Percurso dos racionais do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9415 |
Resumo: | A correta construção de significados relativos ao conceito de números racionais pelos alunos revela-se de fundamental importância para uma sólida construção do conceito de número, para o sucesso no prosseguimento dos estudos e para resolver os problemas do dia-a-dia da vida moderna. Portanto, a inadequada apropriação e aplicação destes conceitos por parte dos alunos revela-se problemática. Na origem da dificuldade dos alunos, identificam-se aspetos inerentes à complexidade do conceito e a uma débil e fragmentada abordagem na escola, frequentemente limitada pela escassez e inadequada exploração de materiais didáticos apropriados. Neste contexto, criou-se uma sequência didática, corporizada num conjunto de tarefas e de materiais que suportam a sua resolução, que se pretende constituir um continuum do estudo dos racionais, projetado desde o Ensino Pré-Escolar. A mesma, que foi sendo sucessivamente implementada (em contextos da formação principalmente contínua de professores e com os respetivos alunos), avaliada e reformulada até à sua versão definitiva, contribuiu para uma mais sólida apropriação dos conceitos subjacentes aos racionais pelos respetivos alunos. |
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Percurso dos racionais do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básicoRacionaisPercursos didáticosMateriais ManipulativosPré-escolarEnsino BásicoA correta construção de significados relativos ao conceito de números racionais pelos alunos revela-se de fundamental importância para uma sólida construção do conceito de número, para o sucesso no prosseguimento dos estudos e para resolver os problemas do dia-a-dia da vida moderna. Portanto, a inadequada apropriação e aplicação destes conceitos por parte dos alunos revela-se problemática. Na origem da dificuldade dos alunos, identificam-se aspetos inerentes à complexidade do conceito e a uma débil e fragmentada abordagem na escola, frequentemente limitada pela escassez e inadequada exploração de materiais didáticos apropriados. Neste contexto, criou-se uma sequência didática, corporizada num conjunto de tarefas e de materiais que suportam a sua resolução, que se pretende constituir um continuum do estudo dos racionais, projetado desde o Ensino Pré-Escolar. A mesma, que foi sendo sucessivamente implementada (em contextos da formação principalmente contínua de professores e com os respetivos alunos), avaliada e reformulada até à sua versão definitiva, contribuiu para uma mais sólida apropriação dos conceitos subjacentes aos racionais pelos respetivos alunos.The correct construction of meanings related to the concept of rational numbers by the students appears to be of fundamental importance for a solid construction of the concept of number, for success in further education and to solve the problems of day-to-day modern life. Therefore, the improper appropriation and application of these concepts by students it is very problematic. In the origin of the difficulty of students, it identifies aspects related with the complexity of the concept and a weak and fragmented approach in school, often limited by the scarcity and inadequate exploration of educational material. In this context, we created a sequence for teaching, embodied in a set of tasks and materials that supports their resolution, which aims to provide a continuum of rational study, designed from the Preschool Education. The same, which was subsequently implemented (particularly in contexts of continuous training of teachers and the respective students), evaluated and reworked until its final version, contributed to a stronger ownership of the concepts underlying rational for the respective students.La construction correcte de significations liées à la notion de nombres rationnels par les étudiants semble être d’une importance fondamentale pour une construction solide de la notion de nombre, de la réussite à l’éducation et à résoudre les problèmes de la journée de la vie moderne. Par conséquent, une mauvaise appropriation et application de ces concepts par les élèves sont considérées problématiques. À l’origine de la difficulté des élèves, on identifie les aspects de la complexité inhérente au concept et une approche faible et fragmentée à l’école, solvente limitée par la rareté et l’exploration insuffisante des matériels éducatifs. Dans ce contexte, nous avons créé une séquence pour l’enseignement, incarnée dans un ensemble de tâches et les matériaux qui les soutiennent dans leur résolution, qui visent à fournir un continuum de l’étude des rationnels, conçue à partir de l’éducation préscolaire. La même, qui a ensuite été mis en oeuvre (en particulier dans les contextes de la formation continue des enseignants et des étudiants respectifs), évalué et retravaillé jusqu’à sa version finale, a contribué à une plus forte appropriation des concepts sous-jacents aux rationnels pour les étudiants respectifs.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2012-12-12T17:02:01Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9415por1647-3582Vizinho, IsabelCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:01Zoai:ria.ua.pt:10773/9415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:14.437566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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