Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Daniela Morgado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47976
Resumo: Os mercados económicos dependem de serem regulacdos para que consigam corrigir as lacunas existentes no mercado. Assim sendo, o objecto do presente trabalho abrange não só o contexto histórico com a manifestação das entidades reguladoras independentes a nível mundial, como igualmente no caso concreto de Portugal. Analisando as entidades administrativas independentes com funções de regulação e supervisão na actividade económica no nosso ordenamento jurídico, nomeadamente a CMVM e a ESMA. No presente trabalho, procedeu-se à contextualização histórica que originou o Estado Regulador, com as inerentes razões económico-sociais e alterações de paradigma. Foram analisadas as duas autoridades independentes, a CMVM e a ESMA bem como as suas funções reguladoras e a sua principal finalidade, colmatar as falhas de mercado, e por fim, foi analisada a futura União de Mercado de Capitais.
id RCAP_06723e5deb14191a617761b4d5c60b00
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)Direito financeiroRegulaçãoAutoridades reguladoras independentesEstado reguladorSupervisãoMercados financeirosTeses de mestrado - 2021Direito Financeiro e FiscalOs mercados económicos dependem de serem regulacdos para que consigam corrigir as lacunas existentes no mercado. Assim sendo, o objecto do presente trabalho abrange não só o contexto histórico com a manifestação das entidades reguladoras independentes a nível mundial, como igualmente no caso concreto de Portugal. Analisando as entidades administrativas independentes com funções de regulação e supervisão na actividade económica no nosso ordenamento jurídico, nomeadamente a CMVM e a ESMA. No presente trabalho, procedeu-se à contextualização histórica que originou o Estado Regulador, com as inerentes razões económico-sociais e alterações de paradigma. Foram analisadas as duas autoridades independentes, a CMVM e a ESMA bem como as suas funções reguladoras e a sua principal finalidade, colmatar as falhas de mercado, e por fim, foi analisada a futura União de Mercado de Capitais.Economic markets depend on being regulated so that they can correct market gaps. Therefore, the purpose of this thesis is not only the historical context with the manifestation of independent regulatory worldwide, but also in the case of Portugal. Analyzing the independent administrative entities with regulatory and supervisory functions in economic activity in our legal system, namely the CMVM and ESMA. In the present work, we proceeded to the historical contextualization that originated the Regulatory State, with the inherent economic-social reasons and paradigm changes. The two independent authorities, the CMVM and ESMA, as well as their regulatory functions and their main purpose, were analyzed to close market failures, and finally the future capital market union was analyzed.Saraiva, Rute Neto Cabrita e GilRepositório da Universidade de LisboaTavares, Daniela Morgado2021-05-18T15:03:48Z2021-01-212021-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:55.452965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
title Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
spellingShingle Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
Tavares, Daniela Morgado
Direito financeiro
Regulação
Autoridades reguladoras independentes
Estado regulador
Supervisão
Mercados financeiros
Teses de mestrado - 2021
Direito Financeiro e Fiscal
title_short Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
title_full Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
title_fullStr Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
title_full_unstemmed Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
title_sort Os poderes de regulação e supervisão da European Securities and Markets Authority e o regulador e supervisor em Portugal (CMVM)
author Tavares, Daniela Morgado
author_facet Tavares, Daniela Morgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Rute Neto Cabrita e Gil
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Daniela Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Direito financeiro
Regulação
Autoridades reguladoras independentes
Estado regulador
Supervisão
Mercados financeiros
Teses de mestrado - 2021
Direito Financeiro e Fiscal
topic Direito financeiro
Regulação
Autoridades reguladoras independentes
Estado regulador
Supervisão
Mercados financeiros
Teses de mestrado - 2021
Direito Financeiro e Fiscal
description Os mercados económicos dependem de serem regulacdos para que consigam corrigir as lacunas existentes no mercado. Assim sendo, o objecto do presente trabalho abrange não só o contexto histórico com a manifestação das entidades reguladoras independentes a nível mundial, como igualmente no caso concreto de Portugal. Analisando as entidades administrativas independentes com funções de regulação e supervisão na actividade económica no nosso ordenamento jurídico, nomeadamente a CMVM e a ESMA. No presente trabalho, procedeu-se à contextualização histórica que originou o Estado Regulador, com as inerentes razões económico-sociais e alterações de paradigma. Foram analisadas as duas autoridades independentes, a CMVM e a ESMA bem como as suas funções reguladoras e a sua principal finalidade, colmatar as falhas de mercado, e por fim, foi analisada a futura União de Mercado de Capitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18T15:03:48Z
2021-01-21
2021-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47976
url http://hdl.handle.net/10451/47976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134545671356416