O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Ana Patrícia Marques André Martins, 1978-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8368
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_7ff5e304741a2b4932d9518638f4b453
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2Ensino da língua espanholaEnsino de línguasEmoçõesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012O processo de aquisição de línguas estrangeiras é caracterizado pela sua complexidade. As etapas pelas quais os aprendentes passam ao longo deste processo são constituídas por avanços e recuos e por isso não são passíveis de ser avaliadas de uma forma linear. Assim, do nosso ponto de vista, o trabalho docente deve pautar-se pela criação de estratégias que cheguem ao maior número de estágios de aquisição, dentro do nível de proficiência linguística que visamos ensinar. Além disso, as necessidades comunicativas de cada turma devem constituir o ponto de partida para o desenho de unidades didáticas. Partindo destes pressupostos, procurámos criar uma sequência didática que chegasse a estes alunos em particular, sem nos concentrarmos apenas numa teoria ou método de ensino de línguas estrangeiras. Este projeto ancorou-se metodologicamente na abordagem por tarefas. Contudo, procurámos seguir uma perspetiva eclética, visando abranger as diferentes necessidades e preferências dos discentes. A nossa unidade didática incidiu, sobretudo, na competência da produção escrita, com o intuito de promover a aprendizagem através da observação dos processos que lhe estão subjacentes. Para isso, procurámos criar tarefas mobilizadoras e integradoras das várias competências. Concluímos que através de input linguístico autêntico, criação de oportunidades de output, de interação entre aprendentes e de alguma concentração na forma linguística podemos chegar a um percurso de ensino-aprendizagem de sucesso.La adquisición de lenguas extranjeras es un proceso complejo. Las diferentes etapas de este proceso están formadas por avances y algunos atrasos y por eso no podemos evaluarlas de una manera lineal. Así, desde nuestro punto de vista, el trabajo docente debe caracterizarse por la creación de estrategias que lleguen al mayor número de etapas de la adquisición, dentro del nivel de competencia lingüística que enseñamos. Además, las necesidades comunicativas de cada grupo deben constituir el punto de partida para el diseño de unidades didácticas. Partiendo de estos presupuestos, intentamos crear una secuencia didáctica que llegase a estos alumnos en particular, sin que nos concentrásemos demasiado en una teoría ni en un método de enseñanza de lenguas extranjeras. Este proyecto se sostuvo metodológicamente en la enseñanza por tareas. Todavía, buscamos seguir una perspectiva ecléctica, procurando incluir las diferentes necesidades y gustos de los discentes. Nuestra unidad didáctica incidió, sobre todo, en la competencia de producción escrita, con el objetivo de promover el aprendizaje a través de la observación de los procesos que le subyacen. Para eso, intentamos crear tareas movilizadoras e integradoras de las varias competencias. Concluimos que a través del input lingüístico auténtico, de la creación de oportunidades de output, de interacción entre los aprendientes y de alguna concentración en la forma lingüística podemos llegar a un proceso de enseñanza aprendizaje exitoso.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaTomás, Ana Patrícia Marques André Martins, 1978-2013-04-23T11:56:44Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:56.133864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
title O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
spellingShingle O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
Tomás, Ana Patrícia Marques André Martins, 1978-
Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas
Emoções
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
title_full O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
title_fullStr O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
title_full_unstemmed O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
title_sort O relato das emoções : uma tarefa para a aula de E/LE - nível A2
author Tomás, Ana Patrícia Marques André Martins, 1978-
author_facet Tomás, Ana Patrícia Marques André Martins, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Ana Patrícia Marques André Martins, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas
Emoções
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas
Emoções
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-23T11:56:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8368
url http://hdl.handle.net/10451/8368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222461435904