450866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
title A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
spellingShingle A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
Silva, Fátima Maria Ribeiro da
EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
PLANEAMENTO CURRICULAR
APRENDIZAGEM
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CURRICULUM PLANNING
LEARNING
title_short A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
title_full A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
title_fullStr A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
title_full_unstemmed A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
title_sort A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
author Silva, Fátima Maria Ribeiro da
author_facet Silva, Fátima Maria Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fátima Maria Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
PLANEAMENTO CURRICULAR
APRENDIZAGEM
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CURRICULUM PLANNING
LEARNING
topic EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
PLANEAMENTO CURRICULAR
APRENDIZAGEM
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CURRICULUM PLANNING
LEARNING
description Este trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-20T17:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6027
TID:201329379
url http://hdl.handle.net/10437/6027
identifier_str_mv TID:201329379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131212969672704