A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6977 |
Resumo: | O presente relatório com feição dissertativa intitulado A Expressão e Comunicação no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico tem como objetivo mostrar como uma área da Expressão e Comunicação, neste caso a Música1, serve como instrumento subsidiário para abordar as restantes áreas quer no Pré-Escolar, quer no 1º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por este título, porque consideramos que nas nossas escolas se investe pouco nas áreas das Expressões, e pretendemos evidenciar que se deve investir na Educação pela Arte como ferramenta de trabalho quer dos Educadores, quer dos Professores. A fundamentação teórica (Capítulo I) deste mesmo relatório abarca questões como o papel da Música na educação das crianças, defendendo que é possível aprender outros conteúdos através da Música, abordando a relação que existe entre esta área e outras distintas como o Conhecimento do Mundo e a Formação Pessoal e Social (no Pré-Escolar) e a Matemática, o Português e o Estudo do Meio (no 1º Ciclo). O Capítulo II é uma abordagem científica (analítica) aos tipos de texto que foram trabalhados em sala de aula (texto literário e texto musical) como instrumento e suporte de aprendizagem. Relativamente à parte pedagógica (Capítulo III), é nosso objetivo provar e mostrar que a música associada a outras áreas, aparentemente tão diferentes, é um elemento fundamental para que as/os crianças/alunos consigam fazer aprendizagens significativas. Para além destes pontos que referimos, este documento também pretende refletir sobre as contribuições da música nestes dois ciclos de ensino. |
id |
RCAP_07a5bfefdb96058a5237c7cf6d5dad76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoEducaçãoMúsicaTextoEnsinoAprendizagemO presente relatório com feição dissertativa intitulado A Expressão e Comunicação no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico tem como objetivo mostrar como uma área da Expressão e Comunicação, neste caso a Música1, serve como instrumento subsidiário para abordar as restantes áreas quer no Pré-Escolar, quer no 1º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por este título, porque consideramos que nas nossas escolas se investe pouco nas áreas das Expressões, e pretendemos evidenciar que se deve investir na Educação pela Arte como ferramenta de trabalho quer dos Educadores, quer dos Professores. A fundamentação teórica (Capítulo I) deste mesmo relatório abarca questões como o papel da Música na educação das crianças, defendendo que é possível aprender outros conteúdos através da Música, abordando a relação que existe entre esta área e outras distintas como o Conhecimento do Mundo e a Formação Pessoal e Social (no Pré-Escolar) e a Matemática, o Português e o Estudo do Meio (no 1º Ciclo). O Capítulo II é uma abordagem científica (analítica) aos tipos de texto que foram trabalhados em sala de aula (texto literário e texto musical) como instrumento e suporte de aprendizagem. Relativamente à parte pedagógica (Capítulo III), é nosso objetivo provar e mostrar que a música associada a outras áreas, aparentemente tão diferentes, é um elemento fundamental para que as/os crianças/alunos consigam fazer aprendizagens significativas. Para além destes pontos que referimos, este documento também pretende refletir sobre as contribuições da música nestes dois ciclos de ensino.This report feature dissertation entitled The Expression and Communication in Preschool and in the 1st cycle of basic education aims to show how an area of Expression and Communication, in this case music, serves as a subsidiary tool to address the remaining areas in preschool and in the 1st cycle of basic education. We choose this title because we believe that there are low investments in our schools in the areas of Expressions, and we intend to prove that we can invest in Education through Art as a work tool by Educators or by Teachers. The theoretical foundation (Chapter I) of this same report covers issues such as the role of music in children's education, arguing that it is possible to learn other contents through Music, addressing the relationship between this area and other distinctive as the Knowledge of the World and the Personal and Social Education in (Pre- School) and Mathematics, the Portuguese Language and Environmental Studies (in 1st cycle). The Chapter II is a scientific approach (analytical) to the types of text that had been worked in the classroom (literary text and musical text) as an instrument and learning support. In respect to the pedagogical part (Chapter III), it is our goal to prove and show that music associated to other areas, apparently so different, is a key element that children/students can make meaningful learning’s. In addition to the mentioned points, this document also pretends to reflect the contributions of music on the two education cycles.2016-12-02T10:49:48Z2016-12-02T00:00:00Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6977porBorges, Joana Filipa Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:18.241096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Borges, Joana Filipa Neto Educação Música Texto Ensino Aprendizagem |
title_short |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A expressão e comunicação no pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Borges, Joana Filipa Neto |
author_facet |
Borges, Joana Filipa Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Joana Filipa Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Música Texto Ensino Aprendizagem |
topic |
Educação Música Texto Ensino Aprendizagem |
description |
O presente relatório com feição dissertativa intitulado A Expressão e Comunicação no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico tem como objetivo mostrar como uma área da Expressão e Comunicação, neste caso a Música1, serve como instrumento subsidiário para abordar as restantes áreas quer no Pré-Escolar, quer no 1º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por este título, porque consideramos que nas nossas escolas se investe pouco nas áreas das Expressões, e pretendemos evidenciar que se deve investir na Educação pela Arte como ferramenta de trabalho quer dos Educadores, quer dos Professores. A fundamentação teórica (Capítulo I) deste mesmo relatório abarca questões como o papel da Música na educação das crianças, defendendo que é possível aprender outros conteúdos através da Música, abordando a relação que existe entre esta área e outras distintas como o Conhecimento do Mundo e a Formação Pessoal e Social (no Pré-Escolar) e a Matemática, o Português e o Estudo do Meio (no 1º Ciclo). O Capítulo II é uma abordagem científica (analítica) aos tipos de texto que foram trabalhados em sala de aula (texto literário e texto musical) como instrumento e suporte de aprendizagem. Relativamente à parte pedagógica (Capítulo III), é nosso objetivo provar e mostrar que a música associada a outras áreas, aparentemente tão diferentes, é um elemento fundamental para que as/os crianças/alunos consigam fazer aprendizagens significativas. Para além destes pontos que referimos, este documento também pretende refletir sobre as contribuições da música nestes dois ciclos de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02T10:49:48Z 2016-12-02T00:00:00Z 2016-12-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6977 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137096869347328 |