Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Filipa Carronha Possidónio da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39576
Resumo: O presente Relatório de Projeto de Investigação pretende averiguar a aplicação e utilização de materiais não estruturados em contexto pedagógico de Creche e Jardim de Infância, assim como evidenciar a sua estratégia exploratória por parte das crianças. Com o alvo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, pretende-se caracterizar o meio e o contexto educativo de forma reflexiva e fundamentada. Para este estudo com abordagem de investigação-ação, importa recolher dados empíricos sobre a influência de tais materiais na interação entre as crianças, e entre estas e os adultos. Há, ainda, a preocupação de obter informação junto das educadoras mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas, para saber se valorizam a utilização deste tipo de materiais. Como resultado, verifica-se que as crianças, tanto em contexto de Creche como de Jardim de Infância, se interessam por construir e brincar com os materiais não estruturados, e que tais atividades aumentam o reportório criativo e inventivo da criança, a interação com os pares para as atividades em grupo, desenvolvimento do vocabulário, competências sociais e motricidade. Há, ainda, conceitos pedagógicos associados à utilização destes materiais que podem ser trabalhados, tais como a consciência da importância da reciclagem e o combate ao consumismo. Com este tipo de materiais, as crianças inventam novas brincadeiras, ampliando a criatividade e a imaginação. Exigem que ela não só experimente, como pense, pondere e planeie, possibilitando-lhes a oportunidade de explorarem as suas habilidades e de relacioná-las com aprendizagens já consolidadas, ampliando as habilidades nos diferentes domínios.
id RCAP_06d9c8e44d6ffcbd7d973d066b073beb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infânciaAprendizagemBrincarCrecheJardim de InfânciaMateriais não estruturadosKindergartenLearningNurseryPlayUnstructured materialsO presente Relatório de Projeto de Investigação pretende averiguar a aplicação e utilização de materiais não estruturados em contexto pedagógico de Creche e Jardim de Infância, assim como evidenciar a sua estratégia exploratória por parte das crianças. Com o alvo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, pretende-se caracterizar o meio e o contexto educativo de forma reflexiva e fundamentada. Para este estudo com abordagem de investigação-ação, importa recolher dados empíricos sobre a influência de tais materiais na interação entre as crianças, e entre estas e os adultos. Há, ainda, a preocupação de obter informação junto das educadoras mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas, para saber se valorizam a utilização deste tipo de materiais. Como resultado, verifica-se que as crianças, tanto em contexto de Creche como de Jardim de Infância, se interessam por construir e brincar com os materiais não estruturados, e que tais atividades aumentam o reportório criativo e inventivo da criança, a interação com os pares para as atividades em grupo, desenvolvimento do vocabulário, competências sociais e motricidade. Há, ainda, conceitos pedagógicos associados à utilização destes materiais que podem ser trabalhados, tais como a consciência da importância da reciclagem e o combate ao consumismo. Com este tipo de materiais, as crianças inventam novas brincadeiras, ampliando a criatividade e a imaginação. Exigem que ela não só experimente, como pense, pondere e planeie, possibilitando-lhes a oportunidade de explorarem as suas habilidades e de relacioná-las com aprendizagens já consolidadas, ampliando as habilidades nos diferentes domínios.This Research Project Report aims to investigate the application and use of unstructured materials in the pedagogical context of Nursery and Kindergarten and highlight their exploratory strategy by children. According to the performance during the internship, we intend to characterize the educational environment and context in a well-founded way. For this exploratory study with a qualitative methodological approach, it is vital to collect empirical data on the influence of such materials on the interaction between children and between them and adults. Through semi-structured interviews, we will also obtain the educator's opinions to determine if they value using this type of material. As a result, it appears that children, both in the nursery and kindergarten contexts, are engaged in building and playing with unstructured materials. Such activities promote creativity, imagination, interaction with peers for group activities, vocabulary improvement, social and motor skills, awareness of pedagogical concepts such as recycling and avoiding consumerism can also be associated with using these materials. With this sort of material, children invent new games, expanding their creativity and imagination.Correia, IsabelRepositório ComumSilva, Joana Filipa Carronha Possidónio da2022-02-28T15:21:30Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39576TID:202952606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:08.546898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
title Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
spellingShingle Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
Silva, Joana Filipa Carronha Possidónio da
Aprendizagem
Brincar
Creche
Jardim de Infância
Materiais não estruturados
Kindergarten
Learning
Nursery
Play
Unstructured materials
title_short Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
title_full Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
title_fullStr Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
title_full_unstemmed Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
title_sort Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infância
author Silva, Joana Filipa Carronha Possidónio da
author_facet Silva, Joana Filipa Carronha Possidónio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Filipa Carronha Possidónio da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Brincar
Creche
Jardim de Infância
Materiais não estruturados
Kindergarten
Learning
Nursery
Play
Unstructured materials
topic Aprendizagem
Brincar
Creche
Jardim de Infância
Materiais não estruturados
Kindergarten
Learning
Nursery
Play
Unstructured materials
description O presente Relatório de Projeto de Investigação pretende averiguar a aplicação e utilização de materiais não estruturados em contexto pedagógico de Creche e Jardim de Infância, assim como evidenciar a sua estratégia exploratória por parte das crianças. Com o alvo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, pretende-se caracterizar o meio e o contexto educativo de forma reflexiva e fundamentada. Para este estudo com abordagem de investigação-ação, importa recolher dados empíricos sobre a influência de tais materiais na interação entre as crianças, e entre estas e os adultos. Há, ainda, a preocupação de obter informação junto das educadoras mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas, para saber se valorizam a utilização deste tipo de materiais. Como resultado, verifica-se que as crianças, tanto em contexto de Creche como de Jardim de Infância, se interessam por construir e brincar com os materiais não estruturados, e que tais atividades aumentam o reportório criativo e inventivo da criança, a interação com os pares para as atividades em grupo, desenvolvimento do vocabulário, competências sociais e motricidade. Há, ainda, conceitos pedagógicos associados à utilização destes materiais que podem ser trabalhados, tais como a consciência da importância da reciclagem e o combate ao consumismo. Com este tipo de materiais, as crianças inventam novas brincadeiras, ampliando a criatividade e a imaginação. Exigem que ela não só experimente, como pense, pondere e planeie, possibilitando-lhes a oportunidade de explorarem as suas habilidades e de relacioná-las com aprendizagens já consolidadas, ampliando as habilidades nos diferentes domínios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-28T15:21:30Z
2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39576
TID:202952606
url http://hdl.handle.net/10400.26/39576
identifier_str_mv TID:202952606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135392538034176