Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2751
Resumo: O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115 famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto – Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos.
id RCAP_07740267a4c36c1a725b9c883049b102
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhosAutoeficácia parentalAutoestimaRendimento escolarO objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115 famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto – Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos.The aim of this study was to investigate the relationship between parental self-efficacy, and self-esteem and the influence of parental perceptions of competence on academic performance of children, well as the relation between some sociodemographic and the children`s academic performance. The sample consisted 115 families, 115 (N = 115) mothers and 115 fathers who had children attending the 1st to 4th year of primary education. The children who participated in a passive way, only with the results of school grades. Data was collected in four schools in the northern regions of Portugal. The following instruments were used in this investigation: Sociodemographic questionnaire, the self-esteem scale of Rosenberg (Rosenberg, 1975), Parental Self Perceptions of Educational Competency Assessment Questionnaire (QAECEP) (Le Questionnaire D `Auto - évaluation de la Compétence educative parentale - Terrisse & Trudelle, 1988), and the Parental Self-Efficacy Scale (Brites, R. & Nunes, O., 2010). Results indicate that parental self-efficacy, in terms of the size of parental satisfaction and their children`s académic performance are positively correlated, the self-esteem of fathers and mothers also relate positively with school performance of children , the children whose parents have a higher level of education have better academic performance regarding school grades, and finally it was found that parental self-efficacy as measured by QAECEP, by the father, presents predictive power regarding the academic performance of children.2013-09-24T15:21:50Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2751porLoureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.438141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
title Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
spellingShingle Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro
Autoeficácia parental
Autoestima
Rendimento escolar
title_short Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
title_full Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
title_fullStr Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
title_full_unstemmed Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
title_sort Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
author Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro
author_facet Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia parental
Autoestima
Rendimento escolar
topic Autoeficácia parental
Autoestima
Rendimento escolar
description O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115 famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto – Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24T15:21:50Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2751
url http://hdl.handle.net/10348/2751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154155151360