Arranjo instrumental na aula de educação musical. Uma reflexão sobre os contributos pedagógicos da metodologia Orff no contexto do currículo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rui Miguel Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7171
Resumo: Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Arranjo instrumental na aula de educação musical. Uma reflexão sobre os contributos pedagógicos da metodologia Orff no contexto do currículo do ensino básicoArranjo PedagógicoInstrumental OrffPrática MusicalNovas LinguagensRelatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no 2º e 3º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) na Escola E.B. 2/3 Pedro Jacques de Magalhães ao longo do ano lectivo de 2010/2011. O relato e respectiva reflexão crítica focar-se-ão na observação directa de aulas bem como na prática lectiva referente a dois níveis de ensino: o quinto e o sétimo ano de escolaridades, respectivamente segundo e terceiro ciclos do ensino básico. A componente prática está subordinada ao tema: Arranjo Instrumental na Aula de Educação Musical – Uma reflexão sobre contributos pedagógicos da metodologia Orff no contexto do Currículo do Ensino Básico. O arranjo instrumental pedagógico constitui uma prática recorrente do dia-a-dia do professor de educação musical, sendo genericamente utilizado para promover, de forma rápida e eficiente, o contacto dos alunos com a realização musical e instrumental. Estando comprometido com alguns pressupostos didácticos, como a facilitação e adequação ao nível e processo de aprendizagem musical dos alunos, exige portanto o conhecimento e aplicação de princípios, muitos dos quais já consagrados por músicos e pedagogos, como Carl Orff. Apesar de existir algum material didáctico nesta área, relativamente pouca fundamentação pedagógica parece existir, nomeadamente em Portugal. Por outro lado, parece continuar a ser necessário produzir e criar mais e diferentes recursos pelas seguintes razões: tratamento de novas linguagens (Pop e Rock), adequação de material musical aos recursos instrumentais existentes na sala de aula, integração de processos específicos de aprendizagem, etc. O objectivo deste trabalho é fazer uma breve análise pedagógica do que pode constituir e caracterizar princípios e técnicas de arranjo e harmonização implementadas pela metodologia Orff, tendo em vista a sua aplicação na aula de Educação Musical, e, apresentar alguns exemplos implementados nas sessões realizadas sugestivos quanto à integração, naquele tipo de instrumentos, de estilos como o Pop e o Rock e músicas do mundo nomeadamente a música africana. Para finalizar, e na sequência dos contributos apresentados, será relatada uma descrição e respectiva análise crítica do trabalho prático que realizei, bem como um registo vídeo onde se poderá observar o resultado prático nas turmas com que trabalhei, nomeadamente o 6ºH e 7ºD da Escola EB 2/3 Pedro Jacques de Magalhães.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNGonçalves, Rui Miguel Oliveira2012-04-18T11:41:20Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:38:50Zoai:run.unl.pt:10362/7171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:17.615543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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