Transição para o 1º CEB e promoção da autoestima : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Adelaide Moreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14728
Resumo: O presente relatório de estágio remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro. Articulando estas unidades curriculares, foi posto em prática um estudo visando perceber a experiência de entrada no 1.º CEB, de crianças de uma turma do primeiro ano, refletir e desenvolver iniciativas promotoras de bem-estar e de autoestima positiva das crianças. Procedeu-se a uma caracterização do grupo, focalizada nos níveis de implicação e de bem-estar emocional. Esta caracterização permitiu obter uma visão ampla do seu funcionamento, identificar as crianças que precisam de apoio individualizado e perceber quais os aspetos que requerem intervenções específicas. Pelo facto de nos suscitar algumas dúvidas e inquietações foi identificada uma criança a acompanhar com uma atenção redobrada por evidenciar sinais claros de desconforto e de baixa autoestima em diversas situações. Num extremo oposto, identificámos outra criança que, claramente, parecia sentir-se muito à vontade no contexto, segura e sem evidenciar constrangimentos ou dificuldades perante os desafios que as tarefas escolares levantam. Procurar perceber que fatores se associam ao mal-estar de uma e bem-estar de outra criança, facilitando, ou não, o processo de entrada na escola, foi um dos objetivos do nosso estudo. Para além de um olhar mais atento a estas duas crianças, junto das crianças da turma, foram desenvolvidas algumas atividades e protagonizadas atitudes sociais positivas com a intenção de promover a autoestima do grupo em geral. A criança em dificuldades foi alvo de uma atenção acrescida, apoio e reforço positivo ao longo de todo o nosso período de estágio. Concluímos que as atividades realizadas e as estratégias utilizadas no acompanhamento das crianças contribuíram para que os níveis de bem-estar emocional, de implicação e de autoestima evoluíssem em todo o grupo.
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