Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Luís Filipe Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153105
Resumo: O TSC Worten (Technical Service Center) é um centro técnico de reparações de equipa- mentos eletrónicos do grupo Sonae, que todos os dias procura formas de reduzir o tempo global de reparação e aumentar o nível de qualidade do serviço prestado aos clientes. Em qualquer organização, as operações logísticas assumem cada vez mais relevância como atividade de suporte à estrutura de serviços essenciais. No caso do TSC, a armazenagem de peças é uma atividade crítica no processo de reparações técnicas de equipamentos, uma vez que a gestão eficiente das operações envolvidas (das quais se destaca o picking) tem im- pacto direto na qualidade do serviço prestado ao cliente (satisfação relativamente ao prazo de reparação) e constitui fator de competitividade face à sua concorrência. O processo do picking (recolha das peças em armazém) impacta financeiramente na em- presa, sendo por isso necessário maximizar os níveis de eficiência desta atividade. Perante este desafio, o presente caso de estudo teve como foco a otimização do processo do picking, tendo sido baseado na filosofia Lean, contemplando a eliminação de desperdícios. Um mape- amento da sequenciação de tarefas e uma análise ao valor de cada tarefa e atividade, permitiu identificar as principais fontes de desperdício no processo do picking, conduzindo posterior- mente ao desenho e implementação de soluções que permitiram reduzir o tempo de execução da operação. Das soluções já implementadas, fundamentalmente relativas à revisão das estratégias do picking aplicadas, resultou uma redução de 53% do tempo de atividade. Tendo em conta as soluções atualmente em desenvolvimento, estima-se que permitirão, no total, reduzir o processo em 80% do seu tempo (face ao tempo da atividade previamente à implementação do caso de estudo) e reduzir os custos com pessoal em cerca de 24 000 € por ano.
id RCAP_0582ff0dbd877a7c291ae1dc2d2f98de
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/153105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia LeanPickingLeanDesperdícioValor AcrescentadoOtimizaçãoGestão de ArmazémDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO TSC Worten (Technical Service Center) é um centro técnico de reparações de equipa- mentos eletrónicos do grupo Sonae, que todos os dias procura formas de reduzir o tempo global de reparação e aumentar o nível de qualidade do serviço prestado aos clientes. Em qualquer organização, as operações logísticas assumem cada vez mais relevância como atividade de suporte à estrutura de serviços essenciais. No caso do TSC, a armazenagem de peças é uma atividade crítica no processo de reparações técnicas de equipamentos, uma vez que a gestão eficiente das operações envolvidas (das quais se destaca o picking) tem im- pacto direto na qualidade do serviço prestado ao cliente (satisfação relativamente ao prazo de reparação) e constitui fator de competitividade face à sua concorrência. O processo do picking (recolha das peças em armazém) impacta financeiramente na em- presa, sendo por isso necessário maximizar os níveis de eficiência desta atividade. Perante este desafio, o presente caso de estudo teve como foco a otimização do processo do picking, tendo sido baseado na filosofia Lean, contemplando a eliminação de desperdícios. Um mape- amento da sequenciação de tarefas e uma análise ao valor de cada tarefa e atividade, permitiu identificar as principais fontes de desperdício no processo do picking, conduzindo posterior- mente ao desenho e implementação de soluções que permitiram reduzir o tempo de execução da operação. Das soluções já implementadas, fundamentalmente relativas à revisão das estratégias do picking aplicadas, resultou uma redução de 53% do tempo de atividade. Tendo em conta as soluções atualmente em desenvolvimento, estima-se que permitirão, no total, reduzir o processo em 80% do seu tempo (face ao tempo da atividade previamente à implementação do caso de estudo) e reduzir os custos com pessoal em cerca de 24 000 € por ano.The TSC Worten (Technical Service Center) is a technical repair center for electronic equipment belonging to the Sonae group, which every day looks for ways to reduce the over- all repair time and increase the level of quality of service provided to customers. In any organization, logistical operations assume more and more relevance as an activ- ity to support the structure of essential services. In the case of TSC, parts storage is a critical activity in the process of technical repairs to equipment, since the efficient management of the operations involved (including picking) has a direct impact on the quality of service provided to the customer (satisfaction with the repair period) and constitutes a competitive factor in relation to its competition. The picking process (collection of parts from the warehouse) has a financial impact on the company, which is why it is necessary to maximize the efficiency levels of this activity. Faced with this challenge, this case study focused on optimizing the picking process, having been based on the Lean philosophy, contemplating the elimination of waste. A mapping of the sequencing of tasks and an analysis of the value of each task and activity allowed to identify the main sources of waste in the picking process, subsequently leading to the design and im- plementation of solutions that allowed to reduce the execution time of the operation. The solutions already implemented, fundamentally relating to the review of applied picking strategies, resulted in a 53% reduction in activity time. Considering the solutions cur- rently under development, it is estimated that they will allow, in total, to reduce the process by 80% of its time (in view of the activity time prior to the implementation of the case study) and reduce personnel costs by approximately €24 000 per year.Cavaco, NunoDourado, AfonsoRUNViana, Luís Filipe Faria2023-05-24T11:23:27Z2022-042022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:41Zoai:run.unl.pt:10362/153105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:10.896968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
title Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
spellingShingle Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
Viana, Luís Filipe Faria
Picking
Lean
Desperdício
Valor Acrescentado
Otimização
Gestão de Armazém
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
title_full Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
title_fullStr Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
title_full_unstemmed Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
title_sort Otimização Do Processo Do Picking Num Armazém De Um Centro De Reparações De Eletrónica Com Recurso À Filosofia Lean
author Viana, Luís Filipe Faria
author_facet Viana, Luís Filipe Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Nuno
Dourado, Afonso
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Luís Filipe Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Picking
Lean
Desperdício
Valor Acrescentado
Otimização
Gestão de Armazém
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Picking
Lean
Desperdício
Valor Acrescentado
Otimização
Gestão de Armazém
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description O TSC Worten (Technical Service Center) é um centro técnico de reparações de equipa- mentos eletrónicos do grupo Sonae, que todos os dias procura formas de reduzir o tempo global de reparação e aumentar o nível de qualidade do serviço prestado aos clientes. Em qualquer organização, as operações logísticas assumem cada vez mais relevância como atividade de suporte à estrutura de serviços essenciais. No caso do TSC, a armazenagem de peças é uma atividade crítica no processo de reparações técnicas de equipamentos, uma vez que a gestão eficiente das operações envolvidas (das quais se destaca o picking) tem im- pacto direto na qualidade do serviço prestado ao cliente (satisfação relativamente ao prazo de reparação) e constitui fator de competitividade face à sua concorrência. O processo do picking (recolha das peças em armazém) impacta financeiramente na em- presa, sendo por isso necessário maximizar os níveis de eficiência desta atividade. Perante este desafio, o presente caso de estudo teve como foco a otimização do processo do picking, tendo sido baseado na filosofia Lean, contemplando a eliminação de desperdícios. Um mape- amento da sequenciação de tarefas e uma análise ao valor de cada tarefa e atividade, permitiu identificar as principais fontes de desperdício no processo do picking, conduzindo posterior- mente ao desenho e implementação de soluções que permitiram reduzir o tempo de execução da operação. Das soluções já implementadas, fundamentalmente relativas à revisão das estratégias do picking aplicadas, resultou uma redução de 53% do tempo de atividade. Tendo em conta as soluções atualmente em desenvolvimento, estima-se que permitirão, no total, reduzir o processo em 80% do seu tempo (face ao tempo da atividade previamente à implementação do caso de estudo) e reduzir os custos com pessoal em cerca de 24 000 € por ano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04
2022-04-01T00:00:00Z
2023-05-24T11:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/153105
url http://hdl.handle.net/10362/153105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138139466366976